quinta-feira, 3 de julho de 2008

Cebrapaz e CMP organizam campanha contra a Quarta Frota


Em nota divulgada nesta quarta-feira (2), o Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz), em conjunto com o Conselho Mundial da Paz (CMP), repudiou o anúncio de recriação da Quarta Frota dos EUA. A presidente do CMP, Socorro Gomes alerta: ''o anúncio de recriação da Quarta Frota estadunidense, destinada a realizar missões navais agressivas nas regiões do Caribe, América Central e América do Sul, é uma grave ameaça à paz, à segurança e à soberania de todos os povos e nações da América Latina''.


"A América do Sul vive hoje um inédito processo de transformação política, capitaneado por forças progressistas e democráticas, que colocam como eixo central de sua estratégia de integração a questão energética, dado que a região é rica em fontes de energia, como petróleo, gás, biomassa, urânio e energia hidroelétrica. Constituir um grande anel energético aproveitando do potencial que cada país possui é um dos objetivos impulsionados no âmbito da integração regional", diz a nota.

"Diante da ameaça representada pela nova investida imperialista, o Cebrapaz lança, em conjunto com o CMP, uma campanha contra o relançamento da Quarta Frota estadunidense em águas do Atlântico", agrega o texto.

De acordo com Socorro, o que está em jogo na decisão de autoridades estadunidenses de relançar a Quarta Frota são os interesses de frear o processo de transformação política da região e disputar os recursos naturais e estratégicos dos povos destas latitudes do mundo, ferindo a soberania e buscando intimidar militarmente a região.

''O objetivo é constituir um amplo movimento contra o relançamento da Quarta Frota e em defesa da paz e da soberania dos países da região'', disse Socorro Gomes sobre a campanha a ser realizada pelo Cebrapaz em parceria com o CMP.

Mercosul repudia Quarta Frota

Com uma área de atuação que atinge 30 países e 15,6 milhões de milhas marítimas a Quarta Frota se unirá as outras divisões da Armada Estadunidense para, segundo autoridades estadunidenses, unir esforços no combate ao narcotráfico e ao terrorismo internacional.

Entretanto, ao final da Cúpula de Presidentes do Mercosul, realizada na cidade de Tucuman, Argentina, os presidentes Lula e Hugo Chavez exigiram explicações ao governo dos EUA sobre o relançamento da Quarta Frota.

Lula foi claro ao relacionar o relançamento da Quarta Frota à disputa em torno das fontes de energia.''Nós agora descobrimos petróleo em toda a costa marítima brasileira, a 300 quilômetros da nossa costa, e nós, obviamente, queremos que os Estados Unidos nos expliquem qual é a lógica desta Quarta Frota'', disse o presidente.

Durante a reunião o presidente venezuelano, Hugo Chavez, afirmou que é obrigação dos chefes de Estado da região exigir explicações dos EUA sobre a Quarta Frota. Chavez destaca que o militar nomeado é um oficial com longa experiência em área de conflitos, como o Vietnã.

Em 1943, quando foi criada, a Quarta Frota possuía a missão de combater os submarinos alemães nas águas da Atlântico Sul na Segunda Guerra Mundial. Teve suas atividades suspensas em 1950, quando se juntou à Segunda Frota, que se tornou responsável pela América Latina.Hoje a Quarta Frota é formada por esquadrões e divisões que podem operar nas chamadas zonas de ''águas azuis'' (oceanos), ''águas verdes''(litoral), ''águas marrões''( forças costeiras e litoral), e possue forças tarefas (task forces) para operações especiais.

Leia também:

- CTB repudia 4ª Frota dos EUA e apóia exigência do Brasil

Fonte: Agências de Notícias