domingo, 23 de setembro de 2007

MULHER
(Gilso)

Mulher ser mãe, ser amiga, ser de varias jornadas,
Ser de varias atitudes ser único, ser mulher.
Mulher amada, desejada, querida, ser de uma força incalculável,
Frágil como uma criança que aos poucos seu espaço ganhou,
Que aos poucos conquistou os homens e o mundo,

Mulher amiga, irmã mulher querida, sozinha, acompanhada, mulher.
Mulher temida, desejada, possuída mulher.
Mulher forte como uma tronco de uma arvore, frágil como à pétala de uma rosa.
Mulher sonhada, mulher amada ser às vezes injustiçada.
Mas também idolatrada, mulher,

Mulher paz do meu amor, às vezes um tormento, mas sempre mulher,
Mulher um sonho, mas também um pesadelo,
Mulher fragrância da vida, sangue que corre em nossas veias,
Mulher hálito de amor, de prazer, hálito de vida,
Mulher amada como também odiada

Mulher amante mulher ser do meu ser.
Mulher amada desejada, querida mulher, sempre mulher.
Mulher é amor, amizade, ternura, carinho,
Mulher de uma beleza imensa é a recompensa do nosso viver.
Mulher é sempre mulher,
Mulher que todos os homens querem, mas muitos não sabem ter.

Mulher é para se dar valor
Mulher não é para ser possuída
Mulher não é para ser desejada
Mulher é para ser mulher
Mulher é para ser amada...

Lei 5.536 (A Censura da ditadura militar no Brasil)

Para não esquecer!!!!

Chico Buarque - Construção


Revista "Crítica Marxista" na net

A Revista "Crítica Marxista" é elaborada por professores da Unicamp. Pode ser acessada no seguinte site:

http://www.unicamp.br/cemarx/criticamarxista/

Clicando em "números anteriores" é possível ter acesso a vários artigos sobre política, sociologia, história, economia e antropologia, escritos do ponto de vista do marxismo.

boa leitura.
Contribuição de Demetrio

Música para reflexão...




ESTUDO ERRADO
(Gabriel O pensador)

"Eu tô aqui Pra quê?
Será que é pra aprender?
Ou será que é pra aceitar, me acomodar e obedecer?
Tô tentando passar de ano pro meu pai não me bater
Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever
A professora já tá de marcação porque sempre me pega
Disfarçando espiando colando toda prova dos colegas
E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo
E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo
Eu quero jogar botão, vídeo-game, bola de gude
Mas meus pais só querem que eu "vá pra aula!" e "estude!"
Então dessa vez eu vou estudar até decorar cumpádi
Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais tarde
Ou quem sabe aumentar minha mesada
Pra eu comprar mais revistinha (do Cascão?)
Não. De mulher pelada
A diversão é limitada e o meu pai não tem tempo pra nada
E a entrada no cinema é censurada (vai pra casa pirralhada!)
A rua é perigosa então eu vejo televisão
(Tá lá mais um corpo estendido no chão)
Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que éinflação
- Ué não te ensinaram?
- Não. A maioria das matérias que eles dão eu acho inútil
Em vão, pouco interessantes, eu fico pu..
Tô cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio
(Vai pro colégio!!)
Então eu fui relendo tudo até a prova começar
Voltei louco pra contar:
Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Decoreba: esse é o método de ensino
Eles me tratam como ameba e assim eu num raciocino
Não aprendo as causas e conseqüências só decoro os fatos
Desse jeito até história fica chato
Mas os velhos me disseram que o "porque" é o segredo...


..Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo
Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente
Eu sei que ainda num sou gente grande, mas eu já sou gente
E sei que o estudo é uma coisa boa
O problema é que sem motivação a gente enjoa
O sistema bota um monte de abobrinha no programa
Mas pra aprender a ser um ingonorante (...)
Ah, um ignorante, por mim eu nem saía da minha cama (Ah, deixa eudormir)
Eu gosto dos professores e eu preciso de um mestre
Mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa que preste
- O que é corrupção? Pra que serve um deputado?
Não me diga que o Brasil foi descoberto por acaso!
Ou que a minhoca é hermafrodita
Ou sobre a tênia solitária.
Não me faça decorar as capitanias hereditárias!! (...)
Vamos fugir dessa jaula!
"Hoje eu tô feliz" (matou o presidente?)
Não. A aula
Matei a aula porque num dava
Eu não agüentava mais
E fui escutar o Pensador escondido dos meus pais
Mas se eles fossem da minha idade eles entenderiam
(Esse num é o valor que um aluno merecia!)
Íííh... Sujô (Hein?)
O inspetor!
(Acabou a farra, já pra sala do coordenador!)
Achei que ia ser suspenso mas era só pra conversar
E me disseram que a escola era meu segundo lar
E é verdade, eu aprendo muita coisa realmente
Faço amigos, conheço gente, mas não quero estudar pra sempre!
Então eu vou passar de ano
Não tenho outra saída
Mas o ideal é que a escola me prepare pra vida
Discutindo e ensinando os problemas atuais
E não me dando as mesmas aulas que eles deram pros meus pais
Com matérias das quais eles não lembram mais nada
E quando eu tiro dez é sempre a mesma palhaçada
Refrão
Encarem as crianças com mais seriedade
Pois na escola é onde formamos nossa personalidade
Vocês tratam a educação como um negócio onde a ganância aexploração e a indiferença são sócios
Quem devia lucrar só é prejudicado
Assim cês vão criar uma geração de revoltados
Tá tudo errado e eu já tou de saco cheio
Agora me dá minha bola e deixa eu ir embora pro recreio!"

Aqui está o link para quem quiser baixá-la:
Contribuição de: Edmar Júnior
http://www.4shared.com/file/17657702/30d89f18/Estudo_Errado.html?cau2=403tNull
Feitor do capitalismo cruel



Léo Lince


O presidente Lula é um pragmático do poder. Como tal, ele navega com desenvoltura no papel de governante mascate, inteiramente afinado com a lógica do horror econômico que, de algum tempo até esta parte, controla as alavancas do poder mundial. Pode ser vaiado em estádios de futebol, mas em platéia de banqueiros o aplauso é certo.

Na recente temporada européia, ele fez questão de reafirmar orgulhoso o seu empirismo radical (não se governa com princípios), ao mesmo tempo em que se ofereceu como artífice da subordinação da economia brasileira aos apetites mais destrutivos do modelo dominante no mundo dos negócios. A natureza e o mundo do trabalho que se cuidem, pois vem mais chumbo grosso.

Exemplo? Perguntado, durante encontro com empresários espanhóis, sobre as condições desumanas do trabalho dos cortadores de cana no Brasil, ele reagiu perguntando se o corte de cana seria mais “penoso” que trabalhar numa mina de carvão. O combustível que alimentou na Revolução Industrial o impulso primitivo do capitalismo, sem dúvida, foi produzido nas condições da mais brutal exploração do trabalho humano e de agressão à natureza. A julgar pelas notícias sobre os mortos por exaustão no inferno verde das plantações de cana de São Paulo, o etanol se candidata a repetir no século 21 a mesma trajetória de horrores.

Segundo o historiador Jacob Gorender a comparação feita pelo presidente “foi extremamente infeliz e injusta, não é digna de um líder de origem operária como ele”. No entanto, mais do que infeliz e injusta, o que a comparação tem de terrível é o seu caráter revelador. Nela, a brutalidade da exploração do trabalhador e a agressão ao meio ambiente aparecem como “destino”, fatalidade natural, e não como escolha política a partir de uma determinada correlação de forças sociais.

A bestial brutalidade da acumulação primitiva, que espantou o mundo e gerou reações como a “lei dos pobres” na Inglaterra, seguida de outras propostas que marcaram o processo civilizatório (filantropia social, sindicalismo, caixas de ajuda mútua, solidarismo cristão, estado de bem estar social, socialismo), retorna com força total no globalitarismo financeiro. Liberta dos inconvenientes do controle social, a essência destrutiva que sempre habitou o cerne do capital é a catástrofe que nos ameaça.

E o presidente mascate, esquecido do seu tempo de retirante, se apresenta para cumprir o papel que lhe cabe na engrenagem infernal. No carvão ou na cana, para não atrapalhar o fluxo dos negócios, o destino do trabalhador, no século 18 ou no 21, é comer o pão que o diabo amassou. É um imperativo categórico para o crescimento, coisa natural e inevitável, a prática que agride o meio ambiente e esfola o trabalhador. Ao governante, como pensa o presidente mascate, resta o papel de apertar as alças do garrote vil.

Alguns estudiosos de outros tempos sombrios, aqueles dominados pela vigência direta do trabalho escravo, lançam luz sobre um aspecto curioso das relações de poder no interior do mecanismo de exploração do trabalho. O feitor mais eficaz, aquele que com mais desenvoltura acionava o chicote, era o ex-escravo. Mudou de lado e, por isso mesmo, está sempre obrigado a renovar as provas de sintonia fina com o senhor. O raciocínio, infelizmente, se aplica ao caso em pauta: o presidente mascate é um feitor do capitalismo cruel.

Léo Lince é sociólogo.

DIA 5 DE OUTUBRO VENCE O CONTRATO DE CONCESSÃO DA GLOBO!!

Se você é a favor da não-renovação pelo governo da concessão desta emissora que nasceu e cresceu sob a bênção da Ditadura Militar, que fabricou a imagem de Collor e manipulou descaradamente as eleições de 1989, que escondeu debaixo do tapete toda a corrupção do governo FHC (fraudes nas privatizações, compra de deputados pela emenda da reeleição) e que vem fazendo exatamente o oposto com o atual governo, que persegue e criminaliza os movimentos sociais, que desde que existe mente, manipula e censura de acordo com seus interesses, que monopoliza de forma absoluta a mídia nacional e que por isso impede a concretização em nosso país de uma democracia que seja digna do nome, enfim, se você quer que Lula siga o exemplo de Chávez e dissolva as grandes emissoras golpistas, manipuladoras e monopolizantes, este é o seu lugar! Vamos todos juntos coordenar uma campanha nacional. Dia 5 de outubro, NÃO renovemos a concessão da Globo!