sábado, 22 de agosto de 2009

Educação na Venezuela...

Socialistas respaldam Lei Orgânica de Educação nas ruas




Escrito por Camila Carduz


Imagen de muestra

Os integrantes do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) defendem hoje nas ruas a recém aprovada Lei Orgânica de Educação, que garante um maior acesso dos cidadãos a todos os níveis do ensino.

Na marcha, os membros do PSUV condenarão a campanha contra a Lei, orquestrada pela oligarquia e pelos meios privados de comunicação, que buscam há três semanas uma forma de gerar incerteza na população, ocultando o alcance da lei.

Recentemente, um membro do Burô Político do PSUV, Rodrigo Cabezas, qualificou a lei como "humanista" e chamou os integrantes do partido a defender esta causa em todas as praças Simón Bolívar da nação sul-americana.

Cabezas destacou que "a direita venezuelana não tem feito nada senão mentir à Venezuela, transmitindo angústia à população, que deve saber que se trata de uma lei profundamente democrática, humanística".

Há 48 horas, o PSUV instalou "pontos de atenção" onde o povo recebe informação sobre a lei promulgada pelo presidente, Hugo Chávez.

Em declarações à Prensa Latina, a coordenadora da Frente de Profissionais e Técnicos do PSUV, Jacqueline Sosa, explicou que a iniciativa se realiza através de mesas de trabalho.

"A primeira delas foi instalada nesta quinta-feira no Quartel de San Carlos, nesta capital, onde o povo organizado, conselhos populares, professores, pais e etc. se informaram de maneira veraz sobre o conteúdo da Lei Orgânica de Educação".

"Os venezuelanos não devem continuar ignorando os fundamentos desta lei e nós, como membros do PSUV, damos nosso respaldo, explicando-a", enfatizou Sosa, agregando que as mesas de trabalho serão realizadas em todo o país.

"É lamentável" - afirmou a dirigente - "como os meios privados de comunicação em massa estão desinformando a nação".

Sosa qualificou como "absurda" a campanha da oposição e dos meios de comunicação privados, afirmando que essa cruzada contra a lei expressa a inconformidade de uma minoria, contrária à democratização da educação na nação sul-americana.

"Eles mentem abertamente, porque é mentira que a lei atente contra a autoridade dos pais sobre os filhos não emancipados, contra a autonomia universitária e contra a liberdade de credo", enfatizou Sosa, que exortou os detratores a lerem sobre o tema. "O PSUV respalda esta lei, que contribuirá para uma melhor formação das presentes e futuras gerações. A lei de educação anterior era dos anos 80 e já não se ajustava à realidade que vive o país", assinalou.

"A lei tem amplo sentido de inclusão, pois favorece crianças, adolescentes, jovens, adultos e deficientes", agregou.

Original em Prensa Latina

Que saudades do Raul....

Raul Seixas, sem barba, no clássico "Maluco Beleza"...