segunda-feira, 20 de abril de 2009

Será que dá para acreditar???

Obama defendeu um “novo começo” nas relações com Cuba



“É uma longa jornada, mas já podemos dar alguns passos”, disse o presidente norte-americano sob aplausos dos presentes na abertura do evento, realizado no hotel Hyatt, em Port Of Spain, capital do país caribenho.
Obama destacou que está aberto ao diálogo com Cuba sobre uma ampla lista de assuntos, mas destacou que não quer “falar por falar”.
“Nos últimos dois anos tenho dito, e repito hoje que estou preparado para que minha administração se comprometa com o governo cubano em uma ampla lista de temas, desde direitos humanos, liberdade de expressão e reforma democrática até drogas, migração e assuntos econômicos”, disse Obama.
Ele também prometeu “uma aliança de iguais” aos países da América Latina.
“Apesar de os Estados Unidos terem feito muito em favor da paz e da prosperidade no continente, às vezes também temos nos desentendido ou tentamos ditar nossas condições. Prometo que eu busco uma aliança de iguais”, disse.
Obama falou de respeito mútuo e destacou quer lançar um novo capítulo de aproximação que continuará durante seu mandato.
O presidente pediu uma colaboração inédita no continente para buscar uma nova prosperidade econômica e lutar contra a crise.
Para isso promete “colaborar para garantir que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) adote os passos necessários para aumentar o nível atual de crédito e para estudar cuidadosamente as necessidades de recapitalização no futuro”.
Obama expressou também compromisso com a luta contra a desigualdade e “a criação de prosperidade a partir de baixo”.
O presidente norte-americano anunciou um novo Fundo de Crescimento para o Microfinanciamento destinado ao continente, e garantiu que contribuirá para restabelecer os empréstimos às companhias.
Ele ressaltou ainda o interesse em uma nova cooperação no âmbito da energia e na luta contra a mudança climática.
“Proponho a criação de uma nova Aliança das Américas para a Energia e o Clima que possa forjar um progresso em direção a um futuro mais seguro e sustentável”, afirmou.
Essa aliança, explicou, “defenderá a visão e a determinação de países como Brasil e México para promover a energia renovável e reduzir as emissões de gases estufa”, e permitirá que cada nação possa promover a eficácia no uso de energia, compartilhar tecnologia e melhorar sua infraestrutura.
Sobre o terceiro grande assunto previsto na agenda da reunião, a segurança da população, Obama diz que buscará “medidas taxativas” para reduzir o consumo de drogas e “para deter o fluxo de armas e de financiamento ao outro lado da fronteira sul”.
O presidente já havia feito essa promessa na quinta-feira ao governante mexicano, Felipe Calderón, durante a reunião que ambos mantiveram no México.
Obama reiterou também que pedirá ao Congresso norte-americano que ratifique a Convenção Interamericana Contra a Fabricação e o Tráfico Ilícito de Armas de Fogo (Cifta), assinada pelo presidente Bill Clinton em 1997, mas que ainda não foi respaldada pelo Senado.
Construir uma nova aliança “levará tempo”, ressaltou.
“Prometo sermos um amigo e parceiro, porque nosso futuro está entrelaçado com o futuro dos povos das Américas e estamos comprometidos a forjá-lo através de uma aproximação firme, sustentável e bem-sucedida”, finalizou.
Obama e Chávez se cumprimentaram e sorriram um para o outro ao encontrarem-se na abertura da Cúpula das Américas nesta sexta-feira.
Chávez afirmou querer seu “amigo” de Obama.
“Com esta mesma mão há oito anos eu cumprimentei Bush. Quero ser teu amigo”, disse.
O Ministério da Informação da Venezuela classificou em nota como “histórico” o gesto dos dois presidentes, esclarecendo que o americano se aproximou de Chávez “para oferecer-lhe uma saudação”

Texto: Do blog, O outro lado da noticia

Nenhum comentário: