domingo, 2 de novembro de 2008

Como esses estúpidos selvagens chegaram a dominar Washington

Como a política nos EUA chegou a ser dominada por pessoas que fizeram da ignorância uma virtude? Num ponto isso é fácil de responder. Na nação mais poderosa do planeta, um em cada cinco adultos acredita que o sol gira em torno da terra; só 26% aceitam que a evolução ocorre por seleção natural e dois terços dos jovens adultos são incapazes de encontrar o Iraque num mapa.

Como se permitiu que se chegasse a esse ponto? Como a política nos EUA chegou a ser dominada por pessoas que fizeram da ignorância uma virtude? Foi a caridade que permitiu que um parente mais próximo do homem chegasse a gastar dois mandatos como presidente? Como foi possível que Sarah Palin, Dan Quayle e outros estúpidos do gênero chegassem aonde chegaram? Como foi possível que os comícios republicanos em 2008 fossem tomados por gritarias ignorantes insistindo que Barack Obama era um muçulmano e terrorista?

Como muitos deste lado do Atlântico, eu fui por muitos anos encantado com a política americana. Os EUA têm as melhores universidades do mundo e atrai as mentes mais brilhantes. Domina descobertas na ciência e na medicina. Sua riqueza e seu poder dependem da aplicação do conhecimento. Ainda assim, de maneira única dentre as muitas nações desenvolvidas (com a exceção possível da Austrália), o conhecimento é uma desvantagem política grave nos EUA.

Houve exceções ao longo do século passado – Franklin Roosevelt, JF Kennedy e Bill Clinton temperaram seu intelectualismo com um toque de senso comum e sobreviveram -, mas Adlai Stevenson, Al Gore e John Kerry foram respectivamente fulminados por seus oponentes por serem membros de uma elite cerebral (como se isso não fosse uma qualificação para a presidência). Talvez o momento decisivo no colapso da política inteligente tenha sido a resposta de Ronald Reagan a Jimmy Carter, no debate presidencial de 1980. Carter – tropeçando um pouco, usando longas palavras – cuidadosamente enumera os benefícios do sistema nacional de saúde. Reagan sorri e diz: “Lá vem você de novo”. Seu próprio programa de saúde teria apavorado muitos americanos, caso tivesse sido explicado tão cuidadosamente como o fez Carter, mas ele tinha encontrado a fórmula para se prevenir de questões políticas sérias ao fazer com que seus oponentes parecessem intelectuais “engomados” que não mereciam confiança.

Não foi sempre assim. Os pais fundadores da República – Benjamin Franklin, Thomas Jefferson, James Madison, John Adams, Alexander Hamilton e outros – estavam entre os maiores pensadores de sua época. Eles não sentiam necessidade de tornar isso um segredo. Como o projeto por eles construído degenerou-se em George W. Bush e Sarah Palin?

Num ponto isso é fácil de responder. Políticos ignorantes são eleitos por povos ignorantes. A educação norte-americana, assim como seu sistema de saúde, é notória por seus fracassos. Na nação mais poderosa do planeta, um em cada cinco adultos acredita que o sol gira em torno da terra; só 26% aceitam que a evolução ocorre por seleção natural; dois terços dos jovens adultos são incapazes de encontrar o Iraque num mapa, dois terços dos votantes norte-americanos não são capazes de nomear três organizações governamentais; a competência matemática dos adolescentes de 15 anos nos Estados Unidos está em vigésimo quarto dos vinte e nove países da OECD.

Mas isso só aumenta o mistério: como tantos cidadãos norte-americanos tornaram-se tão estúpidos, e desconfiados da inteligência? Até onde li, o livro de Susan Jacoby, The Age of America Unreason [algo como A Era da des-Razão Americana], fornece uma explicação completa. Ela mostra que a degradação da política norte-americana resulta de uma série de tragédias interligadas.

Um tema é muito familiar e claro: religião – particularmente religião fundamentalista – torna você estúpido. Os EUA é o único país rico em que o fundamentalismo cristão é vasto e crescente.

Jacoby mostra que já houve uma certa lógica nesse anti-racionalismo. Durante as algumas décadas após a publicação de A Origem das Espécies, por exemplo, os americanos tinham boas razões para rejeitar a teoria da seleção natural e para tratar os intelectuais públicos com suspeita. Desde o começo, a teoria de Darwin foi misturada, nos EUA, com a filosofia brutal – agora conhecida como darwinismo social – do escritor britânico Herbert Spencer. A doutrina de Spencer, promovida na imprensa popular com o financiamento de Andrew Carnegie, John D. Rockefeller e Thomas Edison, sugeria que os milionários estavam no topo da escala estabelecida pela evolução. Ao impedir os desajustados de serem eliminados, a intervenção governamental enfraquecia a nação. A maioria das desigualdades econômicas eram tanto justificáveis como necessárias.

O darwinismo, em outras palavras, tornou-se indistinguível da forma mais bestial do laissez-faire econômico. Muitos cristãos responderam a isso com náusea. É profundamente irônico que a doutrina rejeitada um século atrás por proeminentes fundamentalistas como William Jennings Bryan seja agora determinante para o pensamento da direita cristã. Fundamentalistas modernos rejeitam a ciência darwinista da evolução e aceitam a pseudociência do darwinismo social.

Mas há outras razões, mais poderosas, que explicam o isolamento intelectual dos fundamentalistas. Os EUA são peculiares ao delegarem o controle da educação a autoridades locais. Ensinar nos estados do sul era ser dominado por uma elite aristocrática e ignorante de donos de terras, e um grande abismo educacional foi aberto. “No sul”, escreve Jacoby, “só o que pode ser descrito é que um bloqueio intelectual foi imposto para manter do lado de fora idéias que pudessem ameaçar a ordem social”.

A Convenção Batista do Sul, agora a maior congregação religiosa dos EUA, era para a escravidão e a segregação o que a Igreja Reformada Holandesa (Dutch Reformed Church) era para o apartheid na África do Sul. Ela fez mais do que qualquer força política para manter o sul estúpido. Nos anos 60 tentou disseminar a desagregação estabelecendo um sistema privado de escolas e universidades cristãs. Hoje, um estudante pode ir do jardim da infância até o mais alto grau de estudos sem qualquer exposição ao ensino secular. As crenças batistas do sul também passam imunes ao sistema de escola pública. Uma enquete feita por pesquisadores na Universidade do Texas em 1998 revelou que um em cada quatro professores de biologia das escolas do estado acreditavam que humanos e dinossauros viveram na Terra ao mesmo tempo.

Essa tragédia vem sendo assistida pela fetichização americana da auto-educação. Apesar de seu lamento por sua falta de educação formal, a carreira de Abraham Lincoln é repetidamente citada como evidência de que a boa educação fornecida pelo estado não é necessária: tudo de que se precisa para ter sucesso é determinação e individualismo vigoroso. Isso pode ter servido bem para as pessoas quando os genuínos movimentos de auto-educação, como o que se construiu em torno dos Little Blue Books na primeira metade do século XX estiveram em voga. Na era do info-entreternimento (1), esse tipo de coisa é receita para a confusão.

Além da religião fundamentalista, talvez a razão mais potente para o combate dos intelectuais na eleição seja que o intelectualismo tem sido equiparado à subversão. O breve flerte de alguns pensadores com o comunismo há muito tempo atrás tem sido usado para criar uma impressão na mente do público de que todos os intelectuais são comunistas. Quase todo dia homens como Rush Limbaugh e Bill O'Reilly vociferam contra as “elites liberais” que estão destruindo a América.

O espectro das grandes cabeças alienígenas subversivas foi crucial para a eleição de Reagan e de Bush. Uma elite intelectual genuína – como os neocons (alguns deles ex-comunistas) em torno de Bush – deu o tom dos conflitos políticos como uma batalha entre americanos comuns e bem sucedidos e super-educados pinkos (2). Qualquer tentativa de desafiar as idéias da elite intelectual da direita tem sido atacada, com sucesso, como sendo elitismo.

Obama tem muito a oferecer aos EUA, mas nada disso vai parar se ele vencer. Até que os grandes problemas do sistema educacional sejam revertidos ou que o fundamentalismo religioso perca sua força, haverá oportunidade política para que gente como Bush e Palin ostentem sua ignorância.

Publicado originalmente no Guardian, em 28 de outubro de 2008

O artigo também está publicado na página de George Monbiot

(1) Neologismo usado pelo autor (infotainment), que resulta da junção das palavras informação com entreternimento. N.deT.

(2) Pinko é um termo pejorativo criado pela direita norte-americana para designar intelectuais supostamente comunistas ou simpáticos ao comunismo que, contudo, não são militantes partidários. A palavra pinko deriva do nome da cor rosa, em inglês – pink -, que resulta da mistura do vermelho com o branco. Pinko seria uma forma light de comunismo, assumida supostamente por aqueles “intelectuais” que não pretendem ser associados diretamente ao comunismo. Termo aparece pela primeira vez, segundo a Wikipédia, em 1926, no semanário Time. N.deT.

Tradução: Katarina Peixoto

"História dos árabes"...

Registros ingleses e israelenses… da história dos árabes*


ROBERT FISK - Blog do Bourdoukan



Em Damasco, há enorme estátua do falecido presidente Hafez al-Assad, sentado em imponente cadeira de ferro, à frente da Biblioteca Assad, de 22 mil metros quadrados; na mão direita, um livro-gigante, aberto, de ferro.

Às costas de Assad, estão os arquivos da correspondente ditadura. Mas são documentos secretos e nem uma folha impressa é acessível aos cidadãos sírios. Não há arquivos do ministério de relações exteriores, nem interiores, nem do ministério da defesa. Não há cláusula que proíba publicar alguma coisa por 30 anos. Há proibição eterna. Não há Arquivo Nacional no mundo árabe, nem há pesquisadores esperando para entrar em algum Arquivo Nacional em país árabe.

É assim no Cairo, em Riad, em Beirute e em Trípoli. Ditaduras e califados zelam pelos próprios segredos.

O único país do Oriente Médio no qual é possível consultar arquivos nacionais públicos atende pelo nome de Israel – e bom para os israelenses. Mas o resultado é óbvio. Pesquisadores israelenses tem podido desconstruir a história tradicional da pequena Israel – provando que jamais houve rádios árabes que mandassem os palestinos deixar a própria terra, que os árabes foram sim, expulsos de suas cidades, por métodos de limpeza étnica, pelos grupos Irgun e Hagana.

Mas não há pesquisador árabe que possa responder à propaganda, com argumentos coletados dos arquivos de história árabe. Quem queira tentar, tem de ir aos Arquivos Nacionais em Londres, e ler os despachos, de 1948, enviados da Palestina, pelo General Cunningham; ou tem de citar historiadores israelenses. E acabaram-se as fontes. Se não se contam as biografias autolouvatórias de ditadores e generais árabes, o que há está em Londres. Mesmo os pesados volumes escritos por Walid Khalidi sobre as cidades palestinas destruídas dependem, completamente, da pesquisa do historiador israelense Benny Morris.

Lentamente, contudo, começa a acumular-se na Região uma pequena bagagem de referência histórica. Se não há como conhecer os documentos privados dos líderes do lamentável Exército Árabe de Libertação de 1948, pode-se pelo menos, ainda, ouvir o depoimento dos sobreviventes palestinos.

Rosemarie Esber, por exemplo, deu bom uso aos saberes que obteve nas universidades de Londres e Johns Hopkins e entrevistou, na Jordânia e no Líbano, 126 homens e mulheres palestinos que perderam casas e terras em 1948 e 1949. Seu livro, Under the Cover of War [Sob a camuflagem da guerra] ajuda a equilibrar o que narrem documentos e diários de um lado, com história oral recolhida do outro lado. O livro não poupa os árabes – não, pelo menos, os árabes que cometeram atrocidades ou os voluntários iraquianos que se apresentaram para defender a Palestina, sem nada saber da geografia do país – mas, mesmo assim, o sofrimentos dos que tiveram de fugir está registrado.

Por exemplo, a fala de Abu Mohamed, da vila de Saquiia, leste de Telaviv, contando o que aconteceu dia 25/4/1948: "Os judeus entraram na cidade e começaram a atirar em mulheres, homens e velhos. Prenderam as meninas e até hoje não se sabe o que aconteceu a elas. Vieram da colônia que havia perto da vila... Usavam armas Bren [1]. Os tanques estacionaram no centro da vila. Naquele dia, morreram 14. Duas mulheres não conseguiram correr e foram mortas na vila... As pessoas correram juntas na direção de al-Lid (Lod, onde, na Israel atual, está o aeroporto Ben Gurion). Depois, as famílias correram separadas... Deixamos tudo o que tínhamos. Imaginamos que seria por pouco tempo e que poderíamos voltar."

No Líbano também floresce um comércio de livros baseados em diários e arquivos pessoais. Um dos mais intrigantes é A Face in the Crowd: The Secret Papers of Emir Farid Chehab, 1942-1972 [Um rosto na multidão: Os papéis secretos de Emir Farid Chehab], com os documentos privados do chefe do serviço de inteligência do Líbano, imediatamente depois da II Guerra Mundial. Além de demonstrar que as relações Síria-Líbano podiam ser tão ruins nos anos 40 quanto nos anos 90, aprende-se ali que Chehab foi espião ativo, cujos agentes na Jordânia, em 1956, trabalharam para descobrir por que o jovem Rei Hussein demitiu o comandante britânico da Legião Árabe, Glubb Pasha. "Glubb gastava mal, controlava com mão de ferro as finanças do Exército e as despesas secretas, e recusava-se a partilhar informação relevante com os oficiais e comandantes árabes", escreveu um informante que permanece incógnito, em carta para Chehab, dia 11/3/1956.

"[Glubb] interferia em tudo, [controlava até] as linhas telefônicas de vários ministérios. Um telefonista que trabalha em Aman admitiu para mim que até as redes de comunicação do Palácio e do Primeiro-ministro eram controladas pelo exército. Um comunicado secreto emitido por Glubb para todos os chefes de unidades britânicas foi descoberto recentemente; dizia que, em caso de ataque israelense os britânicos deveriam retirar-se sem resistência. Oficiais independentes levaram esse comunicado ao Rei." Então, adeus, Glubb Pasha.

Mas teria isso algo a ver, talvez, com a também secreta "Operation Cordage", citada pela primeira vez por Keith Kyle em seu excelente livro sobre Suez, e ainda mais rigorosamente investigada por Eric Grove da Universidade Salford? "Cordage" foi o plano inglês para defender seu aliado jordaniano, no caso de Israel atacar o Egito. O plano, segundo Grove, incluída "campanha aérea conduzida pelos Venoms (ingleses, da RAF) das bases de Aman e Mafraq na Jordânia, para destruir a Força Aérea israelense em 72 horas... A Alemanha colaborará com uma esquadrilha de aeronaves (Sabres ou Hunters) operada a partir de Chipre..." Uma brigada de pára-quedistas seria levada à Jordânia para defender as bases aéreas britânicas e, assim – junto com a Legião Árabe de Glubb –, também para defender Amã contra os israelenses. Hussein demitiu Glubb no final de fevereiro de 1956; porque Glubb, na formulação diplomática de Grove, "criara problemas". Então… o quanto Glubb sabia sobre a "Operation Musketeer"?

O que realmente criara "problemas", é claro, foi o próprio plano secreto dos ingleses de atacar o Egito, com França e Israel, depois do quê teve início a "Operation Musketeer" – o ataque a Suez –, a partir da "Operation Cordage", e os israelenses, inimigos potenciais dos britânicos… repentinamente tornaram-se seus aliados secretos. Mas isso, é claro, é o que se lê nos arquivos britânicos. Desgraçadamente, ainda passarão muitos anos antes de que se saiba o que Assad lê, ali, na calçada de sua biblioteca em Damasco, naquele livro de ferro.

© The Independent, UK, em http://www.independent.co.uk/opinion/commentators/fisk/
robert-fiskrsquos-world-arabs-have-to-rely-on-britain-and-israel-for-their-history-981765.html
[1] Armas Bren eram metralhadoras leves, que os ingleses usaram dos anos 30 até 1991. A palavra "Bren" é formada com as duas primeiras letras de "Brno", cidade tcheca onde as armas eram desenhadas, e de "Enfield", cidade inglesa onde as armas eram fabricadas (na British Royal Small Arms Factory) (da Wikipedia, em http://en.wikipedia.org/wiki/Bren_gun).