quinta-feira, 5 de junho de 2008

Muito além do diploma


Manuela Azenha

“Muita gente com educação formal já fez muito desastre”.


Foi assim que Oded Grajew, fundador do Movimento Nossa São Paulo, presidente do instituto Ethos e um dos idealizadores do Fórum Social de Porto Alegre deu início ao debate sobre o papel da educação na sustentabilidade, durante a Conferência Internacional 2008 – Empresas e Responsabilidade Social, que foi realizada entre os dias 26 e 30 de maio em São Paulo.

Também participaram da reunião Oscar Motomura, presidente da Amana Key, Mario Monzoni, coordenador do Centro de Sustentabilidade na Fundação Getúlio Vargas e Jane Nelson, diretora do Centro de Iniciativa para a Responsabilidade Social Empresarial da Universidade de Harvard.

A discussão procurou ir além do consenso de que a educação é uma ferramenta necessária para interferir e melhorar a realidade. O enfoque foi dado ao tipo e à qualidade da educação dada.

Segundo Motomura, a causa para o desleixo ambiental dos brasileiros é justamente o analfabetismo nesse setor. Saindo do conceito tradicional de alfabetização, Motomura alega que a ignorância e a excessiva fragmentação do pensamento impedem o indivíduo de enxergar a sua relação com os outros e com o meio ambiente. A educação formal é imprescindível não só para as crianças, mas também para os líderes políticos, muitos deles analfabetos em setores como a sustentabilidade.

Tanto Motomura quanto Jane Nelson enfatizaram importância da educação para além das salas de aula. Incentivaram o ensino criativo, não tradicional, do aprendizado adquirido pelas convivências e experiências de vida. Para Nelson, o modelo de educação seria multidisciplinar e incentivaria o que ela chama de 4 “c”s: cooperação, cidadania, comunidade e competição.

O papel da educação seria criar a cultura sustentável e incitar o comportamento consciente. Segundo o professor Monzoni, “a demanda que faz a procura e não o contrário”, se referindo ao curso de meio ambiente no qual leciona. Motomura comentou que acredita existirem milhares de gênios que carecem de uma orientação. Profissionais muito capazes dedicados a questões menores no emprego.

“Como acabar com a pobreza sem destruir o ecossistema?” A pergunta foi feita pelo presidente da empresa Interfaces numa palestra anterior da conferência e apresentada por Nelson como um interessante desafio a ser encarado. De fato, já foi dito que caso os mais de dois bilhões de chineses e indianos tivessem todos poder de consumo igual ao dos norte-americanos, por exemplo, o meio ambiente pagaria um preço alto. Por isso a questão discutida passou a ser a transformação social através da educação, e não apenas assegurar o direito de todos à escola.


Com os olhos secos diante dos miseráveis





Mário Maestri

Em ‘A destruição da razão’, de 1953, escrita após a hecatombe da grande guerra inter-imperialista de 1939-45, com seus talvez cinqüenta milhões de mortos, George Lukács traçou magnífica crítica da gênese e do desenvolvimento do pensamento irracionalista moderno, de candente vigência nos dias de hoje. Lamentavelmente, como tantos outros trabalhos desse importante filósofo marxista húngaro, esse livro também não se encontra disponível no Brasil.

Naquele trabalho, Lukács lembrava que o irracionalismo moderno assumiu faces diversas nos dois últimos séculos, sendo, porém os nexos fundamentais dessa vertente filosófica a incessante desvalorização do intelecto e da razão em prol da intuição; a refutação da objetividade das leis históricas e da possibilidade de conhecê-las; a subjetivação da história e a negação da idéia da possibilidade de progresso.

Lukács assinala que, nesse contexto geral, a defesa da ordem capitalista dá-se através da apologia direta e indireta. A primeira louva aquela sociedade e nega e dissimula seus aspectos mais negativos. A segunda, quando o mundo real começa a horrorizar até mesmo os insensíveis, defende o caráter incompreensível da história; a desigualdade, a agressividade, o egoísmo etc. como atributos da natureza humana e próprios a todas as ordens sociais.

O objetivo último dessa apologia é fortalecer as tendências à destruição da confiança na práxis social como fator de progresso social; a passividade e o imobilismo como comportamentos políticos gerais; o cinismo e o pessimismo como estados psicológicos diante das mazelas da sociedade que avançam a galope desenfreado.

George Lukács lembrava que as interpretações irracionalistas do mundo assumem singular importância em épocas de transição e quando de graves crises sociais, como a que vivemos atualmente. Então, diante das novas demandas postas pela história, a razão irracional transforma os problemas em respostas, nega ao pensamento materialista dialético a capacidade de desvelar os nexos fundamentais do mundo social, transforma a maior riqueza do fenômeno em relação a sua representação teórica, em desvalorização da capacidade de compreendê-lo teoricamente.

Hoje, as novas tendências neo-irracionalistas apresentam-se sob aparências diversas. Pensadores partidários das concepções do ingresso da humanidade em idade pós-industrial e pós-moderna defendem o fim da credibilidade nos "grandes relatos" sobre a necessidade e possibilidade da superação das contradições sociais; sugerem a definitiva subjunção do homem aos processos tecnológicos; proclamam o fim da objetividade e da unidade da vida social.

Na aparente contramão, defensores de retorno aos valores superiores, intemporais e ideais do Século das Luzes criticam a atual barbarização da cultura impulsionada pelos pós-modernos. Todos convergem na proclamação do fim da "radicalidade" de toda e qualquer interpretação social a partir das oposições interclassistas e proclamam a morte do marxismo, do socialismo, do terceiro-mundismo.

Neo-iluministas e pós-modernistas predizem que o desnível abismal e crescente entre países ricos e pobres "não cessará de alargar-se", sendo os próprios miseráveis culpados pela miséria que vivem. Convergem em apreciação filosófica da história e da sociedade atual que incentiva e justifica o cinismo e o elitismo dos privilegiados, o pessimismo e a inatividade dos explorados. Sobretudo nos últimos vinte anos, após a maré neoliberal que açoitou o mundo, para número crescente de pensadores, a história apresentar-se-ia finalmente em sua natureza: processo eminentemente ininteligível e filha do absoluto caos.

Como resultado do crescente prestígio intelectual do irracionalismo, cresce igualmente em forma frenética o interesse pelos pais do moderno irracionalismo – Schopenhauer, Kierkegaard, Nietzsche, Spengler, Heidegger etc. Para a razão irracional, a consciência da agonia final das ilusões sociais de redenção e uma existência cruel que escapa à compreensão humana aconselhariam o refúgio no imóvel, contemplativo e desesperado eticismo kierkegaardiano ou, talvez, no imperativo nietzschiano de ficar de olhos secos diante dos miseráveis.

Mário Maestri, 59, rio-grandense, historiador, é professor do Programa de Pós-Graduação em História da UPF.

E-mail: maestri@via-rs.netEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

Onde estão os defensores de Yeda?



Chama a atenção o silêncio das cabeças coroadas dos partidos que apoiaram Yeda Crusius (PSDB) na eleição para o governo do Estado. É verdade que uma parte de seus operadores ficou presa nas redes da Operação Rodin. Mas ainda sobrou gente para fazer a defesa de um governo que está sob fogo cerrado. O senador Pedro Simon (PMDB) é um exemplo notório disso. Sempre atento às questões da moralidade pública em Brasília, Simon segue absolutamente mudo sobre o que acontece no Rio Grande do Sul. Não é o único.

A defesa do governo Yeda foi relegada ao baixo clero e mesmo este começa a dar sinais de cansaço. Ontem à noite, a CPI do Detran era o tema do programa Conversas Cruzadas, na TV COM. Pela oposição, lá estavam o presidente da CPI, Fabiano Pereira (PT), e o deputado Elvino Bohn Gass (PT). Pela situação, deveriam estar os deputados Pedro Pereira (PSDB) e Cassiá Carpes (PTB). Nenhum dos dois apareceu.

Também emudeceram nomes como os do senador Sérgio Zambiasi (PTB) e dos deputados Frederico Antunes (PP), Jerônimo Goergen (PP), Luiz Fernando Záchia (PMDB), Alberto Oliveira (PMDB), Nelson Marchezan Junior (PSDB), Paulo Odone (PPS), apenas para citar alguns.

No dia em que a CPI revelou publicamente o conteúdo das gravações das interceptações telefônicas da Operação Rodin, as únicas duas intervenções (patéticas) a defender o governo foram as do secretário-geral Delson Martini e do porta-voz Paulo Fona. Para o primeiro, o dia de ontem não trouxe nenhum fato novo. Para o segundo, nenhum fato relevante. A julgar pelo andar da carruagem, a irrelevância começa a cercar, na verdade, o Palácio Piratini. Em várias salas e gabinetes da Praça da Matriz, entre gritos e sussuros, florescem planos de desembarque de um governo que corre o risco de acabar antes de completar metade de seu mandato.

Créditos: