sábado, 9 de maio de 2009

E ainda falam mal de Chavez...

Venezuela avança na nacionalização do petróleo



Chávez retoma a posse estatal do transporte de petróleo no lago Maracaibo. Imagem VTVA lei aprovada em Caracas permitiu a expropriação das empresas que dominavam o transporte e os portos da extração de petróleo do lago Maracaibo, após anos de conflitos com os trabalhadores e cobrança de tarifas excessivas, graças ao seu monopólio. Entre as empresas a serem indenizadas pela Venezuela está a Halliburton, ligada ao ex-vice presidente dos EUA Dick Cheeney.

"O petróleo não pode estar ligado ao capricho de nenhum privado", disse Rafael Ramírez, ministro da Energia e Petróleo. Com estas nacionalizações das atividades conexas à extração do petróleo, a empresa estatal PVDSA vai absorver oito mil trabalhadores que eram contratados e subcontratados pelas empresas privadas a operar no Lago Maracaíbo, onde se encontra uma das principais reservas de petróleo do país e que fica numa província onde o poder político está nas mãos da oposição.

Para Hugo Chávez, este é o início de "uma batalha naval libertadora", com o Estado a tomar posse de mais de 300 lanchas, 39 terminais e portos, dezenas de rebocadores e 5 diques. Nos planos do presidente venezuelano, esta nacionalização permitirá reduzir em 20% os custos de produção, já que nas suas contas os privados arrecadavam 50% de lucro na produção de cada barril. Mas a maior vantagem para o governo será sem dúvida deixar de ficar refém dos bloqueios por parte das empresas privadas que podiam paralisar por completo a produção de petróleo.

O ministro do petróleo diz que todos os trabalhadores agora absorvidos ficarão protegidos ao abrigo da convenção coletiva de trabalho petrolífero e nota que "desde 2005, a PVDSA absorveu 21 mil trabalhadores que antes estavam subcontratados a entidades externas e deu-lhes o estatuto de contratados permanentes. A velha PVDSA fugia das suas responsabilidades sociais com os trabalhadores e nós assumimo-las em pleno.

Sobre as poupanças que a nacionalização permite, Rafael Ramírez diz que "já no princípio do ano denunciámos que havia uma sobretaxa nas tarifas cobradas pelos serviços, e como era um monopólio não tínhamos outra opção. Não podemos extrair o petróleo se não temos o controle das lanchas, dos terminais; passava-se o mesmo com a extracção de gás, no norte de Monagas 500 mil barris diários dependiam de uma injecção que estava nas mãos de uma transnacional norte-americana".

As empresas nacionalizadas receberão as indenizações em títulos da dívida pública e os conflitos com o Estado serão dirimidos em tribunais venezuelanos. No entanto a lei prevê que o Estado possa tomar posse das empresas enquanto os processos decorrem nos tribunais, nacionais ou internacionais, como é o caso desde 2007 da ação interposta contra a PVDSA pela multinacional Exxon Mobil.

O Sétimo Selo, de Bergman...

Det Sjunde Inseglet, Ingmar Bergman



Formato: RMVB
Áudio: Sueco
Legendas: Português-BR
Duração: 1:36
Tamanho: 504MB (05 partes)
Servidor: Rapidshare


Créditos: F.A.R.R.A.-Welck



http://rapidshare.com/users/18K8ZY


Senha para descompactar:

http://farra.clickforuns.net



Sinopse:

Suécia, Idade Média. De volta das Cruzadas, o cavaleiro Antonius Block (Max Von Sydow, de O Exorcista) encontra sua terra devastada pela peste e pela inquisição. Quando ele mesmo se depara com a personificação da morte, aceita-a como um visitante aguardado, mas propõe-lhe uma aposta, e numa das seqüências mais inesquecíveis da história do cinema, desafia a morte para uma disputa de xadrez, esperando ganhar tempo para indagar sobre o sentido da vida e, conseqüentemente, o sentido da morte.

Dirigido por Ingmar Bergman, o filme ambienta-se em um dos mais obscuros e apocalípticos períodos da Idade Média européia. O título é uma remissão ao livro bíblico denominado Apocalipse ou Revelação, especificamente aos capítulos oitavo, nono e décimo. No desenrolar do enredo torna-se clara a preocupação do diretor em buscar, no passado, um período que traga à tona questões ainda presentes no mundo contemporâneo.

O filme foi lançado em 1957, período em que os traumas da Segunda Guerra Mundial e da bomba atômica ainda marcavam a vida dos europeus. As décadas de 50 e 60 encerram o período de maior temor pela derrocada de uma guerra nuclear que destruísse o mundo em instantes. Acresce-se a isto que os traumas do holocausto e da mortandade desencadeados na guerra não haviam sido esquecidos, mas, pelo contrário, as pessoas pressentiam que tudo fora um presságio de que o homem seria o grande responsável pelo apocalipse final.






Elenco:

Max von Sydow - Antonius Block
Gunnar Björnstrand - Jöns
Bengt Ekerot - Morte
Nils Poppe - Jof
Bibi Andersson - Mia
Inga Gill - Lisa
Maud Hansson - Bruxa
Inga Landgré - Karin


Detalhes Técnicos:

Direção: Ingmar Bergman
Roteiro: Ingmar Bergman
Gênero: Drama/Fantasia
País: Suécia
Duração: 96 minutos

Boa alimentação....

Acordando os Intestinos



Conceição Trucom

Quando o alimento é ingerido, o processo digestivo se inicia na mastigação/salivação, passa pelo estômago onde acontece a etapa principal de quebra (digestão) do alimento até suas partes menores (macro e micronutrientes), chega ao intestino delgado para selecionar (o intestino delgado é um centro de inteligência) o que será assimilado e passa para a corrente sanguínea, ou passa para o intestino grosso para ser excretado.

Assim, o intestino grosso, ou cólon, representa a última parte do aparelho digestivo. Trata-se de um tubo mole de aproximadamente 1,50 m de comprimento e de 3 a 8 cm de diâmetro, pleno de reentrâncias e vilosidades internas. Ele apresenta como principais funções:

  • · Promover a eliminação das fezes;
  • · Reabsorver parte da água e alguns nutrientes;
  • · Contribuir para com o fortalecimento do sistema imunológico; afinal cerca de 80% do potencial imunológico encontra-se nesta etapa do processo digestivo;
  • · Hospedar a flora microbiana intestinal (lactobacilos acidóphilus, bifidobacterias, etc.) que exerce várias funções importantes, como sintetizar vitaminas do complexo B e K, destruir micróbios e bactérias patogênicas, proteger a integridade dos tecidos, etc.

Obviamente, ao longo desta viagem o corpo deve ser nutrido com todas as substâncias que necessita e os dejetos deste processo devem ser excretados no menor tempo possível.

Como nos alimentamos em média 3 vezes ao dia, deveríamos evacuar de 2 a 3 vezes ao dia, de preferência após cada refeição como fazem os bebês, que evacuam logo após que mamam, devido ao reflexo gastro-cólico.

Entretanto, a absorção/assimilação dos nutrientes (considerando uma alimentação saudável) e novos registros para a vida (aprendizados) podem ser inibidos se as paredes do intestino grosso estiverem obstruídas com placas de depósitos destes detritos alimentares que não foram devidamente eliminados.

Estes resíduos endurecidos podem estar retidos há dias, meses e até anos, resultantes de um ou mais fatores relacionados com maus hábitos alimentares e outros.

Assim, os detritos que deveriam ser eliminados permanecem no intestino grosso durante muito tempo e acabam sendo fermentados ou entram em putrefação. Neste processo, produz-se material tóxico que será reabsorvido pelo organismo, produzindo uma "auto-intoxicação". Isto ocorre devido ao aumento da permeabilidade intestinal, ou seja, a mucosa do intestino é continuamente agredida e vai tornando-se mais permeável porque as células perdem o seu natural poder de coesão.

Este acúmulo de toxinas no intestino grosso pode ser a causa de numerosas dificuldades de saúde, produtividade e qualidade de vida. As toxinas produzidas pelas putrefações intestinais alcançam pela via sangüínea os órgãos vizinhos, intoxicando-os e degenerando-os, contribuindo para o surgimento de problemas como: baixa das funções imunológicas, fadiga, enxaqueca, celulite, alergias, problemas de pele e unhas, cólicas, obesidade entre outros. Existe também uma correlação muito significativa entre a freqüência crescente dos cânceres do cólon nos países industriais e a alimentação pobre em alimentos frescos, crus e ricos em fibras, vitaminas, sais minerais, água, etc.

Uma alimentação inadequada ou pobre em nutrientes e fibras (carnes e alimentos refinados), além de ambientes por demais poluídos, atividades diárias com demasiado estresse físico ou emocional, como também sedentárias e a impossibilidade de realizar atividades físicas freqüentes, provocam problemas gastrointestinais, dificultando o processo natural de digestão, absorção e eliminação dos alimentos, causando prisão de ventre, constipações, cólicas, gases, etc.

A Alimentação Desintoxicante tem o papel de reverter todo este quadro, pois através de sucos, chás, lanches e sopas desintoxicantes, ajuda o corpo, com seus “banhos internos DIÁRIOS”, a provocar uma dissolução contínua e diária destas placas e padrões que favorecem o “status quo” de intoxicação e doença.

A filosofia da Alimentação Desintoxicante, além de incentivar o uso diário do enorme benefício dos sucos desintoxicantes, também esclarece sobre a importância de mudar certos hábitos como a prática freqüente de exercícios físicos que mobilizam a energia e estimulam o pleno funcionamento dos intestinos, rins, fígado, sudorese e pulmões.

Receita Uso Externo
Óleo de Massagem Desintoxicante – para acordar os Intestinos:
2 colheres de sopa de óleo de linhaça prensado a frio + 6 gotas de óleo essencial de limão + 3 gotas de óleo essencial de erva-doce + 3 gotas de óleo essencial de capim limão. Colocar tudo em um frasco de vidro escuro misturar e manter em local fresco. Massagear por 5 minutos (mínimo) todo o ventre, com movimentos vigorosos (como se estivesse despertando todos os seus órgãos internos) desenhando um círculo no sentido horário. Realizar este procedimento diariamente pela manhã antes de levantar e à noite após deitar.

Receitas Uso Interno - Sucos Desintoxicantes - tomar em JEJUM
Suco de maçã - rico em pectina e antioxidantes. Preparado com 1 xícara de chá de folhas verdes (hortelã, alface ou couve), 1 limão (ideal que seja inteiro), suco de 1 cenoura (ou beterraba), suco de 2-3 maçãs e 1 colher de sopa de semente de linhaça (crua e inteira) deixada de molho em água durante toda a noite. Passar tudo pela centrífuga e servir imediatamente.

Suco de uva - alcalinizante, mineralizante, depurativo e antioxidante. Preparado com ½ xícara de suco de uva, suco de 1 limão, 1 inhame cru e água de coco a gosto. Bater tudo no liquidificador e servir imediatamente.

Suco de abacaxi - digestivo e adstringente. Preparado com 1 xícara de chá de abacaxi em cubos, rodelas de gengibre a gosto, suco de 1 limão, 2 colheres de sopa de semente de girassol (crua com casca) deixada de molho em água durante toda a noite e folhas de hortelã a gosto. Bater tudo no liquidificador, coar e servir imediatamente.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.


Recomenda-se a leitura na íntegra do livro Alimentação Desintoxicante - editora Alaúde, o que possibilitará a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade.