quinta-feira, 5 de maio de 2011

Violência escolar se combate na escola

Rachel Duarte no Sul21

“Não há escola sem bullying”, disse o especialista gaúcho em Direitos Humanos Marcos Rolim durante palestra nesta quarta-feira (04), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. Ele foi um dos convidados pela Secretaria Estadual de Educação para auxiliar o governo gaúcho a trabalhar na prevenção da violência nas escolas. A iniciativa, que faz parte do projeto Governo Escuta, reuniu acadêmicos e ativistas ligados ao tema, os quais apresentaram dados e caminhos para o enfrentamento da violência na rede escolar gaúcha. A intenção é definir açõesque serão aplicadas paralelamente ao lançamento da campanha publicitária do governo sobre prevenção à violência escolar.
Rolim apresentou a definição sobre o bullying como um conjunto de atitudes agressivas e repetitivas entre pares, ou seja, um fenômeno que não segue uma hierarquia. “Pode acontecer entre professores também”, exemplificou. Segundo o especialista gaúcho, todas as escolas tem este tipo de violência, mas, como normalmente as vítimas ficam caladas, é difícil perceber e interferir. Ainda há despreparo ou desconhecimento das escolas no enfrentamento do bullying. “A característica é a agressão verbal repetitiva, normalmente por criação de apelidos ou piadas homofóbicas. Isso faz com que a vítima perca sua identidade. Ela fica conhecida pelo apelido, que normalmente é uma ridicularização de alguma característica física”, explicou.
As humilhações sofridas na escola causam consequências severas às vítimas, como sofrimento moral, aumento do risco de suicídio e das chances de uma vida adulta criminosa. Além dos sofrimentos físicos e psíquicos, há o baixo desempenho e a evasão escolar.

Como acontece?

Segundo pesquisas internacionais, a maioria dos casos de bullying ocorre com alunos da 5ª a 8ª série. Tanto as vítimas como os autores tendem a ter um desempenho escolar abaixo da média. A violência doméstica também contribui para a prática, já que, ao bater no filho, o pai ou a mãe passam a ideia de que a violência é uma forma legítima de solução de conflitos, explicou Rolim. Ele lamentou o fato de no Brasil haver poucas pesquisas sobre o fenômeno e apresentou os resultados do estudo que realizou, durante sete meses, com alunos da Escola Odila Gay da Fonseca, em Porto Alegre. O trabalho, retratado no livro Bullying: o pesadelo da escola, apontou que agressores e vítimas têm um perfil muito semelhante.
José Vicente Tavares (Foto: Ramiro Furquim/Sul21)

Para o professor titular do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS, José Vicente Tavares, a sociedade apresenta sintomas de uma crise social que se manifesta de diversas formas. “A violência na escola é a expressão da insegurança estrutural da sociedade contemporânea, das crises nas instituições, na família e nos grupos de referência”, comparou. Defensor de uma campanha de combate à violência, Tavares destaca o papel das instituições. “A escola é o centro do problema e também é a solução”.
Além de apontar saídas para o conflito, o professor lembra que a maioria dos problemas ocorrem nas escolas. “É preciso reconhecer que existe violência no espaço escolar, diferenciar os tipos de violência e apontar várias estratégias de prevenção para cada tipo. Por ser uma instituição de socialização, a escola é o limite, pois é o ponto de condensação dos conflitos sociais”, acrescentou.
Considerado um dos exemplos de combate ao bullying na Capital, a Escola Padre Reus foi um exemplo citado no debate. O diretor da instituição Ruy Rosário Guimarães explicou o trabalho de resgate desde a estrutura física até ações de aproximação com a comunidade feita pela escola para coibir a violência. Em 2004, quando assumiu a direção do estabelecimento, Guimarães deparou-se com um cenário desolador, com o prédio da instituição depredado e elevado índice de agressividade entre os alunos. A solução foi desenvolver um projeto de conscientização através da música, do esporte e do teatro. “Há dois anos não precisamos pintar a escola. Também não registramos mais casos de vandalismo”, reconhece, lembrando que o dinheiro economizado é revertido na aquisição de equipamentos de informática.
Desde 2006, alunos, professores e funcionários participam das oficinas do projeto Escola sem Violência, idealizadas pelo professor Aloizio Pedersen. Em cinco anos, a instituição reduziu os índices de evasão e de violência no ambiente escolar.
Por onde começar?
O especialista em Direitos Humanos, Marcos Rolim, propõe a adoção de regras de comportamento claras, que sejam conhecidas pelos professores, alunos, funcionários e pais, como forma de evitar a ocorrência de atos violentos no ambiente escolar. Para casos em que a violência, física ou psicológica, já ocorreu, o professor Rolim sugere a adoção dos Círculos de Justiça Restaurativa, em que agressores e vítimas ficam frente a frente, acompanhados por um mediador.
Já que a prática do bullying costuma ocorrer na presença de outras pessoas, servindo como forma de auto-afirmação do agressor, entre as medidas sugeridas pelo palestrante estão a chegada dos professores, na sala de aula, antes dos alunos, o monitoramento do recreio e da entrada e saída dos estudantes. A colocação de caixas para que os alunos possam denunciar agressões sofridas, por eles ou por colegas, é outra proposta. A aplicação de questionários para serem respondidos de forma anônima pelos estudantes, contribui para evitar a violência, pois permite a direção conhecer a realidade da escola e identificar os conflitos existentes.
Manoel Soares (Foto: Ramiro Furquim/Sul21)

O jornalista e ativista da Cufa (Central Única das Favelas) no Rio Grande do Sul, Manoel Soares, fez uma exposição sobre a realidade que acompanha diretamente no trabalho que realiza nas periferias. Ele fez referência ao município de Canoas, que desenvolve políticas públicas para enfrentar a violência nas escolas que reúnem tecnologia e convivência comunitária dos agentes do estado. O jornalista apresentou uma reportagem que realizou na cidade, ressaltando a importância do poder público para ações além de campanhas publicitárias.
Em Canoas, foram criadas Comissões Internas de Prevenção à violência escolar (CIPAVES), formada por representantes da rede escolar e da comunidade. Também foi instituída a ronda escolar com guardas municipais foram capacitados para ter uma relação de proximidade com os estudantes, pais e professores para conseguir mediar os conflitos e para encaminhar casos a Brigada Militar, caso necessário. E, nas escolas municipais, foram implantadas câmeras de circuito fechado interno de TV e sistema de alarmes.

Os ataques de Israel contra a unidade palestina


Israel atacou o acordo alcançado no Cairo pelos dois principais partidos palestinos após quatro anos de conflitos internos, e ameaçou impor mais sanções econômicas, além do congelamento de impostos arrecadados pelo Estado judeu em nome de seu vizinho.


Por Mel Frykberg, na agência IPS, em Ramalá via VERMELHO

"Acordamos formar um governo composto por figuras independentes que comecem a preparar as eleições presidenciais e parlamentares", disse na semana passada Azzam al-Ahmad, negociador-chefe da organização Movimento de Libertação Nacional dos Povos da Palestina (Fatah), de Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

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"As eleições serão organizadas dentro de alguns meses", disse Azzam, acrescentando que a Liga Árabe supervisionará a execução do acordo. "Nossa divisão é uma oportunidade para os israelenses. Hoje viramos a página", disse Musa Abu Marzuk, autoridade do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas). O acordo assinado no dia 27 de abril tem cinco pontos e incluem forças de segurança combinadas e um governo com "figuras nacionalistas", destacou Mahmoud al-Zahar, alto representante do Hamas que participou das conversações. Além disso, os dois partidos libertarão seus presos mutuamente.

As partes também acordaram sobre quem ocupará um assento no comitê central de eleições e quais estarão entre os 12 juízes que supervisionarão a votação. Além disso, um comitê de defesa conjunto controlará as forças de segurança palestinas. O governo interino estará integrado por tecnocratas sem filiação partidária e designados pelos dois partidos.

O governo de Israel utiliza esse acordo de unidade, que será ratificado esta semana no Cairo, para justificar medidas econômicas punitivas contra os palestinos. O ministro das Finanças israelense, Yuval Steinitz, negou-se a entregar US$ 88 milhões arrecadados com impostos aduaneiros e outros fundos palestinos, como deveria ter feito, segundo os Acordos de Oslo de 1993. O governo também disse que estuda impor sanções econômicas adicionais. Mais de 170 mil palestinos funcionários da ANP em Gaza e na Cisjordânia não receberão seus salários se o dinheiro não for liberado, o que criaria um caos.

O primeiro-ministro da ANP, Salam Faiad, disse que ele e seus assessores realizaram contatos urgentes com figuras internacionais influentes pedindo que pressionem Israel para liberar os fundos da ANP. O Estado judeu arrecada cerca de US$ 1,4 bilhão ao ano, que são dos palestinos. As tentativas de chantagem de Israel não afetarão o processo de unidade, acrescentou. "Estamos decididos a forjar uma reconciliação apesar de sua atitude", insistiu Faiad. "Se Israel acredita que temos de escolher entre a paz com ele ou com o Hamas, qualquer palestino dirá que prefere a unidade", afirmou Taufik Tiraui, dirigente político da Fatah.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ao atacar as tratativas de acordo em discurso na televisão, disse que "a ANP deve escolher entre a paz com Israel ou o Hamas. Não é possível alcançá-la com ambos". O governo de Israel disse que um acordo de unidade, que surpreendeu tanto a inteligência desse país quanto a dos Estados Unidos, "não garantirá" a paz no Oriente Médio. Além disso, reclamou que Abbas "continua rechaçando" o movimento islâmico, que controla a Faixa da Gaza desde 2007 após expulsar a Fatah.

Tirawi respondeu que não é necessário que todos os partidos palestinos reconheçam Israel para ter início o processo de paz. Vários movimentos da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), incluída a Frente Democrática para a Libertação da Palestina, foram contra os Acordos de Oslo, mas aceitaram a vontade da maioria em reconhecer Israel, recordou. "Além disso, aplaudiremos todo acordo de paz com Israel, mas esse país terá de deter a construção nas colônias. É o Estado judeu que prefere as colônias à paz", acrescentou.

A unidade Palestina é considerada um passo fundamental para criar um Estado. Os palestinos pretendem apresentar o caso de sua independência na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em setembro, quando espera ser reconhecido por 150 nações, bem acima da quantidade necessária.

Netanyahu não perdeu tempo, tentando fazer a unidade se voltar contra os palestinos reclamando à comunidade internacional que não negocie com a nova direção unida. A segurança de Israel está em perigo por causa do movimento "terrorista" Hamas, afirmou. O chanceler israelense, Avigdor Lieberman, disse que o Hamas se apoderará da Cisjordânia. Contudo, fontes da inteligência de Israel acusaram Netanyahu de exagerar a ameaça à segurança e de tentar obter dividendos políticos.

"Não há volta atrás", disse Samir Awad, da Universidade de Birzeit, perto de Ramalá. Finalmente, a comunidade internacional apoiará uma frente palestina unida. "Os palestinos, a população autóctone, não recebeu nada de Israel em troca de entregar a maior parte de seu território e reconhecer Israel. Agora, não têm nada a perder. Os egípcios tomaram uma decisão corajosa ao abrirem a passagem fronteiriça de Rafá, na fronteira com Gaza, de forma permanente, e a unidade nacional é um avanço importante", acrescentou Awad.