terça-feira, 6 de maio de 2008

Assessor do deputado
Pedro Westphalen (PP) é preso

por Marco Aurélio Weissheimer - RS Urgente

Rogério Reis dos Santos, assessor do deputado estadual Pedro Westphalen (foto), do PP, e filho do prefeito de Taquari, Renato Baptista dos Santos, também do PP, foi preso quarta-feira, em Taquari, juntamente com outras sete pessoas, acusado de ligação com uma quadrilha envolvida com jogo ilegal, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e sonegação fiscal. Um policial militar e dois policiais civis também foram presos (seus nomes não foram divulgados). Entre os presos, estão também os proprietários de serviços de guinchos, onde foram encontradas máquinas caça-níqueis e material para a montagem desses equipamentos. Duas espingardas e um revólver também foram apreendidos.

Segundo a policia, os serviços de guincho eram usados como fachada para a fabricação de caça-níqueis. O grupo desarticulado seria responsável pela distribuição e gerenciamento de caça-níqueis em Taquari, Tabaí, Montenegro, Triunfo e em outras cidades do Vale do Sinos. Rogério Reis dos Santos foi preso preventivamente e encaminhado para o Presídio Estadual de Lajeado.

Ele é cargo de confiança no gabinete de Pedro Westphalen (foto) desde o dia 26 de dezembro de 2007. Até o final da tarde desta sexta-feira, o deputado ainda não havia se pronunciado sobre a prisão de seu assessor.


O ENCOURAÇADO POTEMKIN - 1925

O ENCOURAÇADO POTEMKIN - 1925
O Encouraçado Potemkin
(Bronenosets Potyomkin, 1925)

Gênero: Drama/Clássico
Tempo de Duração: 74 minutos
Ano de Lançamento (Rússia): 1925
Estúdio: Goskino / Mosfilm
Direção: Sergei Eisenstein
Roteiro: Nina Agadzhanova e Sergei Eisenstein
Produção: Jacob Bliokh
Música: Edmund Meisel
Fotografia: Vladimir Popov e Eduard Tisse
Direção de Arte: Vasili Rakhals
Edição: Sergei Eisenstein
RMVB Legendado
P/B
Créditos:F.A.R.R.A - Eudes Honorato



Elenco:
Aleksandr Antonov (Vakulinchuk)
Vladimir Barsky (Comandante Golikov)
Grigori Aleksandrov (Oficial Giliarovsky)
Mikhail Gomorov (Marujo)
Ivan Bobrov (Marujo)
Sergei Eisenstein (Cidadão de Odessa)
Julia Eisenstein (Cidadã de Odessa)



Sinopse:
Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível.
Alguns marinheiros se recusam em comer esta carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles. A tensão aumenta e, gradativamente, a situação sai cada vez mais do controle. Logo depois dos gatilhos serem apertados Vakulinchuk (Aleksandr Antonov), um marinheiro, grita para os soldados e pede para eles pensarem e decidirem se estão com os oficiais ou com os marinheiros. Os soldados hesitam e então abaixam suas armas. Louco de ódio, um oficial tenta agarrar um dos rifles e provoca uma revolta no navio, na qual o marinheiro é morto. Mas isto seria apenas o início de uma grande tragédia.



Links rapidshare em quatro partes
http://rapidshare.com/files/77831568/Encoura_ado_Potemkin__StirnerDVDRip_.part1.rar
http://rapidshare.com/files/77839194/Encoura_ado_Potemkin__StirnerDVDRip_.part2.rar
http://rapidshare.com/files/77847986/Encoura_ado_Potemkin__StirnerDVDRip_.part3.rar
http://rapidshare.com/files/77853311/Encoura_ado_Potemkin__StirnerDVDRip_.part4.rar


Urgência da solidariedade à Bolívia





Altamiro Borges

De todas as experiências progressistas na América Latina, decorrentes das vitórias eleitorais de forças mais à esquerda, a que atualmente corre maior risco de retrocesso é a da Bolívia. Segundo inúmeros analistas, a nação vizinha está à beira de uma guerra civil. A oligarquia racista, que até hoje não engoliu a histórica eleição do líder camponês e indígena Evo Morales, está apostando as suas fichas na divisão do país, num movimento separatista de caráter fascistóide. O "referendo da autonomia" no rico departamento de Santa Cruz, em 4 de maio, pode ser o estopim do confronto.

Numa iniciativa ilegal, contrária à Constituição e à unidade territorial, Rubén Costa, governador do estado e líder dos separatistas, alardeia que o referendo será o primeiro passo para a cisão do país. Outros três departamentos (Pando, Tarija e Beni) pretendem trilhar o mesmo rumo. Desde a posse de Evo Morales, em janeiro de 2006, a burguesia boliviana orquestra este golpe, que visa separar a parte oriental, "Media Luna", mais industrializada e rica em recursos naturais, da parte ocidental – mais pobre e com predomínio da população indígena. Para impor a divisão, ela conta com o apoio escancarado dos EUA e recruta mercenários para um previsível confronto armado.

O embaixador separatista

A ação intervencionista do presidente-terrorista George Bush é aberta. Numa nítida provocação, ele nomeou como embaixador na Bolívia o temível Philip Goldberg. Este agente do imperialismo ficou famoso pelas ações de estímulo ao separatismo nos Bálcãs, na chamada "Missão Kosovo". Como denuncia Stella Calloni, no texto "Contra-insurgência y golpismo", "Goldberg é conhecido como especialista em agudizar conflitos étnicos e raciais e por sua intervenção e experiência nas lutas étnicas desde a Bósnia até a separação da ex-Iugoslávia". Seu passado "diplomático" inclui ainda o golpe do Haiti que derrubou Jean Aristides e a militarização do Plano Colômbia.

Para ela, "não há dúvidas de que as mãos de Goldberg estão por trás do processo separatista em Santa Cruz de la Sierra", iniciado logo após a posse de Morales e que já resultou em sabotagens e mortes. "Quando chegou à Bolívia, os empresários croatas de Santa Cruz (seus velhos amigos) conformaram o movimento ‘Nação Camba’. Um dos principais líderes do movimento, com laços empresariais no Chile, Branco Marinkovic, é o maior promotor das medidas de desestabilização, com influência no restante da Media Luna", e tem sólidos vínculos com o embaixador ianque.

Manobras militares na região

No ano passado, na 17ª Cumbre Iberoamericana, no Chile, o presidente Evo Morales exibiu aos chefes de Estado várias fotos do embaixador Goldberg sorrindo ao lado do mafioso e paramilitar colombiano Jairo Vanegas. Até funcionários da embaixada dos EUA em La Paz revelaram que George Bush encarou a vitória de Morales como "ameaça à segurança da região" devido ao seu "populismo radical" e aos vínculos com Hugo Chávez e Fidel Castro. O ex-secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, chegou a declarar que "a Bolívia agora faz parte do eixo do mal".

Noutra ação provocativa, tropas ianques realizam exercícios militares no vizinho Paraguai desde fins de 2005, quando já era certa a vitória do líder indígena. "Forças especiais dos EUA atuam na fronteira comum em manobras dissimuladas de ação cívica, uma velha tática contra-insurgente", alerta a autora. Os Esquadrões Operativos Adiantados (EOA) contam com forte estrutura no país vizinho, inclusive uma pista aérea de 3,8 mil metros na base de Mariscal Estigarribia, construída na época do ditador Alfredo Stroessner. A chegada de Fernando Lugo à presidência do Paraguai ameaça anular estes acordos militares, o que poderia precipitar uma aventura militar na Bolívia.

Grupos fascistas e mercenários

Desesperada com as mudanças graduais promovidas pelo governo Morales, mas animada com o apoio aberto dos EUA, a oligarquia racista se arma para o confronto. Manfred Reis, ex-militar na ditadura de Hugo Banzer e influente autonomista de Cochabamba, organizou grupos de jovens fascistas responsáveis por violentos confrontos que resultaram em mortos e feridos. Atualmente, ele está refugiado em Santa Cruz. Em novembro de 2006, a agência de notícias Erbol informou que um grupo de empresários viajou a Espanha para contratar mercenários. Donos de empresas de "segurança" confirmaram o rentável negócio. Um deles disse que agenciou 650 "combatentes, antigos membros de unidades de elite, que já estão operando nas zonas limítrofes da Bolívia".

Os golpistas também contam com a milionária ajuda da Usaid e da NED, órgãos dos EUA que financiam organizações não-governamentais de oposição a Morales. O serviço de inteligência do governo provou recentemente a doação de milhões de dólares para líderes separatistas, grêmios estudantis e jornalistas na campanha contra a Constituinte. O financiamento garantiu os "paros cívicos" e os bloqueios violentos de estradas. Em 2007, o consulado da Venezuela e a residência de um médico cubano foram alvos de atentados e uma funcionária da embaixada dos EUA foi detida com armas e munição. Neste processo, "os meios de comunicação são os protagonistas da contra-insurgência, incentivando o confronto interno e a intervenção externa", afirma Calloni.

Internacionalismo ativo e pressão

A manobra separatista da oligarquia boliviana, que deve adquirir nova dinâmica com o referendo de maio em Santa Cruz, tem recebido críticas de todos os lados. Até a Organização dos Estados Americanos (OEA), famosa por seu passado servil aos EUA, condenou o golpismo. Numa sessão extraordinária em Washington, em 26 de abril, a OEA apoiou a institucionalidade democrática e conclamou ao diálogo os governantes da Media Luna. Intelectuais e lideranças políticas, sociais e religiosas – entre elas, Pérez Esquivel, Noam Chomsky, Eduardo Galeano e os brasileiros Frei Betto, Oscar Niemeyer e Fernando Morais – também divulgaram um manifesto de solidariedade:

"O processo de mudança na Bolívia corre o risco de ser brutalmente interrompido. A ascensão ao poder de um presidente indígena e seus programas sociais e de recuperação dos recursos naturais enfrentam desde o primeiro momento as conspirações oligárquicas e a ingerência imperial. Nos dias mais recentes, a escalada conspirativa alcançou seus graus máximos. As ações subversivas e anticonstitucionais com que os grupos oligárquicos pretendem dividir a nação boliviana refletem a mentalidade fascista e elitista destes setores... Diante desta situação, queremos expressar nosso respaldo ao presidente Evo Morales. Ao mesmo tempo, rechaçamos o estatuto autonômico de Santa Cruz por seu caráter inconstitucional e por atentar contra a unidade de uma nação da nossa América".

A grave situação boliviana, que coloca em perigo a própria onda progressista na América Latina, exige a solidariedade ativa de todos os setores democráticos e populares do continente e do mundo. É urgente denunciar a trama separatista e golpista da oligarquia, apoiada pelos EUA, nas bases dos trabalhadores, no parlamento e na mídia progressista. É necessário pressionar a OEA e o governo Lula para que adotem posições mais ativas diante deste risco de retrocesso na região.

Altamiro Borges é jornalista, membro do Comitê Central do PCdoB e autor do livro recém-lançado "Sindicalismo, resistência e alternativas" (Editora Anita Garibaldi).

Déficit habitacional no campo é de dois milhões de famílias

Adital


O déficit habitacional brasileiro é de mais de 7,5 milhões de moradias. No campo, são cerca de dois milhões de famílias sem casa e dessas 80% têm renda de até 3 salários mínimos. Para que o governo implemente uma política de habitação que diminuía esse déficit, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) está, hoje (05), mobilizado em 10 estados.

Desde a manhã, agricultores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Rondônia estão nas ruas protestando. Em Brasília, a movimentação também começou pela manhã, com uma reunião entre representantes do MPA e o vice-presidente da Caixa Econômica Federal.

Pela tarde, houve uma reunião no Ministério das Cidades. Para amanhã e quarta-feira, estão programadas reuniões com a Casa Civil, com o Ministro das Cidades e, novamente, com o vice-presidente da Caixa. A reivindicação dos agricultores é para que o governo aumente o volume de recursos destinado à moradia no campo.

Para esse ano, os recursos liberados não dariam para construir 20 mil casas, enquanto o MPA pede a disponibilidade de recursos para a construção imediata de 200 mil unidades habitacionais. De acordo com a integrante da Direção Nacional do MPA, Maria Costa, é preciso aumentar os subsídios governamentais e diminuir a burocracia.

Além disso, o governo precisa repensar as formas de pagamento, já que todos os financiamentos prevêem parcelas mensais, e, na grande maioria das vezes, o rendimento dos trabalhadores do campo é anual, pois vem com a safra. "Só que trabalha com coentro, cebolinha e leite tem renda mensal, o resto tem renda anual", disse Maria. Assim, a proposta dos trabalhadores é de financiamentos com parcelas semestrais, ou anuais.

A política nacional de habitação deve ainda ser uma "política social estratégica para conter o êxodo rural, manter a juventude no campo e repovoar as comunidades camponesas, aplicando, em escala crescente, tecnologias de bioconstrução", disse o MPA, em nota. Ela tem que mudar as condições de vida no campo e fazer do meio rural um lugar bom para se viver.

O MPA está desenvolvendo projetos experimentais de bioconstrução em todo o país. Com isso, os custos das moradias seriam barateados, além de serem utilizados materiais ecologicamente menos agressivos. São usados materiais encontrados na própria região, o que anula ainda o custo com transporte.

O projeto propõe a troca de cimento queimado por cimento prensado, o uso da permacultura (um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis), a construção de casas de taipa - que permitem uma sensação técnica melhor -, só que com materiais de mais qualidade que os usados nas casas de taipa atuais.

Alimentação: Se não têm arroz, que comam batata


Por Thalif Deen.

IPS.

Nações Unidas – Quando multidões de camponeses famintos se queixavam da escassez de pão na França do século XVII, a reina Maria Antonieta lançou um comentário hoje célebre: “Que comam bolo”.

Os historiadores polemizam sobre essa declaração de aparência cruel. Alguns alegam que foi mal citada ou mal traduzida.

Porém, não houve ambigüidade nas declarações atribuídas ao comandante do exército de Bangladesh e chefe do governo interino, general Moeen U. Ahmed, quem recomendou aos seus compatriotas que, se não têm arroz, deveriam comer batatas.

Enquanto a crise alimentaria continua expandindo-se por todas as nações em desenvolvimento, o preço do alimento básico dos perto de 150 milhões de habitantes de Bangladesh aumenta: só em março se encareceu em 87 por cento, segundo o Programa Mundial de Alimentos (PMA).

Bangladesh, que espera produzir uns oito milhões de toneladas de batatas este ano – foram cinco milhões em 2007 -, tem sido pragmática, ao passar de um alimento básico a outro.

O rancho dos soldados bengalis inclui agora 125 gramas de batatas diárias, “independentemente do seu cargo”, disse o general Ahmed, no almoço com diretores de jornais em Dhaka no mês passado.

Segundo o jornal da capital, Daily Star, o menu incluiu, nessa ocasião, batatas fritas, sopa de batatas, batatas com espinafres, pudim de batatas e outros pratos com esse tubérculo.

Um jornalista disse que os cozinheiros do exército, ao fim de um dia estafante na cozinha, tinham ficado sem receitas.
Coincidentemente, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora o “Ano Internacional da Batata”, em uma tentativa de “aumentar a consciência sobre a importância” deste produto “como alimento nas nações em desenvolvimento”.
Bangladesh, localizado pela ONU entre os 50 países menos adiantados do mundo, sofreu duas severas enchentes e um ciclone que destruíram arredor de três milhões de toneladas de grãos no ano passado.
O governo desse país tenta conter os efeitos de uma epidemia de fome de alcance planetário. “O preço dos alimentos, em pronunciada ascensão, converteu-se em uma real crise mundial”, disse semanas atrás à imprensa o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon.
A diretora executiva do PMA, Josette Sheeran, disse que os habitantes dos países industrializados gastam apenas entre 15 % e 18 % dos seus ingressos por lar em alimentos, o que melhora sua capacidade de afrontar os desastres e as subidas de preços.

Por outro lado, os lares do mundo em desenvolvimento gastam, na média, arredor de 70% de seus ingressos em alimentos.

Sheeran disse que os elevados preços dos alimentos estão “criando o maior desafio que o PMA afrontou em seus 45 anos de história, um tsunami silencioso que ameaça com sumir na fome a mais de 100 milhões de pessoas de cada continente”.
O PMA, que proporciona assistência alimentária direta, possui um orçamento central de entre 3.100 e 4.300 milhões de dólares anuais. Até agora, só arrecadou 1.000 milhões.

“E, naturalmente, esta soma de 4.300 milhões de dólares não leva em conta o novo rosto da fome”, disse a porta-voz do PMA, Bettina Luescher.

“Também necessitaremos uma quantidade ainda indeterminada para começar a fazer frente ao novo rosto da fome: o que sofrerão quem podiam remediar-se quando o pão estava em 30 centavos a fatia, mas hoje não, pois custa 60 centavos”, observou.

A secretaria geral disse que a ONU está muito preocupada, como todos os outros membros da comunidade internacional. “Devemos atuar imediatamente de modo concertado”, disse Ban.

O Conselho Econômico e Social da ONU tem programada uma reunião sobre segurança alimentária a meados de maio, e depois uma cúpula patrocinada pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) que se realizará de 3 a 5 de junho em Roma.

A crise alimentaria também estará na agenda da cúpula do Grupo dos Oito (G-8) países mais poderosos que terá lugar em julho no Japão.

Consultado sobre como deveria abordar o foro mundial a crise alimentaria, o secretário geral disse à imprensa: “No curto prazo, devemos abordar todas as crises humanitárias, que têm impactado aos mais pobres dos pobres do mundo, porque 100 milhões de pessoas foram conduzidas a esta crise de fome adicional”.

Ban disse que o mês passado convocou o Grupo Diretivo da África para os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio. Na reunião, disse: “Adotamos várias recomendações importantes, que aprovamos como uma das iniciativas para tentar lançar a revolução verde africana”.

Este assunto se discutirá em profundidade com todas as agências, os chefes de agências, fundos e programas da ONU, assim como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, disse Ban.

“Depois tentaremos ver que tipo de ações imediatas e ao longo prazo podemos adotar como parte de uma iniciativa liderada pela ONU”, assinalou. (FIN).

Versão em português: Raul Fitipaldi de América Latina Palavra Viva.