Presidente boliviano em favor da unidade nacional
O presidente boliviano, Evo Morales, destacou a responsabilidade de seu governo com a defesa da unidade nacional e mostrou-se partidário das autonomias, mas para uma maior integração.
Num encontro com as autoridades do departamento de Santa Cruz, no leste do país, o presidente instou a não confundir o regime autônomo com independência ou divisão do país.
Explicou que corresponde à Assembléia Constituinte a redação da futura Carta Magna e a concepção do novo Estado, que inclui a delimitação geográfica e administrativa dos departamentos.
“As autonomias são uma reivindicação histórica dos povos indígenas que há anos apostam pela autodeterminação”, disse.
Nesse sentido, o chefe de Estado ratificou a decisão do Executivo de defender e respeitar a Constituição.
Evo Morales presidiu as deliberações com as instituições dessa localidade, nomeadamente com o governador, Rubén Costas.
Nestas deliberações criticou várias medidas de protesto de alguns setores que tentam desestabilizar o país, referindo-se à greve de 24 horas iniciada na terça-feira, 5, por representantes do Poder Judiciário.
O presidente boliviano salientou que muitas vezes as decisões dos tribunais favorecem pessoas ricas e não cidadãos de poucos recursos.
Morales também participou da inauguração das obras de construção da estrada Aguaíces-San Pedro-Colonia Piraí, um centro de diagnóstico integral doado por Cuba e uma emissora de rádio comunitária.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário