sábado, 4 de abril de 2015

Venezuela, essa estranha “ameaça” que oferece aquecimento gratuito aos pobres dos EUA

pdvsaEstados Unidos - Ciudad CCS- [Tradução do Diário Liberdade] As comunidades indígenas e os abrigos de moradores de rua de 25 estados e o Distrito de Columbia, nos EUA, são beneficiados do Programa Venezuela-Citgo de Combustível para Aquecimento, ou seja, as famílias pobres de metade dos estados desse país recebem gratuitamente energia para enfrentar a crítica situação de pobreza que os expõe à crueldade das baixas temperaturas do inverno estadunidense.

O Programa Venezuela-Citgo de Combustível para Aquecimento foi a resposta solidária do Comandante Hugo Chávez para oferecer ajuda às famílias afetadas em 2005 pelos furacões Katrina e Rita, que geraram escassez e aumento do preço do combustível para calefação.

Nesse momento, setembro de 2005, os residentes do bairro do Bronx, em Nova Iorque, atendendo ao espírito humanista, solidário e não mercantil da Revolução Bolivariana, aproveitaram a visita do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para comunicá-lo sobre a penosa situação de pobreza e abandono em que se encontravam as famílias afetadas pelos fenômenos climáticos.

Leia também: Bronx homenageia Chávez por sua luta pelos pobres

Um mês depois, após a proposta de Chávez de oferecer combustível de aquecimento, é quando em 27 de outubro de 2005 membros do Congresso dos EUA enviam carta aberta solicitando às empresas petroleiras ajuda para as famílias de baixa renda afetadas pelos altos preços do combustível.

Ainda assim, nenhuma empresa transnacional petroleira com sede nos EUA acatou o pedido dos parlamentares. Apenas a PDVSA-Citgo respondeu ao chamado.

Deste modo, a PDVSA-Citgo empreende a tarefa de oferecer combustível de aquecimento com a finalidade de melhorar a qualidade de vida de famílias de baixa renda e moradores de rua atendidos por instituições sociais dos EUA, por meio do fornecimento gratuito de combustível durante o inverno.

Com essa ação, a PDVSA-Citgo mostrava ao mundo e principalmente à opinião pública dos EUA, o claro perfil de empresa comprometida com o ideal bolivariano de alcançar a maior soma de felicidade possível para os homens e as mulheres do planeta, alinhada com os princípios de solidariedade que guiam a Revolução Bolivariana e que são refletidos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela.

O Programa emprega como método de ajuda a concessão a cada família beneficiada de 100 galões gratuitos, o que lhes permite economizar aproximadamente 387 dólares.

As estimativas desde 2005 até 2014 apontam que nesses nove anos foram beneficiados aproximadamente 140 mil lares estadunidenses.

O programa também tem atendido com combustível de aquecimento 261 comunidades indígenas e 245 abrigos.

Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.