sábado, 4 de abril de 2009

Parabéns COLORADO!...100 anos de glórias...

"Que era o maior, eu já sabia"


Luis Fernando Veríssimo


Alinhar ao centro Quando vi o Internacional pela primeira vez ele tinha 37 anos e eu, 10. Foi num Gre-Nal, 1946. Estádio dos Eucaliptos, eu acho. O Inter jogou com Ivo, Alfeu e Nena; Viana, Ávila e Abigail; Tesourinha, Villalba, Adãozinho, Eliseu e Carlitos. Além dos Eucaliptos, jogava-se nos estádios da Baixada do Grêmio, Timbauva do Força e Luz, Chácara das Camélias do Nacional, Rua Sertório do Renner, Passo d’Areia do São José e Colina Melancólica, do Cruzeiro. Neste havia um barranco atrás de uma das goleiras que era o melhor lugar para se assistir futebol em Porto Alegre, se você estivesse disposto a arriscar a vida. Naquela época, eu estava.
Havia pouco intercâmbio com times de outras cidades e menos com times de outros Estados, o negócio era o campeonato municipal. Como havia muito tempo para ser preenchido, faziam dois campeonatos por ano. O primeiro se chamava “Campeonato Extra” e não valia nada. Os campeonatos começavam com um “Torneio Início” com a participação de todos os times em jogos de meia-hora, uma loucura que ocupava toda uma tarde e em que escanteio valia pontos. Antes de cada partida do campeonato jogavam os times de aspirantes, de manhã jogavam os juvenis.
Quando um time ganhava de manhã, ganhava a preliminar e ganhava o jogo principal, dizia-se que tinha feito barba, cabelo e bigode. Felicidade completa era fazer barba, cabelo e bigode no domingo e na terça ler o que o Cid Pinheiro Cabral dizia a respeito na “Folha da Tarde”. Peguei o fim do Rolo Compressor de Nena, Ávila, Tesourinha, Adãozinho e etc., peguei aquele outro grande Inter de Florindo, Oreco, Salvador, Larry, Bodinho e etc., peguei o Inter campeão brasileiro de Manga, Figueroa, Carpegiani, Falcão, Valdomiro e etc – todos ao vivo.
Pela TV, peguei o resto dos 63 anos até agora. Inclusive, claro, o Inter de Fernandão, o Inter de Yokohama. Este não entra aqui com mais destaque não porque faltou espaço depois de tantas lembranças mas porque seria supérfluo.
Que o Inter era o maior do mundo eu sabia desde 1946.
Só faltava provar.