quarta-feira, 6 de junho de 2007

Noticias da Bolivia...

Presidente boliviano em favor da unidade nacional

O presidente boliviano, Evo Morales, destacou a responsabilidade de seu governo com a defesa da unidade nacional e mostrou-se partidário das autonomias, mas para uma maior integração.

Num encontro com as autoridades do departamento de Santa Cruz, no leste do país, o presidente instou a não confundir o regime autônomo com independência ou divisão do país.

Explicou que corresponde à Assembléia Constituinte a redação da futura Carta Magna e a concepção do novo Estado, que inclui a delimitação geográfica e administrativa dos departamentos.

“As autonomias são uma reivindicação histórica dos povos indígenas que há anos apostam pela autodeterminação”, disse.

Nesse sentido, o chefe de Estado ratificou a decisão do Executivo de defender e respeitar a Constituição.

Evo Morales presidiu as deliberações com as instituições dessa localidade, nomeadamente com o governador, Rubén Costas.

Nestas deliberações criticou várias medidas de protesto de alguns setores que tentam desestabilizar o país, referindo-se à greve de 24 horas iniciada na terça-feira, 5, por representantes do Poder Judiciário.

O presidente boliviano salientou que muitas vezes as decisões dos tribunais favorecem pessoas ricas e não cidadãos de poucos recursos.

Morales também participou da inauguração das obras de construção da estrada Aguaíces-San Pedro-Colonia Piraí, um centro de diagnóstico integral doado por Cuba e uma emissora de rádio comunitária.



Nenhum comentário: