sexta-feira, 29 de junho de 2007

Viagem ao "muro" europeu


Sophie Boukhari

Algumas pessoas reúnem-se diante de um altar improvisado: uma caixa de televisão de papelão, coberta por um papel brilhante, sobre a qual há uma cruz e ramos de flores colhidas. Um pouco distante, algumas pedras dispostas sobre o chão indicam a direção de Meca. Em Oujda, cidade fronteiriça do nordeste do Marrocos, num lugar afastado dentro do campus universitário, os migrantes subsaarianos encontram-se retidos e têm grande necessidade de rezar, para continuar a crer em seu destino. Eles declaram que estão “nas mãos de Deus”.

No interior desse campo de retenção informal, 300 a 400 pessoas sobrevivem graças ao auxílio de associações locais, dos Médicos Sem Fronteiras (MSF), à solidariedade de mulheres da região e à mísera renda obtida pela mendicância, por pequenos “bicos” e por tráficos diversos. Dormem sob lonas de plástico amarradas em árvores finas e nos muros do campus. Mal vestidas e desnutridas, estão expostas às repressões policiais e à lei das “máfias” que regem o local.

Os ocupantes são, na sua grande maioria, originários da Nigéria, Camarões, Senegal, Mali, Costa do Marfim e Republica Democrática do Congo (RDC). Alguns sobreviventes de Darfur desembocam no local de vez em quando. Com idade entre 18 a 30 anos, eles vivem agrupados por comunidades: francófonas de um lado, anglófonas de outro. A maioria tem um nível de educação que ultrapassa o ensino secundário e uma profissão. Em sua vida anterior, eram artesãos, operários, funcionários, agricultores, médicos ou engenheiros.

Para esses africanos que partiram “em busca da vida” na Europa, a região de Oujda representou, por muito tempo, uma última etapa antes de passar para “o outro lado da Terra”, menos violento e muito mais rico. A maioria partia atravessando o estreito de Gibraltar. Depois, passaram a buscar a entrada pelos enclaves espanhóis de Ceuta e de Melilla, estabelecidos como forma de sobrevivência singular na época de colonização, quando os fluxos de população trans-mediterrânea eram feitos no sentido Norte-Sul.

Tudo mudou após a reunião do Conselho Europeu em Sevilha, em junho de 2002. Conduzidos pelo então primeiro-ministro espanhol José Maria Aznar, diversos países do Velho Continente ameaçaram bloquear os auxílios financeiros aos países africandos de “saída” e de “trânsito” que não os ajudassem a combater os clandestinos. Objetivo: criar um cordão sanitário em torno da União Européia, encarregando os países vizinhos de reter os migrantes e os que pedem asilo, e de lidar com a violação dos direitos da pessoa referentes a essas situações.

Acordo Europa-Marrocos: migrantes encurralados

Diretamente visado, o Marrocos registra as conseqüências dessa nova determinação. Ele tem muito a perder, já que é o primeiro beneficiário (recebe em torno de 20%), dos fundos europeus destinados aos países mediterrâneos (MEDA). No total, a União Européia concede ao reinado marroquino 150 milhões de euros de auxílio por ano, sem contar os empréstimos.

Em novembro de 2003, Rabat promulgou a lei 02-03 sobre os migrantes irregulares. Inspirado no direito francês, o texto privilegia a dimensão repressiva, por mais que busque proteger os refugiados políticos, as mulheres grávidas e os menores de idade. No plano operacional, Rabat opta pela criação de uma diretoria, dentro do ministério do Interior, encarregada da migração e da vigilância das fronteiras e composta por milhares de homens.

A partir de 2004, a União Européia e seu aliado marroquino obstruem a rota de Gibraltar. Em seguida aos assaltos sangrentos do outono de 2005, os enclaves espanhóis são igualmente transformados em fortalezas praticamente invencíveis e as florestas ao redor são rastreadas pelas forças marroquinas. Assim, as rotas da migração desviam em direção ao Sul. Às “pateras”, barcos com 20 a 40 pessoas que visavam as margens andaluzes do Mediterrâneo, sucedem os “cayucos” de mais de 100 lugares. Esses partem em direção às Ilhas Canárias, a partir das praias do Saara Ocidental.

A partir de 2006, milhares de migrantes tentam realizar a viagem partindo de Nouadhibou (Mauritânia), de Dacar ou de Saint-Louis (Senegal). A travessia é mais longa e perigosa – um passageiro dentre seis morreria afogado, segundo as autoridades espanholas, no ano seguinte. Mas é menos custosa: 500 euros, aproximadamente, contra 1000 a 1300 euros via Laâyoune (Saara Ocidental).

Na saga de Alphonse, "a humilhação da pele negra"

Porém, a rota marroquina não foi abandonada. Ela, aliás, retomou sua força em 2007, após uma pausa ligada ao drama de Ceuta e de Melilla. É o que explica, em Oudja, Jelloul Arraj do Grupo de Auxílio aos Migrantes, criado por duas associações locais. Há alguns meses, novos migrantes vindos da Argélia chegam, a cada noite, à cidade. Eles misturam-se com os outros, que foram brutalmente interrompidos, em seu trajeto rumo à Europa. “A cada semana, há uma ou duas repressões”, testemunha Arraj. Os migrantes são inspecionados no mar, içados após um naufrágio ou simplesmente sofrem uma repressão policial, em Oujda e no resto do reino marroquino. Ninguém é poupado: nem as mulheres grávidas, nem as crianças, nem os refugiados ou os que pedem asilo. Em plena madrugada, todos são conduzidos para a fronteira argelina, situada a 13 quilômetros.

A maioria logo volta para o lado marroquino. No trajeto, esses migrantes são despojados do que têm pelos militares (argelinos e marroquinos), por bandos de larápios dos bairros pobres de Oujda ou por gangues de ladrões nigerianos. Inúmeros casos de estupro foram constatados pelas ONGs. As gangues praticam ainda seqüestros de pessoas, com pedido de resgate para a família que permanece no país de origem.

Além disso, em Oujda, há os migrantes “mais antigos”, os que estão retidos em Marrocos há anos e esperam. Como Alphonse, 34 anos, que deixou a República Democrática do Congo em outubro de 2002. Ele conta: “eu estava no último ano de agronomia em Kinshasa e militava contra [o presidente Joseph] Kabila. Meus amigos foram presos. Soube então que era procurado. Atravessei o rio, em direção a Brazzaville [capital do Congo]. Não voltei mais para minha casa: nem para me despedir da minha filhinha, nem para pegar minhas coisas. Na época, a idéia de ir para a Espanha nem passava pela minha cabeça”.

Há três anos, Alphonse espera. Após algumas aventuras que o conduziram de um “projeto” para outro, da Nigéria à Argélia, acabou se fixando em Oujda, por mais que continue indo, às vezes, para a floresta, a fim de tentar a passagem pelos enclaves — ou ainda para a Argélia, para trabalhar. Ele contou que vivenciou mais de 30 repressões policiais, duas delas após ter conseguido entrar em Melilla: “Te arrancam tudo — celular, dinheiro. Te colocam num caminhão que segue até o Sul durante 12 horas. Depois te jogam assim, no meio do deserto. É a humilhação da pele negra”. Hoje, Alphonse ajuda estudantes marroquinos que assistem a um curso científico; ele corrige, digitaliza e edita suas dissertações de fim de ano.

Entre a repressão da polícia e a máfia dos acampamentos

Alphonse continua a militar: via internet, a favor de uma outra RDC, e também pelos direitos dos migrantes, no Marrocos. “Aqui, vivemos no terror. Eu mesmo me tornei insone. Espero sempre uma repressão da polícia. Nos roubam tudo, nos esmurram, colocam 800 de nós num mesmo quarto, onde não conseguimos respirar. Tudo o que peço é o direito de ter direitos”.

Muito popular no local da universidade, Gustave estabeleceu seu “escritório” num cibercafé. Desempenha um papel intermediário para as OGNs, que não conseguem mais assegurar a distribuição de auxílio humanitário aos migrantes. “Luto para que todo mundo receba ajuda de maneira igualitária. Há, entre nós, líderes negativos, que visam os bolsos dos outros. Ontem, fui esbofeteado por um deles, mas isso não significa que eu vá desistir”, afirmou Gustave.

No início dessa primavera, a atmosfera do campus está mais do que tensa. Ao se aproximar a temporada das migrações (abril-setembro), os negócios são retomados. Dois chefões (“chairmen”) nigerianos se enfrentam para controlar o local. “Há alguns anos, os líderes eram intelectuais. Tivemos um professor de economia, um pediatra. Eles geriam o acampamento com sabedoria. Mas, com o passar dos anos, mais as pessoas perdem a esperança e mais o regime endurece. Agora, os que se impõem são os mais violentos”, testemunhou um agente humanitário. Uma pequena minoria de homens rege o esquema organizado, faz chantagens com os mais fracos e aterroriza os rebeldes. Eles servem também estão ligados aos bandos de ladrões que pilham a zona fronteiriça. Compreende-se assim por que alguns migrantes preferem evitar o campus e se esconder nos arredores, nas fazendas abandonadas e nos abrigos improvisados dentro dos bosques.

É o caso de Ali, um jovem gambiano de 24 anos. Exprimindo-se num inglês perfeito, Ali declarou: “Vim para cá para poder descansar. Estou exausto e repenso o que fiz. Deixei meu país em 15 de julho de 2005. Até 2004, tudo ia bem. Meu tio pagava meus estudos de economia na universidade de Banjul. Depois, ele morreu e como ninguém podia me ajudar, fui obrigado a abandonar a faculdade. Trabalhei um pouco numa empresa de transferência de câmbio, mas após dois meses o escritório fechou. Com o dinheiro que havia ganhado, fiz um curso de informática, pois adoro estudar. Gostaria de continuar. Um amigo me disse que poderia fazer isso na Europa. Eu só tinha que partir com ele”.

Uma bala de borracha no joelho: Ali não ameaça mais as cercas

Ali juntou 500 euros que possibilitaram sua ida a Marrocos, via Senegal, Mali e Argélia. Eis o seu relato: “Participei do ataque em massa às cercas de arame que isolam Melilla no outono de 2005. Recebi uma bala de borracha no joelho. Os espanhóis me capturaram e me mandaram para o Marrocos. Fui arrastado para Oujda antes de poder passar novamente para o lado argelino, para Maghnia. Tive que permanecer imóvel por causa do meu joelho. Como falava bem o árabe, os argelinos me ajudaram. Pessoas da Sunna me levaram e me abrigaram em Argel, onde permaneci durante três meses. Mas essas pessoas são vigiadas pela polícia. Um dia, fui preso e depois libertado. O homem da Sunna me deu 100 euros e mandou que eu partisse. Retornei pelas florestas do Marrocos. Junto com quatro outros homens. Voltei a atacar as cercas de arame de Melilla. Dois conseguiram atravessar, mas eu fui pego e mais uma vez levado para a fronteira argelina, próximo a Oujda em dezembro de 2006. Com meu joelho estourado, já não posso atacar as cercas de arame. Preciso arranjar dinheiro para tentar atravessar de outra maneira. Não vejo lugar para mim na África”.

“Não podemos voltar para nossa casa de mãos vazias, depois de terem roubado todo nosso dinheiro. Permanecerei aqui até encontrar uma solução”, afirmou um dos companheiros de Seydou, um jovem camaronês de 22 anos.

Se a rota de Oujda tem novamente uma certa procura, é porque surgiram novos esquemas organizados de travessia. Para os migrantes, tudo é uma questão de meios. Para atravessar, é necessário ter em primeiro lugar o dinheiro; em segundo, sorte. O ataque às cercas de arame que isolam os enclaves espanhóis, por mais que esteja fadado ao fracasso, é a única via de acesso para os pobres. Para aqueles que dispõem de mil euros, a nova rota de Rif (das costas do nordeste do Marrocos até a zona da Almeria na Espanha) pode valer a pena, caso se encontre uma pessoa honesta para conduzir a travessia e um mar calmo.

Pelo mesmo preço, é possível também tentar entrar em Ceuta e Melilla, escondendo-se num carro ou num caminhão. “Esses enclaves são redutos do contrabando: droga, cigarros etc. O tráfico de migrantes é apenas um dentre outros”, lembra outro agente humanitário. Em Melilla, os migrantes asiáticos que vieram pela África e pelo Marrocos são, hoje, mais numerosos do que os subsaarianos. Eles pagam muito caro ao partir, até dez mil dólares por pessoa, e têm esquemas de passagem bem estruturados.

Sob a repressão surge uma comunidade informal

Mas é nas cidades da costa atlântica que a maioria das pessoas em trânsito em Oujda vão tentar a sorte. Segundo Javier Gabaldón, coordenador dos Médicos Sem Fronteiras no Marrocos, é possível observar duas grandes tendências, desde os acontecimentos de Ceuta e de Melilla. A primeira é um “acomodamento” dos migrantes. A segunda é o aumento da intensidade da violência da qual eles são vítimas, inclusive a violência por parte de si mesmos. Cerca de 30% dos casos de violência são imputados aos traficantes africanos, contra 35% referentes às forças de segurança marroquinas e 31% aos delinqüentes marroquinos. “Constatamos, também, um crescimento muito preocupante dos casos de violência sexual, na ocasião das repressões policiais”, acrescentou Gabaldón.

Hoje, em torno de 80% de 10 mil migrantes africanos no Marrocos estão agrupados em Rabat e um número menor em Casablanca. A capital do reinado marroquino se tornou o “grande centro” dos esquemas organizados e uma etapa obrigatória antes de Laâyoune e da viagem para as Ilhas Canárias. Lá, os africanos vivem em apartamentos alugados pelo dobro do preço de mercado e sofrem agressão se não pagarem. Cada comunidade tem o seu espaço predileto, seu chefe, sua lei e suas redes de relação. “Os novos mantêm a vida dos mais velhos. Quando se chega a um alojamento, é preciso pagar uma “taxa de gueto” de 50 euros”, explica Gwenaëlle de Jacquelot, da Caritas, ONG católica que administra um abrigo para migrantes. Como os clandestinos não têm acesso ao emprego, eles desenvolvem uma economia informal de sobrevivência.

“Tudo é muito estruturado, e a organização se acentua cada vez mais”, explica Pierre Tainturier, dos Médicos do Mundo. Os “chairmen” embolsam rendas expressivas. Eles gerem seus grupos e as transações de seus “protegidos” com os “connection men“ — homens-chaves que dispõem de todos os contatos necessários para organizar a travessia, inclusive dentro da polícia ou do exército.

Os outros migrantes viram-se como podem para financiar sua estada provisória e acumular o necessário para poder partir. Alguns recebem dinheiro da família que permaneceu no país de origem. Outros mendigam ou comercializam legumes e roupas como vendedores ambulantes. Além disso, há os tráficos: dinheiro falso, prostíbulos, documentos falsos.

"É preciso correr atrás de um homem, que pede teu corpo em troca

Nesse sistema cada vez mais opressor, a vida é um inferno para os mais vulneráveis. A começar pelas mulheres, quase todas condenadas a se vender para poder contar com um teto ou um quarto de dez dirhams (um euro).

Françoise, uma congolesa de 29 anos, que chegou em Rabat em 2004, explica a situação: “Abandonamos nosso país, porque não dava mais. Mas não queríamos essa vida. O tempo todo, somos caçados, jogados em Oujda e violentados. É preciso sempre correr atrás de um homem que te pede o teu corpo em troca. Depois, ele te deixa grávida ou doente (AIDS). Só Deus sabe quando deixaremos essa miséria”.

A percurso de Françoise é uma via-crucis tragicamente banal para uma mulher migrante. Eis sua experiência: “Deixei a República Democrática do Congo em 2001, por causa da situação política. Tinha 21 anos. Meu pai era um militar de Mobutu. Quando Kabila tomou o poder, ele foi enviado para o Norte, para Kisangani. Um dia, os rebeldes atacaram seu acampamento militar e pediram as armas. Meu pai passou para o lado deles. Kabila se vingou. Mandou seus homens para nossa casa em Kinshasa. Minha mãe foi estuprada na minha frente e minha tia, morta. Eu tive um ataque e fiquei com um lado do corpo paralisado. Vizinhos me levaram para o hospital, onde passei pelo menos um ano. Ao deixá-lo, soube que minha família tinha partido para Brazzaville. Minha mãe tinha me deixado dinheiro, com um amigo. Peguei a quantia e fui em busca dela”.

Françoise nunca mais reencontrou sua família. Procurou até em Camarões, onde foi conduzida ao Norte, pelos esquemas organizados. “Eu não conhecia ninguém e era obrigada a continuar. No Níger, um senhor nos amontoou num jipe. Havia malineses, nigerianos e somente duas mulheres, uma delas com uma criança. Seguimos viagem, mas o chofer nos abandonou no meio do deserto. Ao longe, avistávamos as luzes de Djanet, na Argélia”.

"Um camaronês se afogou na minha frente. Os pescadores me salvaram"

“Homens nem brancos nem negros vieram. Levaram tudo o que tínhamos e me estupraram, assim como as outras mulheres. Comecei a vomitar sangue e a respirar com dificuldade. Mas era preciso continuar. Fomos a pé até Djanet, onde os ’irmãos’ me deixaram num hospital”. Ali, Françoise encontrou uma argelina que cuidou dela: “Ela morava em Argel e me fez acompanhá-la até lá. Eu cuidava da sua casa e a ajudava em seu salão de cabeleireiro. Ela me pagava e me tratava bem. Passei um ano assim e, então, decidi ir pro Marrocos. Na época, em 2004, o país era mais seguro para pessoas sem documento. Na Argélia, quando há uma repressão, você tem que fugir por milhares de quilômetros”.

“Em 2005, os homens foram atacar as cercas de arame que isolam Ceuta. Eu não podia acompanhá-los. Com um grupo, optamos por contornar o enclave de madrugada, pelo mar. Guias marroquinos te dão câmarascde ar, nas quais você se engancha, e nadam puxando três pessoas ligadas por cordas. Mas, o meu guia não agüentou o frio e me largou. Fiquei cinco horas na água absurdamente gelada. Um jovem camaronês se afogou na minha frente. Finalmente, quando amanhecia, pescadores vieram nos salvar ”.

Depois de ainda ter de passar alguns meses sendo perseguida na floresta, Françoise finalmente conseguiu seguir seu grupo em Rabat. “Nós andamos durante 20 dias, nos escondendo. Cheguei aqui em 24 de fevereiro de 2005”. Hoje, Françoise se vira sozinha, evita os homens e as “máfias”. Ela mora num canto da cozinha de uma mulher marroquina que lhe cobra 150 DH por mês (14 euros). Para viver, conta com as associações, igrejas e com o pouco de dinheiro que lhe proporciona sua habilidade de cabeleireira clandestina.

Possível saída: "Tirar a África da crise em que ela afunda"

Françoise também é uma das pessoas que pedem asilo e são reconhecidas pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Desde a abertura de seu escritório em Rabat, no início de 2005, o ACNUR registrou, em média, cem pedidos de asilo por mês, essencialmente de pessoas oriundas da República Democrática do Congo e da Costa do Marfim. Até agora, concedeu o estatuto de refugiado a menos de 400 pessoas, o que revela uma taxa de reconhecimento de 17%.

Contudo, o fato de Françoise ter escapado das repressões policiais deve-se mais a sua discrição do que ao estatuto teoricamente protetor. O Marrocos – que apresenta graves déficits sociais – não quer nem ouvir falar de instaurar um direito de asilo sobre o seu território, como lhe pedem o ACNUR e a União Européia. Resultado: os refugiados não têm direito nem à “carteira de permanência de estrangeiro”, nem à permissão de trabalho que lhes permitiria reconstruir suas vidas no país, caso não conseguissem atingir a Europa. E pior, são regularmente pegos em repressões policiais e arrastados para a fronteira argelina, apesar da lei 02-03 e da Convenção de Genebra, que supostamente os protegeriam.

Para Mohamed Kachani, está mais do que na hora de acabar com a obsessão de segurança e considerar a problemática das migrações na sua globalidade. É necessário “agir no nível das causas fundamentas”, defende ele. Para isso, o primeiro imperativo seria se comprometer, seriamente, em tirar a África da crise na qual ela afunda.

Fonte:DiploBr

Tradução: Leonardo Teixeira da Rocha
leorocha2003@yahoo.com.br


O etanol e a invasão estrangeira

Altamiro Borges*

A revista empresarial Exame, no seu anuário do agronegócio publicado neste
mês, confirma: o capital estrangeiro está invadindo as terras brasileiras. O
etanol é o motivo desta gula. Apresentado como fonte alternativa de energia,
num mundo em que o combustível fóssil, o petróleo, dá sinais de fadiga e
agrava perigosamente o aquecimento global, este derivado do álcool é a nova
coqueluche das multinacionais e dos especuladores. Já o Brasil, por suas
enormes vantagens comparativas – abundância e qualidade das terras, preço
relativamente baixo das propriedades, mão-de-obra barata e capacidade
tecnológica – surge como uma “janela de oportunidades”, para citar um termo
da moda, para os saqueadores capitalistas.

“Num ritmo febril, têm sido anunciadas quase a cada semana novas parcerias,
operações de compra e organização de fundos de investimento destinados a
colocar dinheiro na produção de álcool no país. De acordo com a consultoria
Datagro, os estrangeiros investiram 2,2 bilhões de dólares no setor desde
2000”, festeja a revista. “Da lista das dez maiores empresas do setor no
Brasil, quatro já possuem participação de capital estrangeiro: Cosan,
Bonfim, LDC Bioenergia e Guarani. Uma quinta companhia, a Santa Elisa, fez
recentemente parceria com a americana Global Foods para constituir a
Companhia Nacional de Açúcar e Álcool, cujo plano é investir R$ 2 bilhões na
construção de quatro usinas em Goiás e Minas Gerais.”

“LÍDER DO MERCADO MUNDIAL”

Ainda segundo a revista empresarial, “é fácil entender o motivo de tanto
interesse de grupos estrangeiros. Maior produtor mundial de cana-de-açúcar,
o Brasil disputa a liderança do mercado de etanol com os EUA, que faz álcool
combustível do milho. A meta dos americanos, reafirmada pelo presidente
George W. Bush durante recente visita ao Brasil, é reduzir o consumo de
combustíveis fósseis em 20% até 2017. Isso significa que, nos próximos dez
anos, somente nos Estados Unidos a demanda por etanol pode atingir 132
bilhões de litros por ano. É mais de três vezes a atual produção mundial de
etanol”.

Da produção mundial de 40 bilhões de litros, o Brasil é responsável por uma
fatia de cerca de 16 bilhões, mas tem reais possibilidades de aumentar a sua
participação. O país é de longe o fabricante mais eficiente, com um custo de
produção de US$ 0,22 por litro de etanol, diante de 0,30 dos EUA e de 0,53
da União Européia. Além disso, comemora a revista, “tem área suficiente para
multiplicar as plantações e atender ao esperado aumento da demanda. Segundo
a Datagro, a quantidade de cana moída no país deverá aumentar de 473 milhões
de toneladas na próxima safra para 700 milhões em 2014. Isso vai exigir
investimentos em 114 novas usinas – hoje o Brasil tem 357 unidades em
operação e outras 43 em construção”.

A GULA DOS ESPECULADORES

Como um típico folheto publicitário, a revista da Editora Abril enaltece os
especuladores que descobriram este filão. “O melhor exemplo é o
megainvestidor húngaro George Soros, dono de uma fortuna estimada em US$ 8,5
bilhões. Ele se tornou um dos sócios da Adecoagro, que comprou a Usina Monte
Alegre, em Minas Gerais, e está construindo uma nova usina em Mato Grosso do
Sul. Outro investidor que decidiu apostar no etanol brasileiro é o
bilionário indiano Vinod Khosla, um capitalista de risco que fez fortuna nos
EUA com suas tacadas certeiras [inclusive bancando o Google]. Khosla é sócio
da Brazil Renewable Energy Company (Brenco), empresa lançada em março por
Henri Phillipe Reichstul, ex-presidente da Petrobras”. Outro sócio da Brenco
é o australiano James Wolfensohon, ex-presidente do Banco Mundial.

Os especuladores, num mundo dominado pela ditadura do capital financeiro,
são os maiores interessados nesta nova fonte de riqueza – e até se
travestem, na maior caradura, de ecologistas. Entre os fundos de
investimentos que já abocanharam terras brasileiras, a Exame cita a
estadunidense Kidd&Company, que detém o controle da usina Coopernavi e
participa da empresa Infinity Bio-Energy em conjunto com a corretora Merrill
Lynch. A Infinity já é dona de quatro usinas no país e, no ano passado,
arrecadou US$ 300 milhões nos mercados financeiros exclusivamente para
investir no setor sucroalcooleiro nacional. “Não foi difícil convencer os
estrangeiros a investir no etanol do Brasil, pois eles já tinham a percepção
das vantagens comparativas do país”, explica Sérgio Thompson Flores,
principal executivo da Infinity.

SOROS, GATES E OUTROS “ECOLOGISTAS”

Já a poderosa Cargill, com faturamento R$ 10,9 bilhões no país e forte
domínio no setor dos transgênicos, adquiriu em junho passado o controle
acionário da Cevasa, no interior paulista. Outro gigante da área, a Bunge,
tentou abocanhar a Usina Vale do Rosário, a terceira maior produtora de
açúcar e álcool do país – mas as negociações empacaram. Já o grupo Pacific
Ethanol, que tem como sócio o bilionário Bill Gates, dono da Microsoft,
contratou a consultoria KPMG para coordenar sua expansão no Brasil. “Há sete
anos, eu tinha um único cliente em operações de fusões e aquisições
interessado no etanol brasileiro. Hoje, 80% de minha carteira é formada por
interessados nesse setor”, revela André Castelo Branco, sócio da KPMG.

Mas não são apenas as multinacionais estadunidenses que estão de olho nas
terras brasileiras. Há também fortes corporações européias e japonesas.
Ainda segundo a revista Exame, um “investidor de risco”, nome fantasia dado
aos especuladores, é o grupo francês Louis Dreyfus, que já controla as
usinas Luciânia, em Minas Gerais, e Cresciumal e São Carlos, no interior
paulista, e que comprou, em fevereiro último, quatro usinas do grupo
pernambucano Tavares de Melo. Já o grupo Tereos, também de origem francesa,
tem 6,3% de participação na Cosan, 47,5% da Franco Brasileira de Açúcar e
100% da Açúcar Guarani.

“TERRAS E MÃO-DE-OBRA BARATAS”

O anuário do agronegócio da revista Exame só corrobora outras informações
que têm pipocado na mídia. A mesma publicação já havia antecipado em abril
passado “a nova onda de investidores estrangeiros em terras brasileiras”.
Dava conta que o fazendeiro australiano Robert Newel tinha investido US$ 4,5
milhões na compra de 11.350 hectares no município de Rosário, no oeste da
Bahia, e que o multibilionário fundo de pensão da Califórnia (EUA), o
Calpers, era dono de 23 mil hectares de terras nos estados do Paraná e de
Santa Catarina. “Além do aceso à terra e mão-de-obra muito mais baratas,
venho do continente mais seco do mundo e posso dizer que Rosário é um
verdadeiro paraíso para a agricultura”, explicou Newel.

Segundo o artigo, esta seria a segunda onda de investimentos externos no
campo brasileiro. “No primeiro movimento, ocorrido no início desta década,
alguns fazendeiros, sobretudo norte-americanos, começaram a investir no
país, atraídos pelo baixo custo da mão-de-obra e das propriedades. Um
hectare de terra nos EUA chega a custar mais do que o triplo. O novo fluxo
de capital estrangeiro alimenta-se de fenômenos mais recentes [como a
produção de combustíveis renováveis]. Além das vantagens naturais como o
clima e abundância de água, o Brasil dispõe hoje da maior área para
incrementar a produção no campo. Estima-se que existam cerca de 90 milhões
de hectares ainda inexplorados e prontos para a atividade agrícola.”

PROPAGANDA NA INTERNET

A tendência é que a gula dos investidores estrangeiros aumente muito mais. A
advogada Isabel Franco, do escritório Demarest&Almeida, que presta
assessoria aos ricaços, garante: “É dinheiro grosso chegando por ai”.
Anderson Galvão, da consultoria Céleres, concorda: “Eles estão muito
interessados e dinheiro é o que não falta”. Sua empresa foi contratada por
quatro fundos estrangeiros que já dispõem de cerca de US$ 400 milhões para a
aquisição de fazendas no Brasil. Toda esta euforia decorre da “exuberância
irracional” do sistema capitalista. Enquanto o planeta padece na miséria, os
rentistas já investiram nos primeiros cinco meses do ano 2,18 trilhões de
dólares (4,25 trilhões de reais) em fusões e aquisições de empresas no
mundo.

A produção de etanol no Brasil se torna um negócio altamente lucrativo para
estes capitais especulativos, inclusive para os predatórios fundos private
equity, especializados na compra de propriedades. O boom é tão violento que
já existem sites na Internet fazendo propaganda do agronegócio no país. Eles
oferecem pacotes de viagens para os interessados em visitar fazendas no
país. O endereço de um desses serviços, o da consultoria AgBrazil, contém na
primeira página a mensagem: “Welcome to a world of opportunities” (bem-vindo
a um mundo de oportunidades). Segundo Plilip Warnken, dono da AgBrazil,
sediada em Columbia, no Missouri (EUA), “as oportunidades do agronegócio
brasileiro superam a imaginação”.

NEGÓCIOS DOS RICOS E FAMOSOS

Reportagem do jornal O Globo, do início de junho, revela que o etanol
“entrou na agenda de negócios dos ricos e famosos”. Figurões do esporte, do
mercado financeiro e até ex-membros do governo já entraram em campo. Entre
outros, ela cita dois ex-presidentes do Banco Central na gestão de FHC,
Gustavo Franco e Armínio Fraga, e dois ex-ministros do governo Lula, Luis
Fernando Furlan e Roberto Rodrigues. Logo que deixou o Ministério da
Agricultura, Rodrigues se uniu a Jeb Bush, irmão do presidente dos EUA, ao
presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Alberto Moreno, e ao
ex-primeiro-ministro do Japão, Junichiro Koizumi, para montar uma
consultoria com o objetivo de divulgar o etanol pelo mundo.

A reportagem também dá destaque ao ex-presidente da Petrobras, Henri
Phillipe Reichstul, líder de um megafundo de investimentos que teria US$ 2
bilhões destinados ao etanol. Outra figura de peso é o todo-poderoso da
Ambev, Jorge Paulo Lemann, segundo homem mais rico do Brasil. Ainda circulam
rumores de que Naji Nahas – símbolo da especulação nacional – estuda
projetos nesta área. “Este é o mercado do futuro”, afirma o presidente da
Ethanol Trading, Roberto Giannetti da Fonseca, ex-secretário-executivo da
Câmara de Comércio Exterior (Camex) no governo FHC. O lucro fácil também já
atraiu o banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity, que comprou
recentemente cem mil hectares da terra no Pará.

EXPLOSÃO DO PREÇO DO HECTARE

Desde a criminosa onda de privatizações do governo FHC, o país não assistia
a um volume tão grande de investimentos estrangeiros diretos. Somente nos
três primeiros meses de 2007, o Banco Central registrou o ingresso de US$
6,5 bilhões – aumento de 66% em relação ao mesmo período do ano passado. O
maior responsável por este aumento recorde foi o etanol. A gula por terras
nativas é tanta que já se observa uma violenta alta dos preços no campo. “Na
corrida para não ficar de fora desse mercado, quem quiser adquirir uma usina
brasileira deve se dispor a pagar, hoje, mais que o dobro do valor médio
registrado em 2005. Mesmo com a disparada dos valores, não faltam
interessados em abrir o cofre”, aconselha a Exame.

Reportagem do jornal O Globo do início de junho atesta que “o crescimento
dos projetos envolvendo o plantio de cana-de-açúcar e a produção do etanol
fez explodirem os preços das terras no país”. Em abril passado, o valor do
hectare atingiu o seu pico histórico. Na Zona da Mata de Alagoas, o preço
subiu 84%; em Araraquara, interior paulista, o hectare se valorizou em 70% e
a cana já está ocupando o espaço antes reservado aos grãos e às pastagens.
“Há dois anos atrás, só se falava em soja. Agora, a vedete é o etanol. Esta
inflação está estritamente ligada ao etanol”, confirma a engenheira agrônoma
Jacqueline Dettman. A cana já ocupa 3,4 milhões de hectares em São Paulo, o
equivalente a 52% do plantio do produto no país.

O REAL PERIGO DA DESNACIONALIZAÇÃO

Na sua obsessão pelo crescimento, o governo Lula parece não medir as
conseqüências da célere invasão estrangeira. Há várias linhas de crédito,
inclusive do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES),
para bancar as poderosas multinacionais e os barões do agronegócio nativos.
Segundo o deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), presidente da Subcomissão de
Política Agrícola da Câmara, há estudos para repassar verbas do Fundo de
Amparo ao Trabalhador (FAT), criado para subsidiar o seguro-desemprego e
outros programas sociais, para refinanciar as dívidas dos produtores rurais
– calculadas em R$ 4 bilhões. O objetivo seria exatamente o de alavancar a
construção de usinas e a produção do etanol.

Há certo consenso de que a produção de biocombustíveis é uma necessidade
imperiosa na atualidade. Diante dos sinais de fadiga do petróleo e dos
efeitos destrutivos deste combustível fóssil, até as entidades
ambientalistas menos ortodoxas concordam que é urgente investir em fontes
alternativas de energia. Por outro lado, o Brasil, por suas inúmeras
vantagens comparativas, surge com todas as condições de explorar de maneira
sustentável esta nova matriz energética. Mas as possibilidades do etanol não
devem embriagar os setores mais críticos da sociedade. Há muitos riscos
neste campo. A atual febre do etanol indica que ou o Brasil adota mecanismos
para proteger a sua economia ou o processo de desnacionalização,
concentração de terras e precarização do trabalho será inevitável!

* Altamiro Borges é jornalista, membro do Comitê Central do PCdoB, editor da
revista Debate Sindical e autor do livro “Venezuela: Originalidade e
ousadia” (Editora Anita Garibaldi, 3ª edição).

Vou construir um castelo

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não esqueço de que a minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver,
apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um “não”.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho?
Guardo-as todas, um dia vou construir um castelo…
Fernando Pessoa

Tudo de "grátis"....

Anti-Spyware/Anti-Virus/Anti-Rootkit Freeware

  1. programa para verificar se há um rootkit instalado no meu computador: F-Secure BlackLight
  2. programa para verificar se há um rootkit instalado no meu computador: RootkitRevealer by SysInternals
  3. programa para verificar se há um rootkit instalado no meu computador: RootKit Hook Analyzer
  4. programa para proteger o computador contra adware: Ad-Aware Personal
  5. programa para proteger o computador contra adware: Spybot-S&D
  6. programa para proteger o computador contra spyware: Windows Defender from Microsoft
  7. programa para proteger o computador contra trojans: ewido
  8. programa para proteger o computador contra virus: AVG Free
  9. programa para proteger o computador contra vírus: AntiVir PersonalEdition Classic
  10. programa para proteger o computador contra vírus: Avast! 4 Home Edition
  11. programa para proteger o computador contra vírus: BitDefender 8 Free Edition
  12. programa para proteger o computador com um firewall: Sunbelt Kerio Personal Firewall
  13. programa para proteger o computador com um firewall: Safety.Net
  14. programa para proteger o computador com um firewall: ZoneAlarm
  15. programa para proteger o browser (navegador) contra spyware: SpywareBlaster
  16. programa para proteger o browser (navegador) contra spyware: SpywareGuard 2.2
  17. programa para remover o vírus CoolWebSearch: CWShredder
  18. programa para remover virus específicos: Grisoft/AVG Virus Removal Tools
  19. programa para parar/limpar hijackers: HijackThis

"Audio/Musica/MP3/Real/Wav Freeware"

  1. programa para gravar um CD: CDBurnerXP Pro
  2. programa para gravar um CD de áudio: MP3 CD Doctor Lite
  3. programa para dividir arquivos MP3 em partes pequenas: mp3DirectCut
  4. programa para dividir arquivos WAV em partes pequenas: CD Wave
  5. programa para dividir arquivos WAV em partes pequenas: Wave Splitter
  6. programa para controlar iTunes no Firefox: FoxyTunes
  7. programa para editar tags mp3: TigoTago
  8. programa para editar tags mp3: Mp3tag
  9. programa para fade-in/fade-out arquivos mp3: mpTrim
  10. programa para gerenciar meu iPod sem iTunes: YamiPod
  11. programa para organizar a coleção de MP3: MediaMonkey
  12. programa para organizar a coleção de MP3: Media Manager
  13. programa para tocar todos os MP3 de uma pasta: 1by1
  14. programa para tocar um CD de áudio: TinyCD
  15. programa para tocar um arquivo de áudio: Foobar2000
  16. programa para tocar um arquivo de áudio: XMPlay
  17. programa para tocar arquivos real audio (.ra, .rm) sem o real software: Real Alternative
  18. programa para gravar/salvar músicas streaming: Streamripper for Winamp
  19. programa para extrair/gravar música de um CD: Audiograbber
  20. programa para extrair/gravar música de um CD: CDex
  21. programa para extrair/gravar música de um CD: EAC = Exact Audio Copy
  22. programa para exibir a letra da música que está tocando/ouvindo: EvilLyrics
  23. programa para Consertar tags de arquivos MP3: the GodFather
  24. programa para Consertar tags de arquivos MP3: ID3-TagIT

"Negócios/Office/Access/Excel/Word Freeware"

  1. programa para adicionar várias funções comumente usadas no Excel: ASAP Utilities
  2. programa para capturar a tela (printscreen): Gadwin PrintScreen
  3. programa para capturar a tela (print screen): ScreenGrab 1.0
  4. programa para capturar a tela (printscreen): Screenshot Captor
  5. programa para capturar a tela (print screen): MWSnap
  6. programa para alterar a data de múltiplos arquivos: SetFileDate 1.1
  7. programa para converter um documento em um formato diferente: Omniformat
  8. programa para converter um documento em pdf: CutePDF Writer
  9. programa para converter um documento em pdf: PrimoPDF
  10. programa para converter banco de dados do Access em mysql: Access to MySQL
  11. programa para criar um pequeno banco de dados: TreePad Lite
  12. programa para criar arquivo pdf (portable document format): PdfEdit995
  13. programa para criar documento pdf: Pdf995
  14. programa para criar documento pdf: PDFCreator
  15. programa para criar arquivo pdf: PDF reDirect
  16. programa para criar/editar listas css: CSS Tab Designer
  17. programa para criar/editar códigos html: Color Coder
  18. programa para criar/editar arquivos html / website: Evrsoft First Page 2006
  19. programa para criar/editar sites html: Alleycode
  20. programa para criar/editar páginas html: Matrix Y2K
  21. programa para criar/editar código html: HTML-Kit
  22. programa para duplicar um bloco de texto com váriaveis programadas: DupBlock
  23. programa para encriptar arquivos PDF: Signature995
  24. programa para abrir arquivos PDF rapidamente: Foxit Reader
  25. programa para proteger com senha / password um arquivo de texto: Steganos LockNote
  26. programa para exibir todas as fontes instaladas: FontList
  27. programa para exibir todas as fontes instaladas: Font Thing

"Comunicação/Chat/Bate-papo/Mensagens Freeware"

  1. programa para chat no IRC: IceChat
  2. programa para bater papo no IRC: X-Chat 2 for Windows
  3. programa para chat com diferentes clientes de mensagens: Trillian by Cerulean Studios
  4. programa para chat com diferentes clientes de mensagens: Jabber
  5. programa para chat com diferentes clientes de mensagens: Miranda IM
  6. programa para chat com diferentes clientes de mensagens: Qnext
  7. programa para chat com diferentes clientes de mensagens: SIM-IM
  8. programa para chat com a rede Jaber: Pandion
  9. programa para verificar múltiplas contas de e-mail com 1 programa: ePrompter
  10. programa para telefonar grátis pela internet: Skype
  11. programa para fazer ligações grátis através da internet: Gizmo
  12. programa para telefonar pela internet gratuitamente: KishKish SAM
  13. programa para telefonar grátis pela internet: switchboard
  14. programa para fazer ligações através da internet de graça: Voipbuster
  15. programa para Falar com usuários do Skype e Google Talk: Festoon Unity
  16. programa para telnet/ssh para um site: PuTTY
  17. programa para usar a ótimo cliente de MSN Messenger (Windows Live Messenger): Mercury Messenger
  18. programa para video conferência: SightSpeed

"Desktop/Área de Trabalho Freeware"

  1. programa para adicionar widgets úteis: Yahoo Widgets
  2. programa para adicionar widgets úteis: Kapsules
  3. programa para tirar screenshots (capturar a tela) em intervalos regulares: TimeSnapper
  4. programa para alterar o wallpaper (papel de parede) automaticamente: Background Boss
  5. programa para trocar o papel de parede (wallpaper) automaticamente: Panorama 32
  6. programa para alterar a resolução de múltiplos monitores de uma vez: HobRes32
  7. programa para mudar/alterar a forma e tamanho do cursor do mouse: Stardock CursorXP
  8. programa para customizar meus atalhos (shortcuts): PowerPr
  9. programa para exibir um calendarário: Calendar
  10. programa para exibir um protetor de telas (screen saver) de imagens/fotos/fotografias da Terra vistas do Espaço: EarthView
  11. programa para exibir informações do clima/tempo/temperatura/previsão do tempo: WeathAlert
  12. programa para mostrar informações do clima/tempo/temperatura/previsão do tempo: WeatherMate
  13. programa para ver informações do clima/tempo/temperatura/previsão do tempo: Weather Watcher
  14. programa para ocultar/esconder/exibir todos os ícones da área de trabalho (desktop): DeskSweeper 2.0
  15. programa para ocultar/esconder aplicações/programas na barra de tarefas taskbar/system tray: WatchCat 2.0
  16. programa para deixar os ícones fixos quando se muda a resolução da tela/monitor: DIManager
  17. programa para lançar/rodar programas: Mobydock
  18. programa para lançar/rodar programas/bookmarks: jetToolBar 3 by Cowon
  19. programa para lançar/rodar programasde uma sidebar: Desktop Sidebar
  20. programa para lançar/rodar programas rapidamente (lista): PopSel
  21. programa para lançar/rodar programas rapidamente (icones): RocketDock
  22. programa para lançar/rodar programas rapidamente (ícones): Qsel
  23. programa para lançar/rodar programas rapidamente (icones): ObjectDock
  24. programa para lançar/rodar programas com nomes de atalhos: SlickRun
  25. programa para lançar/rodar programas com nomes de atalhos: Find and Run Robot
  26. programa para fazer com que as janelas dos aplicativos fiquem transparentes: Glass2k
  27. programa para fazer com que as janelas dos aplicativos sejam transparentes: Power Menu
  28. programa para gerenciar ícones: Iconoid by Sillysot
  29. programa para gerenciar wallpapers/papel de parede/papéis de parede: Wallpaper XChange
  30. programa para múltiplas áreas de trabalho (desktop) para alternar entre elas: BossKey
  31. programa para múltiplos desktops (área de trabalho) para alternar entre eles: Virtual Dimension
  32. programa para renomear icones Recycle Bin (Lixeira)/My computer (Meu Computador)/My Documents(Meus Documentos)/My Network Places (Meus Locais de Rede): Desktop Renamer
  33. programa para rodar um salva-telas de simulação de vôo de um avião: Holding Pattern
  34. programa para exibir relógio divertido: Toon Clock
  35. programa para exibir um relógio mundial - fuso-horários: Qlock
  36. programa para exibir um relógio analógico: ClocX
  37. programa para exibir hora e data na barra de tarefas/taskbar: TClockEx
  38. programa para sincronizar o relógio do computador para a hora exata: TimeSync
  39. programa para sincronizar o relógio do computador para a hora certa: TimeSync by RaviB
  40. programa para usar duas áreas de trabalho (desktop) em dois monitores diferentes: MultiMon Task Bar
  41. programa para escrever recados sticky (post-it) no desktop/área de trabalho: ATnotes
  42. programa para postar notas (post-it) na área de trabalho (desktop): hott notes 3
  43. programa para escrever recados sticky (post-it) no desktop/área de trabalho: Stickies
  44. programa para postar notas (post-it) na área de trabalho (desktop): Stickies for Windows
  45. programa para escrever recados sticky (post-it) no desktop/área de trabalho: StickyPad

"Editores/Notepad/Alternativos para Bloco de Notas Freeware"

  1. programa para editar um arquivo colaborativamente: Moonedit
  2. programa para editar em hex: Freeware Hex Editor XVI32
  3. programa para editar código-fonte php: PHP Designer 2005
  4. programa para editar código-fonte de programação: Crimson Editor
  5. programa para editar código-fonte de programação: PSPad editor
  6. programa para editar texto: Araneae
  7. programa para editar texto: EditPad Lite
  8. programa para editar texto: EDXOR
  9. programa para editar texto: ConTEXT
  10. programa para editar texto: Notepad2
  11. programa para pré-visualizar qualquer arquivo como hex: HexView

Arquivos e Pastas Freeware"

  1. programa para adicionar um campo de comentário em arquivo/pastas: HobComment XP Shell Extension
  2. programa para acessar arquivos remotamente: Avvenu
  3. programa para adicionar uma coluna de tamanho da pasta no Windows Explorer: Folder Size for Windows 2.3
  4. programa para arquivar (compactar) arquivos (zip): IZArc
  5. programa para arquivar (compactar) arquivos (zip): QuickZip
  6. programa para arquivar (compactar) arquivos (zip): ZipGenius
  7. programa para backup arquivos e pastas: Replicator
  8. programa para back-up/espelhar uma pasta em outro drive/disco: SyncBack Freeware V3.2.10 from 2BrightSparks
  9. programa para alterar a data de múltiplos arquivos: FileDate Changer
  10. programa para mudar a data de múltiplos arquivos: ntouch
  11. programa para alterar o ícone de pastas: NirExt
  12. programa para comparar dois arquivos de texto e achar a diferença entre eles ou juntá-los: WinMerge
  13. programa para deletar/apagar um arquivo completamente: SuperShredder
  14. programa para criar um arquivo self-extracting (.exe) com vários arquivos: Funduc Software ZIP Extractor
  15. programa para criar um arquivo encrypted: BCArchive
  16. programa para exibir todas as pastas compartilhadas: GoTo Shared
  17. programa para exibir tamanho/espaço de pastas em um drive: DriveUse
  18. programa para exibir tamanho/espaço de pastas em um drive: JDiskReport
  19. programa para exibir tamanho/espaço de pastas em um drive: SequoiaView
  20. programa para exibir tamanho/espaço de pastas em um drive: SpaceMonger
  21. programa para exibir tamanho/espaço de pastas em um drive: TreeSize Free
  22. programa para encriptar um arquivo: DSE
  23. programa para encriptar um arquivo grande rapidamente: SureCrypt
  24. programa para trocar arquivos em uma rede privada: Grouper
  25. programa para procurar e apagar arquivos duplicados: DoubleKiller
  26. programa para identificar um arquivo: TrIDNet - File Identifier
  27. programa para deixar duas pastas em sincronia: SyncToy v1.2 for Windows XP by Microsoft
  28. programa para listar todos os arquivos de uma pasta/diretório em um arquivo de texto txt: FileList
  29. programa para listar todos os arquivos de uma pasta/diretório em um arquivo de texto txt ou html: Directory Lister
  30. programa para localizar um arquivo no disco: Locate32
  31. programa para abrir subpastas de uma pasta com um clique direito: Open Subfolder
  32. programa para realizar múltiplas operações em arquivos/pastas: Drag and Drop Shell Robot
  33. programa para imprimir a árvore de diretórios/pastas (e opcionalmente, lista de arquivos): YourDir
  34. programa para imprimir uma lista de arquivos em uma pasta: PrintFolder 1.2
  35. programa para renomear arquivos (command line - linha de comando): Renamer
  36. programa para renomear múltiplos arquivos: Bulk Rename Utility
  37. programa para renomear arquivos: Lupas Rename
  38. programa para renomear vários arquivos de uma só vez: Oscar's File Renamer
  39. programa para renomear arquivos: THE Rename
  40. programa para renomear arquivos facilmente: Rename Master
  41. programa para renomear múltiplos arquivos com um clique: Flexible Renamer
  42. programa para procurar arquivo/texto no computador: Copernic Desktop Search
  43. programa para pesquisar arquivo/texto no computador: Google Desktop
  44. programa para localizar arquivo/texto no computador: Yahoo! Desktop Search
  45. programa para procurar texto (expressões regulares) em múltiplos arquivos/pastas: Agent Ransack
  46. programa para procurar e substituir texto em múltiplos arquivos: dsFSR
  47. programa para localizar e substituir texto em múltiplos arquivos: ReplaceEm
  48. programa para procurar e substituir texto em múltiplos arquivos: TexRep 2.0
  49. programa para deletar/apagar com segurança um arquivo que nunca poderá ser recuperado: SDelete from SysInternals
  50. programa para compartilhar uma pasta com amigos em uma rede privada: FolderShare
  51. programa para dividir um arquivo grande em partes pequenas: HJ-Split
  52. programa para sincronizar arquivos entre computadores: BeInSync Basic
  53. programa para recuperar um arquivo apagado/deletado: PC Inspector File Recovery
  54. programa para recuperar um arquivo deletado/apagado: FreeUndelete
  55. programa para recuperar um arquivo apagado da lixeira: Restoration
  56. programa para upload/download usando FTP: SmartFTP
  57. programa para upload/download usando TFTP: TFTP Server from SolarWinds
  58. programa para usar o GMail para armazenar arquivos: GMail Drive
  59. programa para visualizar todos os arquivos de texto em uma pasta: Textview

"Finanças/Financeiros Freeware"

  1. programa para controlar gastos e orçamentos: PearBudget
  2. programa para calcular o fluxo da aposentadoria: Forecaster
  3. programa para gerenciar finanças pessoais: AceMoney Lite
  4. programa para gerenciar finanças pessoais: Money Manager

"Gráficos/Imagens/Fotografias/Fotos Freeware"

  1. programa para converter imagens em vários formatos: Xnview
  2. programa para converter imagens em vários formatos: FastStone Image Viewer
  3. programa para criar uma animação flash - tutorial: Wink
  4. programa para criar um álbum de fotografias na web e exibir slides das minhas fotos: iGal
  5. programa para criar um álbum de fotografias na internet e exibir slides das minhas fotos: JAlbum
  6. programa para criar um álbum de fotografias na web e exibir slides das minhas fotos: Web Album Generator
  7. programa para criar icones: Icon Sushi
  8. programa para criar thumbnails/miniaturas de imagens: Easy Thumbnails by Fookes
  9. programa para criar miniaturas/thumbnails de imagens: Thumbnail Generator
  10. programa para desenhar gráficos em 2D/3D à partir de dados: Gnuplot
  11. programa para desenhar diagramas: Dia
  12. programa para editar um imagem: CinePaint
  13. programa para editar imagens/fotos: PhotoPlus 6
  14. programa para editar fotos/imagens: Photo View
  15. programa para extrair arquivos de ícones de arquivos dll/exe: Icon Factory
  16. programa para procurar fotografias duplicadas em uma pasta: Dup Detector
  17. programa para localizar a cor de qualquer pixel: CatchColor
  18. programa para localizar a cor de qualquer pixel: Pixie by NattyWare
  19. programa para localizar a cor de qualquer pixel: Xoomer
  20. programa para aumentar a imagem em um nível de pixels: Magnifier
  21. programa para gerenciar galerias de fotos: Picasa from Google
  22. programa para pintar criativamente: ArtRage
  23. programa para desenhar criativamente: Artweaver
  24. programa para pintar criativamente (para crianças): Tux Paint
  25. programa para capturar a cor de uma paleta: ColorPic by Iconico
  26. programa para converter/imprimir/miniaturizar uma imagem com o clique do botão direito do mouse: FirmTools ShellExtension
  27. programa para remover informações desnecessárias de um arqivo JPEG/JPG: PureJPEG
  28. programa para juntar automaticamente várias fotografias para formar uma só: Autostitch
  29. programa para visualizar imagens em uma pasta: Irfanview
  30. programa para visualizar imagens em uma pasta: GL Image Browser

"Informação/Diversão/Diversos Utilities"

  1. programa para converter unidades de medidas: Quad-Lock Unit Converter
  2. programa para converter unidades de medidas: Convert
  3. programa para procurar significados das palavras e sinônimos: WordWeb
  4. programa para aprender a tabela periódica: Periodic Library
  5. programa para aprender a tabela periódica: Periodic Table v2.4
  6. programa para aprender a digitar: MaxType LITE Typing Tutor from AskMeSoft
  7. programa para aprender a geografia mundial: Seterra
  8. programa para ver uma simulação 3D do espaço: Celestia
  9. programa para resolver cálculos científicos: ESBCalc
  10. programa para resolver equações: DeadLine
  11. programa para assistir vídeos engraçados/divertidos: Metacafe
  12. programa para ver a terra do espaço: Google Earth
  13. programa para ver a terra do espaço: World Wind by NASA

"Internet Freeware"

  1. programa para adicionar abas (tabs) ao Internet Explorer: Maxthon Internet Browser
  2. programa para backup emails do outlook: OEBackup
  3. programa para backup perfil do mozilla (firefox/thunderbird): MozBackup
  4. programa para blogar/postar em meu blog direto do meu desktop: w.bloggar
  5. programa para limpar cache/arquivos temporários do browser/navegador: CleanCache 3.0
  6. programa para criar uma página html simples com os favoritos do Internet Explorer: FavoritesView
  7. programa para criar/editar arquivos html/website: Nvu
  8. programa para criar/editar arquivos xml: XMLSpy Home Edition
  9. programa para download/baixar um arquivo torrent / p2p: uTorrent
  10. programa para download/baixar website inteiro/completo: HTTrack
  11. programa para gerenciador de download para baixar arquivos: FlashGet
  12. programa para gerenciador de download para baixar arquivos da internet: Free Download Manager
  13. programa para download manager/gerenciador de download para baixar arquivos de sites: LeechGet
  14. programa para encriptar mensagens de e-mail: ClipSecure
  15. programa para enviar vários arquivos via FTP simultâneamente: BlazeFtp 2.1
  16. programa para enviar arquivos por com segurança: WinSCP
  17. programa para log/acessar um computador conectado à internet à partir de outro: LogMeIn
  18. programa para gerenciar passwords/senhas: PassPack
  19. programa para gerenciar/resumir/continuar downloads de arquivos: Free Download Manager
  20. programa para monitorar o uso da banda da internet: RAS Monitor
  21. programa para ler meus feeds RSS: Abilon
  22. programa para ler feeds RSS: FireAnt
  23. programa para ler meus feeds RSS: Pluck RSS Reader
  24. programa para ler feeds RSS: RSS Bandit
  25. programa para ler feeds RSS: RSSOwl
  26. programa para ler feeds RSS: RssReader
  27. programa para ler feeds RSS: RSS Xpress
  28. programa para ler feeds RSS: SharpReader
  29. programa para ler emails do Yahoo mail usando thunderbird/outlook/POP-3: YPOPs!
  30. programa para remover todas as tags html de um arquivo e fazer um arquivo de texto: HTMLAsText
  31. programa para remover favoritos/bookmarks mortos (404): AM-DeadLink
  32. programa para odar servidor x-windows: Xming
  33. programa para navegar na internet com segurança: Avant Browser
  34. programa para procurar na internet no navegador: Google Toolbar
  35. programa para procurar na internet no browser: Yahoo! Toolbar
  36. programa para ajustar o Firefox: FireTune for Mozilla Firefox v1.x
  37. programa para usar um editor de texto para visualizar o código-fonte no Internet Explorer: View Source Editor
  38. programa para visualizar arquivos (*.idx/*.mbx/*.dbx) do Outlook Express: OE Viewer

"Keyboard/Teclado Freeware"

  1. programa para defininir funções para teclas: AutoHotkey
  2. programa para defininir funções para teclas: MacroMaker
  3. programa paradefininir funções para teclas: PS Hot Launch VVL
  4. programa defininir funções para teclas: RemoteKeys
  5. programa para caracteres unicode: AllChars
  6. programa para remapear o teclado/trocar as teclas do teclado: Keyboard Remapper

Performance/Recuperação/Sistema Freeware"

  1. programa para ver todo hardware e software instalados: Belarc Advisor
  2. programa para logar automaticamente sem a tela de login: Autologon by SysInternals
  3. programa para ajustar o carregamento da CPU: Process Tamer
  4. programa para backup/restaurar o registro do Windows: ERUNT
  5. programa para bootar a máquina/computador de um CD: Ultimate Boot CD 4 Win
  6. programa para fazer o boot do Windows mais rápido: StartRight
  7. programa para fazer um CD de instalação do Windows customizado: nLite
  8. programa para gravar/criar arquivos .ISO de CD/DVD: ISO Recorder
  9. programa para capturar todo o texto escrito na tela: Textractor
  10. programa para mudar as configurações do sistema: Microsoft Tweak UI
  11. programa para limpar as pastas temp: Empty Temp Folders
  12. programa para limpar as pastas temp: CCleaner
  13. programa para limpar o registro: EasyCleane
  14. programa para limpar o registro: RegSeeker
  15. programa para deletar/destruir um arquivo completamente: Simple File Shredder
  16. programa para apagar/destruir um disco/hard disk: Eraser
  17. programa para defrag/desfragmentar o HD: PageDefrag by SysInternals
  18. programa para desfragmentar/defrag o disco rígido: DirMS-S
  19. programa para desfragmentar/defrag unidades de disco continuamente: Buzzsaw-S
  20. programa para exibir informações da CPU: CPU-Z
  21. programa para exibir informações do CPU: WCPUID/XCPUID
  22. programa para exibir o ProductID da Microsoft e o serial/CD-Key do MS-Office, Windows, Exchange Server, e SQL Server: ProduKey
  23. programa para exibir o ratio de compressão ratio de pastas em NTFS: NTFSRatio
  24. programa para exibir pontos TCP/UDP e aplicativos que os usam: TCPView by SysInternals
  25. programa para exibir as atividades dos arquivos em tempo real: FileMon from SysInternals
  26. programa para exibir todos os processos que estão rodando: PrcView
  27. programa para exibir todos os programas do startup que iniciam com o meu computador: Autoruns by SysInternals
  28. programa para exibir todos os windows updates (hotfixes e service packs) instalados: WinUpdatesList
  29. programa para exibir e otimizar automaticamente o uso da memória: FreeRAM XP Pro
  30. programa para exibir informação sobre o status do HD/hard drive: HDDlife (small print freeware)
  31. programa para exibir informação da placa-mãe/motherboard: Motherboard Monitor
  32. programa para exibir um benchmark do systema: Fresh Diagnose
  33. programa para exibir informação do sistema: Everest Free Edition
  34. programa para exibir informações do sistema: Samurize
  35. programa para mostrar informação do sistema: StatBar
  36. programa para visualizar informações do sistema: SysMetrix
  37. programa para exibir informações do sistema: TinyResMeter
  38. programa para visualizar informações do sistema: WinBar
  39. programa para exibir informações do sistema: SIW - System Information for Windows
  40. programa para exibir quais programas estão acessando o registro: Regmon by SysInternals
  41. programa para exibir/editar entradas do registro: Registry Jumper
  42. programa para localizar qual programa tem um arquivo ou diretório aberto: Process Explorer by SysInternals
  43. programa para localizar qual programa tem um arquivo ou diretório aberto: WhoLockMe Explorer Extension
  44. programa para monitorar uso da banda: BitMeter 2
  45. programa para monitorar uso da internet: NetMeter
  46. programa para monitorar voltagens, velocidade do fan/ventoinha/cooler e temperatura: SpeedFan
  47. programa para otimizar o registro do windows: NTREGOPT
  48. programa para otimizar as configurações TCP/IP: SG TCP Optimizer
  49. programa para recuperar senhas/passwords de conexões da internet: Network Password Recovery
  50. programa para recuperar passwords/senhas: Cain & Abel Password Recovery
  51. programa para remover arquivos que não são usados: CCleaner
  52. programa para controlar remotamente outro computador: TightVNC
  53. programa para revelar os asteriscos em campos de senha/password: Asterisk Logger
  54. programa para rodar testes de desempenho/benchmarks: 3DMark06
  55. programa para executar apenas programas aprovados: Trust-No-Exe
  56. programa para escanear IP/ abrir portas: Angry IP Scanner
  57. programa para testar o sistema a força: HeavyLoad
  58. programa para otimizar as configurações de segurança: Safe XP
  59. programa para desbloquear arquivo/pasta que está sendo utilizado por algum processo: Unlocker
  60. programa para visualizar/terminar tarefas em execução: Taskill

"Produtividade Freeware"

  1. programa para conectar dois ou mais computadores em uma rede virtual: Hamachi
  2. programa para desfragmentar/defrag HD/hard disk com arquivos contiguos: Contig by SysInternals
  3. programa para exibir que progama tem um arquivo/directory/pasta aberto: Process Explorer by SysInternals
  4. programa para editar texto plano/txt: TED Notepad
  5. programa para armazenar mais de 1 bloco de texto na clipboard/área de transferência: ArsClip
  6. programa para armazenar mais de 1 bloco de texto na área de transferência/clipboard: Clipboard Recorder
  7. programa para armazenar mais de 1 bloco de texto na clipboard/área de transferência: Ditto
  8. programa para uma lista de afazeres/tarefas: Easy To-Do by Xanadu Tools
  9. programa para organizar datas/calendário, contatos, afazeres: EssentialPIM Free 1.71
  10. programa para organizar programações e tarefas: Chaos Manager
  11. programa para tocar música/mp3 como alarme: Alarm
  12. programa para tocar arquivos mp3 como alarme: Citrus Alarm Clock
  13. programa para rodar programas rapidamente: Launchy
  14. programa para ler o texto arquivo para mim: Ultra Hal Text-to-Speech Reader by Zabaware
  15. programa para substituir o Notepad/Bloco de Notas: NoteTab Light by Fookes
  16. programa para lembrar datas: Date Reminder
  17. programa para verificar ortografias em aplicativos que não oferecem esse recurso: tinySpell
  18. programa para escrever um plano de negócios: Free Business Plan Software by PlanWare
  19. programa para escrever um diário: iDailyDiary Free Version by Splinterware

"Programação Freeware"

  1. programa para programar em visual basic: Visual Basic Express by Microsoft
  2. programa para programar em visual c++: Visual C++ Express by Microsoft
  3. programa para programar em visual c#: Visual C# Express by Microsoft
  4. programa para programar em visual j#: Visual J# Express by Microsoft
  5. programa para proramar em c++/c#: Bloodshed Dev-C++
  6. programa para criar programas instaladores: Inno Setup
  7. programa para criar instaladores: QuickInstall 2
  8. programa para rodar perl no Windows: ActivePerl
  9. programa para visualizar/imprimir árvores: XML Viewer

"Desinstaladores Freeware"

  1. programa para desinstalar aplicativos: Easy Uninstaller v 1.5
  2. programa para desinstalar programas: MyUninstaller

"Video/DVDs Freeware"

  1. programa para fazer backup de DVD: DVD Backup Xpress
  2. programa para gravar a atividade da tela em um vídeo: AviScreen Classic
  3. programa para converter DVD para DIVx: AutoGK
  4. programa para copiar DVD: Shrinkto5
  5. programa para copiar DVD para o HD: DVD Shrink
  6. programa para copiar DVD para o HD: RatDVD
  7. programa para editar arquivos avi: AviTricks Video Editor Classic (Freeware)
  8. programa para identificar codecs que faltam para tocar um arquivo de video: GSpot Codec Information Appliance
  9. programa para unir/juntar dois arquivos mpg/mpeg: CombiMovie
  10. programa para tocar filmes/arquivos Quicktime sem o software da Apple: QuickTime Alternative
  11. programa para dividir/juntar arquivos avi: AviSplit Classic

"Windows Explorer Alternativos/Extensões Shell Freeware"

  1. programa para substituir o Windows Explorer: A43 File Management Utility
  2. programa para substituir o Windows Explorer: Commander
  3. programa para substituir o Windows Explorer: freeCommander
  4. programa para substituir o Windows Explorer: JExplorer
  5. programa para substituir o Windows Explorer: ExplorerXP
  6. programa para substituir o Windows Explorer: xplorer2 lite
  7. programa para usar um shell customizedo: ShellON