terça-feira, 6 de maio de 2008

Alimentação: Se não têm arroz, que comam batata


Por Thalif Deen.

IPS.

Nações Unidas – Quando multidões de camponeses famintos se queixavam da escassez de pão na França do século XVII, a reina Maria Antonieta lançou um comentário hoje célebre: “Que comam bolo”.

Os historiadores polemizam sobre essa declaração de aparência cruel. Alguns alegam que foi mal citada ou mal traduzida.

Porém, não houve ambigüidade nas declarações atribuídas ao comandante do exército de Bangladesh e chefe do governo interino, general Moeen U. Ahmed, quem recomendou aos seus compatriotas que, se não têm arroz, deveriam comer batatas.

Enquanto a crise alimentaria continua expandindo-se por todas as nações em desenvolvimento, o preço do alimento básico dos perto de 150 milhões de habitantes de Bangladesh aumenta: só em março se encareceu em 87 por cento, segundo o Programa Mundial de Alimentos (PMA).

Bangladesh, que espera produzir uns oito milhões de toneladas de batatas este ano – foram cinco milhões em 2007 -, tem sido pragmática, ao passar de um alimento básico a outro.

O rancho dos soldados bengalis inclui agora 125 gramas de batatas diárias, “independentemente do seu cargo”, disse o general Ahmed, no almoço com diretores de jornais em Dhaka no mês passado.

Segundo o jornal da capital, Daily Star, o menu incluiu, nessa ocasião, batatas fritas, sopa de batatas, batatas com espinafres, pudim de batatas e outros pratos com esse tubérculo.

Um jornalista disse que os cozinheiros do exército, ao fim de um dia estafante na cozinha, tinham ficado sem receitas.
Coincidentemente, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora o “Ano Internacional da Batata”, em uma tentativa de “aumentar a consciência sobre a importância” deste produto “como alimento nas nações em desenvolvimento”.
Bangladesh, localizado pela ONU entre os 50 países menos adiantados do mundo, sofreu duas severas enchentes e um ciclone que destruíram arredor de três milhões de toneladas de grãos no ano passado.
O governo desse país tenta conter os efeitos de uma epidemia de fome de alcance planetário. “O preço dos alimentos, em pronunciada ascensão, converteu-se em uma real crise mundial”, disse semanas atrás à imprensa o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon.
A diretora executiva do PMA, Josette Sheeran, disse que os habitantes dos países industrializados gastam apenas entre 15 % e 18 % dos seus ingressos por lar em alimentos, o que melhora sua capacidade de afrontar os desastres e as subidas de preços.

Por outro lado, os lares do mundo em desenvolvimento gastam, na média, arredor de 70% de seus ingressos em alimentos.

Sheeran disse que os elevados preços dos alimentos estão “criando o maior desafio que o PMA afrontou em seus 45 anos de história, um tsunami silencioso que ameaça com sumir na fome a mais de 100 milhões de pessoas de cada continente”.
O PMA, que proporciona assistência alimentária direta, possui um orçamento central de entre 3.100 e 4.300 milhões de dólares anuais. Até agora, só arrecadou 1.000 milhões.

“E, naturalmente, esta soma de 4.300 milhões de dólares não leva em conta o novo rosto da fome”, disse a porta-voz do PMA, Bettina Luescher.

“Também necessitaremos uma quantidade ainda indeterminada para começar a fazer frente ao novo rosto da fome: o que sofrerão quem podiam remediar-se quando o pão estava em 30 centavos a fatia, mas hoje não, pois custa 60 centavos”, observou.

A secretaria geral disse que a ONU está muito preocupada, como todos os outros membros da comunidade internacional. “Devemos atuar imediatamente de modo concertado”, disse Ban.

O Conselho Econômico e Social da ONU tem programada uma reunião sobre segurança alimentária a meados de maio, e depois uma cúpula patrocinada pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) que se realizará de 3 a 5 de junho em Roma.

A crise alimentaria também estará na agenda da cúpula do Grupo dos Oito (G-8) países mais poderosos que terá lugar em julho no Japão.

Consultado sobre como deveria abordar o foro mundial a crise alimentaria, o secretário geral disse à imprensa: “No curto prazo, devemos abordar todas as crises humanitárias, que têm impactado aos mais pobres dos pobres do mundo, porque 100 milhões de pessoas foram conduzidas a esta crise de fome adicional”.

Ban disse que o mês passado convocou o Grupo Diretivo da África para os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio. Na reunião, disse: “Adotamos várias recomendações importantes, que aprovamos como uma das iniciativas para tentar lançar a revolução verde africana”.

Este assunto se discutirá em profundidade com todas as agências, os chefes de agências, fundos e programas da ONU, assim como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, disse Ban.

“Depois tentaremos ver que tipo de ações imediatas e ao longo prazo podemos adotar como parte de uma iniciativa liderada pela ONU”, assinalou. (FIN).

Versão em português: Raul Fitipaldi de América Latina Palavra Viva.

Nenhum comentário: