quarta-feira, 20 de junho de 2007

BELCHIOR - Discografia


Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes nasceu em Sobral, CE, em 26 de Outubro de 1946. Durante a infância foi cantador de feira e poeta repentista. Estudou musica coral e piano com Acaci Halley. Foi programador de radio em Sobral, e em Fortaleza CE começou a dedicar-se a musica, após abandonar o curso de medicina. Ligou-se a um grupo de jovens compositores e músicos – Fagner, Ednardo, Rodger, Teti, Cirino e outros – conhecidos como o Pessoal do Ceara. De 1965 a 1970 apresentou-se em festivais de musica no Nordeste. Em 1971, quando se mudou para o Rio de Janeiro RJ, venceu o IV Festival Universitário da MPB, com a musica Na hora do almoço, cantada por Jorge Melo e Jorge Teles,(corrigindo:Quem cantou com Belchior no primeiro compacto foram dois Jorges: Jorginho Telles e Jorge Nery. Entretanto, nenhum desses dois xarás é Jorge Melo (com um "L" só), futuro parceiro e sócio de Belchior. Quem me passou a informação foi o próprio, que hoje tem escritório de advocacia em São Paulo e ainda faz shows pelo Brasil, informação enviada por Silvio Atanes). com a qual estreou como cantor em disco, um compacto da etiqueta Copacabana. Em São Paulo SP, para onde se mudou, compôs musica para alguns filmes de curta metragem, continuando a trabalhar individualmente e as vezes com o grupo do Ceara. Em 1972 Elis Regina gravou sua composição Mucuripe (com Fagner). Atuando em escolas, teatros, hospitais, penitenciarias, fabricas e televisões, gravou seu primeiro LP em 1974, na Chantecler. 0 segundo, Alucinação (Polygram, 1976), consolidou sua carreira, lançando canções de sucesso como Velha roupa colorida, Como nossos pais (depois regravadas por Elis Regina) e Apenas um rapaz latino- americano. Outros êxitos incluem Paralelas (lançada por Vanusa em 1975), Galos, noites e quintais (regravada por Jair Rodrigues) e Comentário a respeito de John (homenagem a John Lennon). Em 1983 fundou sua própria produtora e gravadora, Paraíso Discos, e em 1997 tornou-se sócio do selo Camerati. Sua discografia inclui Um show – dez anos de sucesso (1986, Continental) e Vicio elegante (1996, GPA/Velas), com regravações de sucessos de outros compositores.

ÁLBUNS DISPONÍVEIS

1974 - Mote e Glosa 1974 -concerto a palo seco 1976 - Alucinação

-



1977 - Coração Selvagem 1978 - Todos os sentidos 1979 - Era uma Vez um Homem e Seu Tempo

-



1980 - Objeto Direto 1982 - Paraíso 1984 - Cenas do Próximo Capítulo

-



1987 - Melodrama 1988 - Elogio de Loucura 1991 - Acústico

-



1992 - Carrero 1993 - Baihuno 1993 - Personalidade

-



1995 - Concerto Bárbaro 1996 - Vicio Elegante 1999 - Auto-Retrato cd1

-




1999 - Auto-Retrato cd2
2002 - Pessoal do Ceará

-



Copiado de:BrMidia

15 comentários:

Silvio Atanes disse...

Olá! Parabéns pela lembrança do grande bigodudo. Aqui vai uma pequenina correção. Quem cantou com Belchior no primeiro compacto foram dois Jorges: Jorginho Telles e Jorge Nery.

Entretanto, nenhum desses dois xarás é Jorge Melo (com um "L" só), futuro parceiro e sócio de Belchior. Quem me passou a informação foi o próprio, que hoje tem escritório de advocacia em São Paulo e ainda faz shows pelo Brasil.

Se quiser, baixe o MP3 de "Na hora do almoço" aqui: http://sombarato.blogspot.com/search/label/Belchior. Se você souber o dia dessa final do festival da Tupi em 1971, me diga, por favor. Um abraço.

Silvio Atanes
Jornalista
MTb 18422/SP

Anônimo disse...

o melhor cantor e compositor para qem escolhe musica para pensar e refletir sobre cada passagem significativa da vida. ele aconselha,narra e diz o que dizer sobre coisas que só os politicamente atualizados coseguem entender. belchior já me disse muitas coisas nas entre linhas. nordestinos escutem fotografia 3x4.

Anônimo disse...

cara os links dos 3 primeiros albúns estão com problema.
Vlw

turquinho disse...

é verdade, os links expiraram...vou tentar repostar...

Unknown disse...

Turquinho,

parabéns a você por se lembrar deste verdadeiro Dom Quixote, cavaleiro andante dos sertões da França, Ceará, Bahia, Liverpool e cercanias... Matando a pauladas as mediocridades de qualquer tempo, ouça-se KITSCH METROPOLITANUS, OS PROFISSIONAIS, LIRA DOS VINTE ANOS, CARISMA, HORA DO ALMOÇO e a imortal TUDO OUTRA VEZ, sabendo ser nostalgico sem ser chato ou piegas... Como diria o colega acima, "nordestinos (eu o sou, racialmente falando)ouçam - também - AQUI JAZZ MEU CORAÇÃO, outro retrato da grande "república" dentro da nação, como diria o bigodudo, 'aqui Nordeste, Sub-América do sono, no Reino do Abandono, não há lugar para onde ir'... Sempre contundente e atual contra o Brasil rico que deseja nos ignorar e nos esquecer. Mantenha este post sempre ativo. A voz do cara não é atrante, mas não menos eloqüente, afinal o Gessinger dos antigos Engenheiros, além de reutilizar algumas músicas de Belchior, reutiliza em várias canções "suas"...

Valeu!!!

Unknown disse...

Olá Turquinho. Valew pela iniciativa de montar este blog. Belchior realmente é e será sempre inesquecível. Suas músicas sempre vao marcar época. tanto lixo que rola hoje na música nos faz querer voltar no tempo onde a música nos tocava no fundo do coracao. Tenho comigo um acervo completo do Belchior, Gil, Toquinho e muitos outros que sempre estou ouvindo. Belchior pra mim nunca vai deixar de ser lembrado. Queria muito que meus filhos quando crescerem também gostem. Isso sim que é música. Muito Obrigado.

alguem de fora disse...

Pelo amor a Deus, gente que esta acontecendo?
Dizem mil coisas de Belchior, dividas como a gerente de um hotel esta dizendo. Ela pelo menos deveria ter a honra de Belchior ter se hospedado no hotel e alem do mais, esta denegrindo a imagem de uma pessoa que so tem a nos honrar por ser quem ele e alem de tudo de ser brasieliro.
Esta percurtindo muito mal isso no exterio. estou no canada e nao acredito em nada disso que estao defamando o homem, o compositor, o cantor que e belchior. Por favor, se souberem dele estou disposta a ajuda-lo em todos os planos da vida. Minha casa no canada esta aberta para recebe-lo com todas as honras que merece. infelizmente e isso, ninguem da valor a ninguem, a nada, so pensam em dinheiro. e por favor nao divulguem quem sou.

Anônimo disse...

Com carinho

Às vezes a Alucinação nos leva a caminhar entre Palo Seco , em outras por ser Apenas Um Rapaz Latino Americano, onde um simples Até Amanhã, pode durar meses, só nos leva a refletir sobre os Comentários A Respeito De Jhon que “o sonho não acabou”, assim Como Nossos Pais, sabendo ainda, que Conheço O Meu Lugar no mundo onde, meu Coração Selvagem anseia se libertar desta Divina Comedia Humana que é a realidade, ah! Seria mágico se um ser Espacial me levasse , nem que levasse uma simples fotografia 3x4, a viajar pelo infinito céu e seus encantos ouvir Galos Nas Noites E Quintais mágicos e iluminados pela linda e bela lua , eu iria a pesar do Medo De Avião, e contemplaria tal momento , sem tempo para nada , Sem Noticia Da Terra Civilizada, só pura contemplação Às Paralelas do horizonte! Com a pessoa amada Todo Sujo De Batom, e com o Pequeno Perfil De Um Cidadão Comum dizer – te BELCHIOR que gostaria de reviver Tudo Outra Vez e pedir a você que vista aquela Velha Roupa Colorida e nos deixe mais uma vez de “boca aberta” com o teu jeito majestoso e inconfundível de cantar!!!!

Valeu por voce existir

Noslineger

Unknown disse...

Com carinho

Às vezes a Alucinação nos leva a caminhar entre Palo Seco , em outras por ser Apenas Um Rapaz Latino Americano, onde um simples Até Amanhã, pode durar meses, só nos leva a refletir sobre os Comentários A Respeito De Jhon que “o sonho não acabou”, assim Como Nossos Pais, sabendo ainda, que Conheço O Meu Lugar no mundo onde, meu Coração Selvagem anseia se libertar desta Divina Comedia Humana que é a realidade, ah! Seria mágico se um ser Espacial me levasse , nem que levasse uma simples fotografia 3x4, a viajar pelo infinito céu e seus encantos ouvir Galos Nas Noites E Quintais mágicos e iluminados pela linda e bela lua , eu iria a pesar do Medo De Avião, e contemplaria tal momento , sem tempo para nada , Sem Noticia Da Terra Civilizada, só pura contemplação Às Paralelas do horizonte! Com a pessoa amada Todo Sujo De Batom, e com o Pequeno Perfil De Um Cidadão Comum dizer – te BELCHIOR que gostaria de reviver Tudo Outra Vez e pedir a você que vista aquela Velha Roupa Colorida e nos deixe mais uma vez de “boca aberta” com o teu jeito majestoso e inconfundível de cantar!!!!

Valeu por voce existir

Noslineger

Igor Martellote disse...

Meu Deus! Me sobe um arrepio quando leio qualquer informação útil sobre cantores e compositores que amo. Agora não foi diferente. Me mudei e não consegui trazer meus discos e estou baixando-os ao poucos. Sim, eu baixo discos pela internet. Hoje baixei um disco do Belchior que amo, Auto-retrato. Demais esse disco. Fui procurar na internet a lista completa da discografia dele e me deparei com esse blog. Li sobre a história de Belchior ouvindo Bahiuno. Vontade de chorar quando ouço pessoas dizerem que não gostam de Belchior ou pior, não gostam de músicas nacionais. Que dor que dá. Termino este comentário dizendo: Obrigado, Belchior! Obrigado músicos nacionais por fazerem meus dias mais felizes. E termino ouvindo outro enorme da MPB, Lô Borges com Vento de maio.

Unknown disse...

Olá, gostaria de saber qual disco do Belchior que tem na contra-capa a pintura de um jarro de flores, ele é um disoc ao vivo e começa com a música "Lira dos 20 anos", estou à procura deste disco

Anônimo disse...

oiê...Afinal de contas gente, qual é o disco que meu amigo ai de cima Clementino quer??? eu preciso saber qual é, tambem procuro por ele

Sylvia Rosa disse...

Belchior me fez chegar até aqui. Parabéns pela homenagem, ele merece! É show!!!

João Valença disse...

EM 17 de setembro de 2010 22:32
clementino disse...

Olá, gostaria de saber qual disco do Belchior que tem na contra-capa a pintura de um jarro de flores, ele é um disoc ao vivo e começa com a música "Lira dos 20 anos", estou à procura deste disco

Caro Clementino, o disco se chama "Trilhas Sonoras"

João Valença

Anônimo disse...

CD Belchior - Personalidade na qualidade máxima das mp3's (Taxa de 320Kbps) clique no link abaixo:

https://mega.co.nz/#!RQQ2ARha!E2jszY7ub2BATK7jZ9tU3Kt_9wWY70LDuv9el9Rh5QU

Tags limpas e preenchidas corretamente.