domingo, 13 de julho de 2008

A Marselhesa


A Marselhesa
(La Marseillaise)
La.Marseillaise.Jean.Renoir.DVDRip.XviD.by.MakingOff.Org

A Marselhesa é uma das obras-primas do grande mestre do cinema francês, Jean Renoir, o diretor de A Grande Ilusão e A Regra do Jogo. Baseando-se em minuciosa pesquisa dos documentos da época, Renoir realizou um filme apaixonante sobre momentos chaves da Revolução Francesa, da queda da Bastilha em 1789 à queda do rei Luis XVI em 1793, passando pela criação e divulgação do hino nacional francês, La Marseillaise. Com humanismo, vivacidade e talento, Renoir nos dá uma lição de como retratar a história no cinema. A Marselhesa merece um lugar entre os melhores filmes sobre a Revolução Francesa, ao lado de Danton, o Processo da Revolução, Casanova e a Revolução, A Inglesa e o Duque, entre outros.


Gênero: Drama / História
Diretor: Jean Renoir
Duração: 135 minutos
Ano de Lançamento: 1938
País de Origem: França
Idioma do Áudio: Francês
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0030424/
Qualidade de Vídeo: DVD Rip
Vídeo Codec: XviD
Vídeo Bitrate: 1330 Kbps
Áudio Codec: MP3 VBR
Áudio Bitrate: 107 Kbps
Resolução: 496 x 368
Formato de Tela: Tela Cheia (4x3)
Frame Rate: 29.970 FPS
Tamanho: 1,36 Gb
Legendas: No torrent

Premiação:

- Ganhou um Oscar honorário em 1975, em homenagem à sua carreira.

- Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Diretor, por "Amor à Terra" (1945).

- Ganhou o Prêmio Bodil de Melhor Filme Europeu, por "A Regra do Jogo" (1939).

- Ganhou o prêmio de Melhor Contribuição Artística, no Festival de Veneza, por "A Grande Ilusão" (1937).

- Ganhou o Prêmio Internacional, no Festival de Veneza, por "O Rio Sagrado" (1951).

Curiosidades sobre Jean Renoir:

- Filho do pintor Auguste Renoir.

- Lutou na 1ª Guerra Mundial, servindo na aviação.

- Frequentemente atuava em seus próprios filmes.

- Foi escolhido como sendo o 12º diretor mais importante de todos os tempos pela revista Entertainment Weekly, sendo também o diretor francês de melhor colocação na lista.

- Possui uma estrela na Calçada da Fama, localizada em 6200 Hollywood Boulevard.

Crítica:

Minha admiração pela França vem de garoto, lembro-me de cantarolar a Marselhesa enquanto o professor de história entregava as provas, assobiando-a. O início da Revolução Francesa marcou um longo período de caos no país, aliás, a história francesa é marcada por sangue, intensas disputas políticas, constantes trocas de poder, conflitos religiosos e isto é só o começo. Muitos acusam o hino nacional francês de não ser belo por vangloriar batalhas e atiçar a violência sangrenta, desde que se saiba o contexto em que o texto foi escrito a beleza desse hino torna-se muito flamejante (tanto por sua letra, como por sua representatividade popular).
Não pretendo contar muitos detalhes do período histórico que Jean Renoir reproduziu com imenso brilho na telas do cinema. O cineasta esquivou-se dos pensadores Iluministas e do Protestantismo para concentrar-se unicamente no povo francês (jacobinos), vangloriando a paixão pela causa, o nacionalismo. Pode muito bem ser sensacionalista, porém é belo e glorioso, tratando da revolta da população cansada da monarquia e seus caprichos.
Canto de Guerra para o Exército do Reno, esse foi o primeiro nome da Marselhesa quando composta em 1792. Logo após a queda da Bastilha, um exército de jacobinos prepara-se em Marselha para apoiar os parisienses na derrocada da monarquia. A música é entoada pela multidão de soldados, o fervor do canto toma conta de seus corações. São momentos empolgantes, ouvimos a Marselhesa com paixão, é completamente irresistível o desejo de cantar junto aqueles versos.
Renoir é brilhante em muitos momentos, pena que poucos personagens são bem desenvolvidos, por outro lado há uma preocupação em transformá-los em heróis de carne e osso, que amam, que se preocupam com a família e seu lar. Posso estar cometendo uma hipérbole gigantesca, mas comparo o filme a Os Lusíadas de Camões, onde o grande homenageado dessa história é o povo francês. Renoir faz um retrato histórico primoroso, numa narrativa empolgante, nada envelhecida, repleta de humor, e de um nacionalismo apaixonante. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são desejos latentes naqueles homens que se doam pelo mais sincero amor à pátria, e para eles que a Marselhesa foi composta. Que belo hino, que belo filme!

Michel Simões

Coopere, deixe semeando ao menos duas vezes o tamanho do arquivo que baixar.

Download abaixo:

Arquivo anexado La.Marseillaise.Jean.Renoir.DVDRip.XviD.by.MakingOff.Org.torrent