quinta-feira, 5 de junho de 2008

Onde estão os defensores de Yeda?



Chama a atenção o silêncio das cabeças coroadas dos partidos que apoiaram Yeda Crusius (PSDB) na eleição para o governo do Estado. É verdade que uma parte de seus operadores ficou presa nas redes da Operação Rodin. Mas ainda sobrou gente para fazer a defesa de um governo que está sob fogo cerrado. O senador Pedro Simon (PMDB) é um exemplo notório disso. Sempre atento às questões da moralidade pública em Brasília, Simon segue absolutamente mudo sobre o que acontece no Rio Grande do Sul. Não é o único.

A defesa do governo Yeda foi relegada ao baixo clero e mesmo este começa a dar sinais de cansaço. Ontem à noite, a CPI do Detran era o tema do programa Conversas Cruzadas, na TV COM. Pela oposição, lá estavam o presidente da CPI, Fabiano Pereira (PT), e o deputado Elvino Bohn Gass (PT). Pela situação, deveriam estar os deputados Pedro Pereira (PSDB) e Cassiá Carpes (PTB). Nenhum dos dois apareceu.

Também emudeceram nomes como os do senador Sérgio Zambiasi (PTB) e dos deputados Frederico Antunes (PP), Jerônimo Goergen (PP), Luiz Fernando Záchia (PMDB), Alberto Oliveira (PMDB), Nelson Marchezan Junior (PSDB), Paulo Odone (PPS), apenas para citar alguns.

No dia em que a CPI revelou publicamente o conteúdo das gravações das interceptações telefônicas da Operação Rodin, as únicas duas intervenções (patéticas) a defender o governo foram as do secretário-geral Delson Martini e do porta-voz Paulo Fona. Para o primeiro, o dia de ontem não trouxe nenhum fato novo. Para o segundo, nenhum fato relevante. A julgar pelo andar da carruagem, a irrelevância começa a cercar, na verdade, o Palácio Piratini. Em várias salas e gabinetes da Praça da Matriz, entre gritos e sussuros, florescem planos de desembarque de um governo que corre o risco de acabar antes de completar metade de seu mandato.

Créditos:

Nenhum comentário: