sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Futebol!

Fausto Brignol


Futebol, hoje, é coisa pra rico. Enquanto os times do interior decidem entre jogar a oitava divisão ou fechar, os grandes times ficam cada vez maiores. Igualzinho ao sistema capitalista.
Há muito, não existe mais o antigo amor à camiseta, que foi substituído pelo amor ao dinheiro. Os jogadores, quando são convocados para a seleção brasileira sentem-se como se estivessem cumprindo uma pesada obrigação. Afinal, para eles, jogar na seleção é um grande risco, porque poderão se machucar e ficar fora dos jogos dos seus respectivos times europeus, onde ganham os seus milhões. Obviamente, são completamente alienados - e querem continuar sendo. Idiotizados pela mídia extremamente complacente acreditam-se grandes estrelas.
O Dunga - quem diria! - revelou-se como o menino certinho do futebol brasileiro. Administrador de milionários, com o apelido de técnico, prepara o seu caminho para no futuro ingressar na política - deles. Para isso, já está aprendendo a vestir e a falar.
Imagino que, no vestiário, os jogadores ficam conversando sobre a cotação da Bolsa e como comprar mais e mais. O que mais eles poderiam conversar?
Isso, enquanto preparam os cabelos e a maquilagem para se apresentarem perante seus iguais da classe média alta e burguesia, porque quem tem dinheiro para pagar ingresso no Maracanâ em dia de jogo da seleção?
Enquanto isso, "a plebe rude, na cidade, dorme..."