domingo, 17 de maio de 2009

Hoje é o Dia Internacional contra a Homofobia





Do sitio EsquerdaNet
Uma associação LGBT chilena comemora este dia explicando à população os vários comportamentos sexuais e nomeadamente a diferença entre homossexualidade e transexualidade. Foto do flickr
Celebra-se este Domingo, 17 de Maio, o Dia internacional de Combate à Homofobia, com iniciativas em mais de 50 países. Foi precisamente a 17 de Maio de 1990 que a Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade da lista de doenças mentais. Vinte anos depois, a questão continua a levantar polémica em Portugal.

O Dia Internacional contra a Homofobia, lançado por iniciativa de uma organização de Quebeque, é celebrado em cerca de 50 países para lembrar que se "a homossexualidade não tem fronteiras", tal como a discriminação a ela associada.

"Há 192 países na ONU e, na metade, a homossexualidade é ainda proibida, principalmente no continente africano, nos países árabes e na Ásia", destaca Laurent McCutcheon, presidente da Fundação Emergence. A primeira comemoração aconteceu em Quebeque, em 2003 e a ideia foi ganhando força noutros países. No ano passado, Louis-George Tin, um dos principais promotores do Dia internacional Contra a Homofobia esteve presente nas Jornadas promovidas pelo Bloco de Esquerda sobre o tema.

As comemorações realizam-se um dia depois da polícia russa ter impedido uma manifestação pelos direitos LGBT. Os homossexuais russos pretendiam aproveitar a realização da final do Festival da Eurovisão em Moscovo para se manifestarem em defesa dos seus direitos. Os activistas - que seguravam nas mãos cravos brancos e cartazes onde se lia "Direitos Iguais sem Compromissos" e "Homofobia é a vergonha do país" - só conseguiram estar reunidas pouco mais de cinco minutos porque apareceu a polícia e deteve praticamente todos os presentes.

A data escolhida para o Dia Internacional contra a Homofobia coincide com o dia (17 de Maio de 1990) em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da sua lista de doenças mentais (a Associação Americana de Psiquiatria já o havia feito em 1973). "Há ainda muito trabalho a fazer", destaca, no entanto, o presidente da Emergence. Apenas sessenta e sete países assinaram a declaração relativa aos "direitos do homem e à orientação sexual e identidade de género", apresentada no ano passado pela Assembleia-Geral da ONU por iniciativa da França e da Holanda. "O Vaticano não quis assiná-la", comenta McCutcheon.

Mesmo quase 20 anos depois da decisão da OMS, dois médicos, em declarações à imprensa, afirmaram no dia 2 de Maio que é possível e desejável condicionar medicamente a orientação sexual e identidade de género dos indivíduos, associando a homossexualidade a perturbações/distúrbios mentais. Mais de 20 associações condenaram com veemência estas declarações, classificando-as de retrógradas e irresponsáveis.

Vê o comunicado das Associações

Consulta o dossier LGBT

Matando a saudade...

THE BEATLES: THE ROOFTOP CONCERT - 1969


Formato: RMVB
Tamanho: 126MB
Audio: Inglês
Legenda: N/C
Duração: 00:21min.
Servidor: Rapidshare (arquivo único)
créditos: F.A.R.R.A.-cezzarus


LINK:
http://rapidshare.com/files/224633103/cezzarus_BRC_FORUM_FARRA.rar


Senha para descompactar:

http://farra.clickforuns.net



Sinopse: Show histórico gravado no terraço de um prédio em Londres no ano de 1969. Foi o primeiro concerto aberto dos Beatles desde 1965.


Set List

1. Get Back
2. Don't Let Me Down
3. I've Got A Feeling
4. One After 909
5. Dig a Pony
6. Get Back (Reprise)



CENAS DO SHOW: