terça-feira, 17 de maio de 2011

Marcos Bagno: o livro didático e a ignorância da grande imprensa


Para surpresa de ninguém, a coisa se repetiu. A grande imprensa brasileira mais uma vez exibiu sua ampla e larga ignorância a respeito do que se faz hoje no mundo acadêmico e no universo da educação no campo do ensino de língua.


Por Marcos Bagno*, em seu site

Jornalistas desinformados abrem um livro didático, leem metade de meia página e saem falando coisas que depõem sempre muito mais contra eles mesmos do que eles mesmos pensam (se é que pensam nisso, prepotentemente convencidos que são, quase todos, de que detêm o absoluto poder da informação).

Polêmica? Por que polêmica, meus senhores e minhas senhoras? Já faz mais de quinze anos que os livros didáticos de língua portuguesa disponíveis no mercado e avaliados e aprovados pelo Ministério da Educação abordam o tema da variação linguística e do seu tratamento em sala de aula. Não é coisa de petista, fiquem tranquilas senhoras comentaristas políticas da televisão brasileira e seus colegas explanadores do óbvio.

Já no governo FHC, sob a gestão do ministro Paulo Renato, os livros didáticos de português avaliados pelo MEC começavam a abordar os fenômenos da variação linguística, o caráter inevitavelmente heterogêneo de qualquer língua viva falada no mundo, a mudança irreprimível que transformou, tem transformado, transforma e transformará qualquer idioma usado por uma comunidade humana.

Somente com uma abordagem assim as alunas e os alunos provenientes das chamadas “classes populares” poderão se reconhecer no material didático e não se sentir alvo de zombaria e preconceito.

E, é claro, com a chegada ao magistério de docentes provenientes cada vez mais dessas mesmas “classes populares”, esses mesmos profissionais entenderão que seu modo de falar, e o de seus aprendizes, não é feio, nem errado, nem tosco, é apenas uma língua diferente daquela – devidamente fossilizada e conservada em formol – que a tradição normativa tenta preservar a ferro e fogo, principalmente nos últimos tempos, com a chegada aos novos meios de comunicação de pseudoespecialistas que, amparados em tecnologias inovadoras, tentam vender um peixe gramatiqueiro para lá de podre.

Enquanto não se reconhecer a especificidade do português brasileiro dentro do conjunto de línguas derivadas do português quinhentista transplantados para as colônias, enquanto não se reconhecer que o português brasileiro é uma língua em si, com gramática própria, diferente da do português europeu, teremos de conviver com essas situações no mínimo patéticas.

A principal característica dos discursos marcadamente ideologizados (sejam eles da direita ou da esquerda) é a impossibilidade de ver as coisas em perspectiva contínua, em redes complexas de elementos que se cruzam e entrecruzam, em ciclos constantes.

Nesses discursos só existe o preto e o branco, o masculino e o feminino, o mocinho e o bandido, o certo e o errado e por aí vai.

Darwin nunca disse em nenhum lugar de seus escritos que “o homem vem do macaco”. Ele disse, sim, que humanos e demais primatas deviam ter se originado de um ancestral comum. Mas essa visão mais sofisticada não interessava ao fundamentalismo religioso que precisava de um lema distorcido como “o homem vem do macaco” para empreender sua campanha obscurantista, que permanece em voga até hoje (inclusive no discurso da candidata azul disfarçada de verde à presidência da República no ano passado).

Da mesma forma, nenhum linguista sério, brasileiro ou estrangeiro, jamais disse ou escreveu que os estudantes usuários de variedades linguísticas mais distantes das normas urbanas de prestígio deveriam permanecer ali, fechados em sua comunidade, em sua cultura e em sua língua.

O que esses profissionais vêm tentando fazer as pessoas entenderem é que defender uma coisa não significa automaticamente combater a outra. Defender o respeito à variedade linguística dos estudantes não significa que não cabe à escola introduzi-los ao mundo da cultura letrada e aos discursos que ela aciona. Cabe à escola ensinar aos alunos o que eles não sabem! Parece óbvio, mas é preciso repetir isso a todo momento.

Não é preciso ensinar nenhum brasileiro a dizer “isso é para mim tomar?”, porque essa regra gramatical (sim, caros leigos, é uma regra gramatical) já faz parte da língua materna de 99% dos nossos compatriotas. O que é preciso ensinar é a forma “isso é para eu tomar?”, porque ela não faz parte da gramática da maioria dos falantes de português brasileiro, mas por ainda servir de arame farpado entre os que falam “certo” e os que falam “errado”, é dever da escola apresentar essa outra regra aos alunos, de modo que eles – se julgarem pertinente, adequado e necessário – possam vir a usá-la TAMBÉM.

O problema da ideologia purista é esse também. Seus defensores não conseguem admitir que tanto faz dizer assisti o filme quanto assiti ao filme, que a palavra óculos pode ser usada tanto no singular (o óculos, como dizem 101% dos brasileiros) quanto no plural (os óculos, como dizem dois ou três gatos pingados).

O mais divertido (para mim, pelo menos, talvez por um pouco de masoquismo) é ver os mesmos defensores da suposta “língua certa”, no exato momento em que defendem, empregar regras linguísticas que a tradição normativa que eles acham que defendem rejeitaria imediatamente.

Pois ontem, vendo o Jornal das Dez, da GloboNews, ouvi da boca do sr. Carlos Monforte essa deliciosa pergunta: “Como é que fica então as concordâncias?”. Ora, sr. Monforte, eu lhe devolvo a pergunta: “E as concordâncias, como é que ficam então?

* Marcos Bagnos é escritor, linguista e professor da Universidade de Brasília

Grécia: A Greve Geral de 11 de Maio

por KKE
Greve de 11 Maio de 2011. 
Uma greve geral de suma importância, conduzida pela PAME (Central Sindical), foi iniciada na quarta-feira, dia 11 de Maio, contra o contínuo ataque contra os trabalhadores que vem sendo praticado pelo governo do PASOK, a União Europeia, o FMI, o Banco Central Europeu, a plutocracia do país apoiada por seus partidos. Incontáveis postos de trabalho de trabalho, público e privado, aderiram à paralisação. Fábricas, empresas, estabelecimentos de negócios, todos os media, os portos e outros setores permaneceram fechados. Linhas de piquetes, desde a madrugada, rodearam locais de trabalho e apoiaram a greve dos trabalhadores de forma organizada e de massa. Os trabalhadores grevistas lutaram uma batalha significativa e, protegidos pela participação na greve, desafiaram o terrorismo dos empregadores, a intimidação, a decepção e o fatalismo.

Milhares de comunistas, membros e dirigentes do KKE e KNE, com visitas, falas e intervenções nas fábricas e nos locais de trabalho, e, protegidos pela greve, travaram, com sucesso, a batalha.

Dezenas de milhares de manifestantes lotaram o centro de Atenas e dezenas de outras cidades para participar nas ações de greve da PAME e se manifestaram, de forma massiva e bem protegida, pela condenação das medidas anti-trabalhadores que estão sendo implementadas. Em particular, os salários do setor público e as antigas empresas públicas, assim como os benefícios sociais e as pensões, estão sendo atacados mais uma vez pela classe burguesa. Eles estão tentando impor, como um princípio geral, as "relações trabalhistas flexíveis em todo lugar". Mais ainda, amplos cortes nos gastos estão previstos para a Saúde, gastos médicos, Educação, Bem-Estar, cobertura de seguro social para profissões perigosas e insalubres. Novos impostos indiretos serão imputados aos trabalhadores ao mesmo tempo em que o governo está planejando fechar órgãos públicos e demitir trabalhadores com contratos de trabalho temporários.

A secretária-geral do KKE, Aleka Papariga, participou da manifestação da PAME em Atenas e fez a seguinte declaração aos jornalistas: "A linha política dos de cima leva a uma falência organizada e controlada. O povo, os trabalhadores e funcionários, os trabalhadores autônomos devem escrever suas próprias páginas na história desse país, em letras realmente grandes e em negrito. Esta angústia deve ser transformada em força para que eles possam levar seu contra-ataque à vitória. Não há outro caminho".

O principal orador da manifestação da PAME em Atenas, Vasilis Stamoulis, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Têxteis e Curtume, salientou o seguinte, entre outras coisas de sua fala:

"Nós estamos mandando uma mensagem dizendo que as novas e bárbaras medidas que eles estão preparando encontrarão resistência massiva e decisiva dos trabalhadores, dos autônomos, dos agricultores pobres e médios, da juventude e de todo o povo.

Eles querem que nos ajoelhemos, querem nos subjugar para que não ergamos nossas cabeças em resposta. Eles serão surpreendidos por um plano e uma perspectiva para nossa libertação final e radical da propriedade capitalista. Não importa a forma de administração que eles escolham, a barbárie não pode se tornar humana. Com ou sem uma renegociação com uma extensão ou uma maquiagem ou qualquer outra forma que eles escolham para lidar com a dívida, continuaremos a pagar sem fim no horizonte. Eles estão nos levando a uma falência completa no intuito de salvar os lucros do capital.

Exigimos que eles paguem pela crise. O déficit e a dívida são de responsabilidade deles. Há lucro massivos nos seus bancos e cofres..."

A promoção de rodadas vazias pelas maiorias da Confederação Geral dos Trabalhadores Gregos (GSEE) e da Confederação dos Sindicatos de Funcionários Públicos (ADEDY) não nos ilude. Eles estão completamente alinhados à linha política básica do capital e do governo. Eles defendem, como saída o reforço da competitividade do capital.

Isso faz parte da liderança comprometida dos sindicatos Europeus que virão ao nosso país nos próximos dias para promover seu congresso, os quais, por anos, tem sido ativos e ansiosos na mesma direção – como o capital, em nível Europeu, se tornará mais competitivo que outros centros imperialistas e competidores como a China, a Índia, etc.

Essa casta de burocracias sindicais, esses capachos das transnacionais não são bem vindos em nosso país".

Depois disso, os manifestantes marcharam ao longo das ruas de Atenas e passaram pelo parlamento do país. O slogan "Sem você nenhuma engrenagem gira. Trabalhador, você pode fazer as coisas sem os patrões", que agitou os atos da greve, demonstrou que o movimento sindical classista, que é organizado pela PAME, não somente almeja a organização da luta com o intuito de repelir os ataques anti-povo, mas também reforçar o seu conteúdo político-ideológico, enfatizando a possibilidade e a necessidade de outra sociedade, sem a exploração do homem pelo homem.

A PAME, no total, realizou manifestações de greve e marchas em 73 cidades, que foram, claramente, maiores que aquelas organizadas pelos líderes comprometidos com as federações sindicais privadas (GSEE) e públicas (ADEDY). Em Atenas, na marcha da GSEE-ADEDY, depois da conclusão da manifestação de greve da PAME, houve brigas devido à atividade de provocadores. Seguiu-se um ataque das forças especiais da polícia, que teve, como resultado, um manifestante seriamente machucado. O ataque criminoso da polícia contra os manifestantes foi denunciado na declaração da assessoria de imprensa do CC do KKE, que apontou, além de outras coisas, que: "o KKE denuncia o assalto criminoso da polícia contra manifestantes que resultou no grave ferimento de um manifestante. O ataque policial é parte de, e o resultado, tanto da linha política governamental quanto dos mecanismos burgueses de barrar a fúria e a luta do povo, que foram provocadas pelo furacão anti-povo do governo, da UE e da plutocracia. O povo não deve se submeter a nenhum tipo de chantagem e ataque contra ele; deve organizar uma muralha e contra-atacar".

A versão em português encontra-se em www.pcb.org.br/... . Tradução de Mariângela de Sousa Marques.

Esta notícia encontra-se em http://resistir.info/ .

Quatro frases que fazem o nariz do Pinóquio crescer


Eduardo Galeano, via email do companheiro João Couto

1 - Somos todos culpados pela ruína do planeta.

 A saúde do mundo está feito um caco. ˜"Somos todos responsáveisâveis."
clamam as vozes do alarme universal, e a generalização absolve: se
somos todos responsáveis, ninguém é. Como coelhos, reproduzem-se os
novos tecnocratas do meio ambiente. É a maior taxa de natalidade do
mundo: os experts geram experts e mais experts que se ocupam de
envolver o tema com o papel celofane da ambiguidade.
 Eles fabricam a brumosa linguagem das exortações ao "sacrifício de
todos" nas declarações dos governos e nos solenes acordos
internacionais que ninguém cumpre. Estas cataratas de palavras -
inundação que ameaça se converter em uma catástrofe ecológica
comparável ao buraco na camada de ozônio?- não se desencadeiam
gratuitamente. A linguagem oficial asfixia a realidade para outorgar
impunidade à sociedade de consumo, que é imposta como modelo em nome
do desenvolvimento, e às grandes empresas que tiram proveito dele.
Mas, as estatísticas confessam.. Os dados ocultos sob o palavreado
revelam que 20% da humanidade comete 80% das agressões contra a
natureza, crime que os assassinos chamam de suicídio, e é a humanidade
inteira que paga as consequências da degradação da terra, da
intoxicação do ar, do envenenamento da água, do enlouquecimento do
clima e da dilapidação dos recursos naturais não-renováveis. A senhora
Harlem Bruntland, que encabeça o governo da Noruega, comprovou
recentemente que, se os 7 bilhões de habitantes do planeta consumissem
o mesmo que os países desenvolvidos do Ocidente, "faltariam 10
planetas como o nosso para satisfazerem todas as suas necessidades."
Uma experiência impossível.
Mas, os governantes dos países do Sul que prometem o ingresso no
Primeiro Mundo, mágico passaporte que nos fará, a todos, ricos e
felizes, não deveriam ser só processados por calote. Não estão só
pegando em nosso pé, não: esses governantes estão, além disso,
cometendo o delito de apologia do crime. Porque este sistema de vida
que se oferece como paraíso, fundado na exploração do próximo e na
aniquilação da natureza, é o que está fazendo adoecer nosso corpo,
está envenenando nossa alma e está deixando-nos sem mundo.

2 - É verde aquilo que se pinta de verde.

 Agora, os gigantes da indústria química fazem sua publicidade na cor
verde, e o Banco Mundial lava sua imagem, repetindo a palavra ecologia
em cada página de seus informes e tingindo de verde seus empréstimos.
"Nas condições de nossos empréstimos há normas ambientais estritas",
esclarece o presidente da suprema instituição bancária do mund o.
Somos todos ecologistas, até que alguma medida concreta limite a
liberdade de contaminação.
 Quando se aprovou, no Parlamento do Uruguai, uma tímida lei de defesa
do meio-ambiente, as empresas que lançam veneno no ar e poluem as
águas sacaram, subitamente, da recém-comprada máscara verde e gritaram
sua verdade em termos que poderiam ser resumidos assim: "os defensores
da natureza são advogados da pobreza, dedicados a sabotarem o
desenvolvimento econômico e a espantarem o investimento estrangeiro."
O Banco Mundial, ao contrário, é o principal promotor da riqueza, do
desenvolvimento e do investimento estrangeiro. Talvez, por reunir
tantas virtudes, o Banco manipulará, junto à ONU, o recém-criado Fundo
para o Meio-Ambiente Mundial. Este imposto à má consciência vai dispor
de pouco dinheiro, 100 vezes menos do que haviam pedido os
ecologistas, para financiar projetos que não destruam a natureza.
Intenção inatacável, conclusão inevitáve l: se esses projetos requerem
um fundo especial, o Banco Mundial está admitindo, de fato, que todos
os seus demais projetos fazem um fraco favor ao meio-ambiente.
O Banco se chama Mundial, da mesma forma que o Fundo Monetário se
chama Internacional, mas estes irmãos gêmeos vivem, cobram e decidem
em Washington. Quem paga, manda, e a numerosa tecnocracia jamais cospe
no prato em que come. Sendo, como é, o principal credor do chamado
Terceiro Mundo, o Banco Mundial governa nossos escravizados países
que, a título de serviço da dívida, pagam a seus credores externos 250
mil dólares por minuto, e lhes impõe sua política econômica, em
função do dinheiro que concede ou promete. A divinização do mercado,
que compra cada vez menos e paga cada vez pior, permite abarrotar de
mágicas bugigangas as grandes cidades do sul do mundo, drogadas pela
religião do consumo, enquanto os campos se esgotam, poluem-se as águas
que os alimentam, e uma crosta seca cobre os desertos que antes foram
bosques.

 3 - Entre o capital e o trabalho, a ecologia é neutra.

 Poder-se-á dizer qualquer cois a de Al Capone, mas ele era um
cavalheiro: o bondoso Al sempre enviava flores aos velórios de suas
vítimas... As empresas gigantes da indústria química, petroleira e
automobilística pagaram boa parte dos gastos da Eco 92: a conferência
internacional que se ocupou, no Rio de Janeiro, da agonia do planeta.
E essa conferência, chamada de Reunião de Cúpula da Terra, não
condenou as transnacionais que produzem contaminação e vivem dela, e
nem sequer pronunciou uma palavra contra a ilimitada liberdade de
comércio que torna possível a venda de veneno.
 No grande baile de máscaras do fim do milênio, até a indústria
química se veste de verde. A angústia ecológica perturba o sono dos
maiores laboratórios do mundo que, para ajudarem a natureza, estão
inventando novos cultivos biotecnológicos. Mas, esses desvelos
científicos não se propõem encontrar plantas mais resistentes às
pragas sem ajuda química, mas sim buscam novas plantas capazes de r
esistir aos praguicidas e herbicidas que esses mesmos laboratórios
produzem. Das 10 maiores empresas do mundo produtoras de sementes,
seis fabricam pesticidas (Sandoz-Ciba-Geigy, Dekalb, Pfizer, Upjohn,
Shell, ICI). A indústria química não tem tendências masoquistas.
 A recuperação do planeta ou daquilo que nos sobre dele implica na
denúncia da impunidade do dinheiro e da liberdade humana. A ecologia
neutra, que mais se parece com a jardinagem, torna-se cúmplice da
injustiça de um mundo, onde a comida sadia, a água limpa, o ar puro e
o silêncio não são direitos de todos, mas sim privilégios dos poucos
que podem pagar por eles. Chico Mendes, trabalhador da borracha,
tombou assassinado em fins de 1988, na Amazônia brasileira, por
acreditar no que acreditava: que a militância ecológica não pode
divorciar-se da luta social. Chico acreditava que a floresta
amazônica não será salva enquanto não se fizer uma reforma agrária no
Brasil. Cinco an os depois do crime, os bispos brasileiros denunciaram
que mais de 100 trabalhadores rurais morrem assassinados, a cada ano,
na luta pela terra, e calcularam que quatro milhões de camponeses sem
trabalho vão às cidades deixando as plantações do interior. Adaptando
as cifras de cada país, a declaração dos bispos retrata toda a América
Latina. As grandes cidades latino-americanas, inchadas até
arrebentarem pela incessante invasão de exilados do campo, são uma
catástrofe ecológica: uma catástrofe que não se pode entender nem
alterar dentro dos limites da ecologia, surda ante o clamor social e
cega ante o compromisso político.

 4 - A natureza está fora de nós.

 Em seus 10 mandamentos, Deus esqueceu-se de mencionar a natureza.
Entre as ordens que nos enviou do Monte Sinai, o Senhor poderia ter
acrescentado, por exemplo: "Honrarás a natureza, da qual tu és parte."
Mas, isso não lhe ocorreu. Há cinco séculos, qua ndo a América foi
aprisionada pelo mercado mundial, a civilização invasora confundiu
ecologia com idolatria. A comunhão com a natureza era pecado. E
merecia castigo. Segundo as crônicas da Conquista, os índios nômades
que usavam cascas para se vestirem jamais esfolavam o tronco inteiro,
para não aniquilarem a árvore, e os índios sedentários plantavam
cultivos diversos e com períodos de descanso, para não cansarem a
terra. A civilização, que vinha impor os devastadores monocultivos de
exportação, não podia entender as culturas integradas à natureza, e as
confundiu com a vocação demoníaca ou com a ignorância. Para a
civilização que diz ser ocidental e cristã, a natureza era uma besta
feroz que tinha que ser domada e castigada para que funcionasse como
uma máquina, posta a nosso serviço desde sempre e para sempre. A
natureza, que era eterna, nos devia escravidão. Muito recentemente,
inteiramo-nos de que a natureza se cansa, como nós, seus filhos, e
sabemos que, tal como nós, pode morrer assassinada. Já não se fala de
submeter a natureza. Agora, até os seus verdugos dizem que é
necessário protegê-la. Mas, num ou noutro caso, natureza submetida e
natureza protegida, ela está fora de nós. A civilização, que confunde
os relógios com o tempo, o crescimento com o desenvolvimento, e o
grandalhão com a grandeza, também confunde a natureza com a paisagem,
enquanto o mundo, labirinto sem centro, dedica-se a romper seu próprio
céu.
Eduardo Galeano é escritor e jornalista uruguaio