domingo, 25 de fevereiro de 2007

Irã anuncia 'lançamento de foguete ao espaço

Míssil Shahab-3, lançado em novembro de 2006
O Irã lançou um míssil Shahab-3 em exercício militar em novembro
O Irã anunciou que lançou com sucesso seu primeiro foguete ao espaço.

A televisão iraniana deu poucos detalhes sobre o foguete e seu alcance ao dar a notícia neste domingo, afirmando apenas que o teste seguiu normas internacionais e que sua carga é destinada a pesquisa.

O Irã possui um programa civil de satélites, mas até agora vinha dependendo da Rússia para colocar os artefatos em órbita.

Segundo a correspondente da BBC na capital iraniana, Teerã, Frances Harrison, peritos militares dizem que o foguete amplia a tecnologia do míssil balístico iraniano conhecido como Shahab-3.

Se o Irã conseguiu lançar um foguete ao espaço, isso significa que seus cientistas dominam a tecnologia necessária para cruzar a barreira representada pela atmosfera.

Na prática, dizem os especialistas, não haveria impedimento tecnológico para que o Irã construa agora mísseis de maior alcance, o que causa grande preocupação internacional.

Tensão

O lançamento é feito em um momento de crescente tensão entre o país e o Ocidente, por causa de seu programa nuclear e, segundo Harrison, tem um objetivo claro de confronto.

Na segunda-feira, os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a Alemanha vão se reunir para discutir mais sanções contra o Irã por ignorar o prazo, esgotado na semana passada, para suspender o seu enriquecimento de urânio.

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, insistiu neste domingo que seu país não vai recuar diante da pressão do Ocidente, comparando seu ímpeto a um "trem sem freios".

Fonte: BBC

Nenhum comentário: