terça-feira, 31 de março de 2009

Mais uma da mídia de esgoto de POA-RS

Novo jeito de investigar


Segundo informa o jornaleco da Azenha - cujos profissionais deram agora para ter melindres e, como diz o vulgo, pitis com análises estéticas e técnico-profisionais tecidas sobre suas suscetíveis atividades -, "Quatro vereadores e dois assessores da Câmara de Guaíba estão desde quarta-feira em uma viagem de quatro dias à Brasília para um curso de aperfeiçoamento profissional".

Um dia inteiro desses quatro, ainda segundo o jornaleco, foi dedicado ao credenciamento dos nobres edis guaibenses.

Cleusa Maria Souza, Luiz Edgar Graboski Leite, Orassi Carlos Nunes Orestes e Antônio Rodrigues dos Santos são os tais vereadores, que receberão R$ 2.750 cada em diárias, ao final dessa odisséia em nome do interesse público.

Que custou, além das diárias e, é claro, das passagens aéreas e demais deslocamentos, módicos 360 contos por cabeça.

Porém, noticiar somente isso, evidentemente, é ficar no nível rasteiro do jornalismo investigativo de ZH, que considera gran cosa, por exemplo, ficar de campana (salve, Ungaretti!) atrás de semianalfabetos políticos.

Estabelecer relações entre atos políticos de subordinados e interesses e estratégias político-eleitorais decididas em gabinetes, como se sabe, é algo que só é feito por ZH quando o PT governa o RS.

Os partidos dos referidos vereadores, que ZH não informa, são PTB (Antônio Rodrigues dos Santos), PMDB (Cleusa Maria Souza), DEM (Luiz Edgar Graboski Leite) e o "Partido da Ética", o PP (Orassi Carlos Nunes Orestes), como facilmente pode ser conferido na página da Câmara de Guaíba.

Todos eles, coincidentemente, integrantes da base de apoio do novo jeito de governar, até agora imune ao jornalismo investigativo de ZH.

Créditos: La Vieja Bruja

Mídia oculta protestos de trabalhadores


Altamiro Borges

No livro “Caminhos para uma comunicação democrática”, editado pelo jornal Le Monde Diplomatique, o sociólogo espanhol Manuel Castells, renomado estudioso da área de comunicação, afirma: “A maior influência que a mídia exerce sobre a política não é proveniente do que é publicado, mas do que não o é, de tudo o que permanece oculto, que passa despercebido. A atividade midiática repousa sobre uma dicotomia: algo existe no pensamento do público se está presente na mídia. O seu poder fundamental reside, portanto, na sua capacidade de ocultar, de mascarar, de omitir”.

O raciocínio de Castells se encaixa perfeitamente à cobertura que a mídia deu ao Dia Nacional de Luta e Mobilizações em Defesa do Emprego e dos Direitos, nesta segunda-feira (30). Na fase dos preparativos, os jornalões e as emissoras de televisão simplesmente não deram qualquer destaque a esta iniciativa histórica, que uniu as oito centrais sindicais e os principais movimentos sociais – como UNE e MST. Nem sequer uma linha do manifesto unitário, que exigiu “emprego e salário, manutenção e ampliação dos direitos, redução dos juros e da jornada de trabalho sem redução salarial, reforma agrária e investimentos em políticas sociais”, foi divulgada à sociedade.

A inutilidade de Sardenberg

A omissão foi ainda mais criminosa no dia do protesto. Ocorreram manifestações em 20 capitais e em várias cidades de porte. Cálculo parcial aponta que mais de 80 mil pessoas participaram da jornada de lutas em todo o país. Na capital paulista, 20 mil pessoas andaram vários quilômetros, realizando paradas em frente à sede da Federação das Indústrias (Fiesp), do Banco Central e da Bolsa de Valores. Ocorreram também bloqueios de estradas promovidos pelo MST, paralisações de escolas organizadas pelas entidades estudantis, ocupações de prédios públicos. Nada disso foi motivo de maior destaque na mídia hegemônica, que preferiu “ocultar, mascarar e omitir”.

Nos jornalões, o ato teve poucas linhas e nenhuma manchete. Virou nota nas páginas internas. Já as emissoras de televisão, que são concessão pública, preferiram desqualificar o protesto. Quase em uníssono, todas criticaram a manifestação em São Paulo, que “congestionou o trânsito”. Seus comentaristas regiamente pagos – talvez de ressaca pela prisão relâmpago de Eliana Tranchesi, a dona da ilícita casa de luxo Daslu – fizeram silêncio ou atacaram os organizadores do ato. Carlos Sardenberg, recentemente promovido na TV Globo, ousou afirmar que “o protesto foi inútil”. Se o que sai na TV é o que realmente existiu, o contundente protesto de 30 de março não existiu.