domingo, 29 de julho de 2007

Confúcio



Confúcio (Kung futsé), nasceu no Estado de Lu, na atual província de Xantung, provavelmente no ano 551 a.C., era de descendência nobre, dos duques de Song e da casa real dos Yin.
Nasceu com poucos recursos, quase na pobreza, o que não foi impedimento para que ele se dedicasse desde a adolescência ao estudo. Intrigas na casa ducal do Estado de Lu fizeram com que ele, abandonando a terra natal, se tornasse num sábio itinerante.
Vagou por alguns anos, acompanhado por um punhado de discípulos, de corte em corte atrás de um governante que se dedicasse à construção de um Estado Ideal. Foi talvez o sábio mais influente de todos os tempos.
Sempre exerceu enorme presença junto ao seu povo. Pregador moralista, tratadista e legislador, deixou ao povo dos Han um conjunto de normas e elevados valores morais expressos em frases curtas, de fácil entendimento, educando assim, ao longo dos últimos 2.500 anos, milhões de chineses nos princípios da retidão, parcimônia e busca da harmonia. Faleceu em 479 a.C.
Copiado de:AmigosDoFreud

Nenhum comentário: