quarta-feira, 11 de julho de 2007

Onda de frio na América do Sul deixa numerosas vítimas

O inusual frio polar que afeta boa parte da América do Sul causou a morte de nove pessoas na Argentina e seis no Chile, além de centenas de evacuados, caminhos bloqueados pela neve e hospitais lotados em vários países da região, informou a AFP.

Na Argentina, que, na segunda-feira, 9, viu surpreendida cair neve em Buenos Aires pela primeira vez em 89 anos, morreram nove pessoas, desde o fim de semana; entretanto, em San Luis, foram evacuadas cerca de 1.400 pessoas. O governo provincial decretou feriado administrativo a terça-feira 10 e quarta-feira 11 pelas dificuldades no transporte público.

A inusual massa de ar polar que cobre todo o território obrigou as autoridades a pedirem prudência no uso da eletricidade e do gás, em meio a uma crise energética que levou a aumentar as importações do Brasil, Paraguai e Bolívia, e limitar as exportações para o Chile.

No vizinho Chile, seis pessoas morreram em diversas localidades do sul, onde as temperaturas atingiram 18 graus negativos, enquanto na capital, Santiago, os termómetros bateram o recorde de 4,4 graus negativos, o que significa, segundo informações, um aumento das doenças respiratórias, especialmente em crian­ças e idosos, e teme-se pelo colapso das instalações devido ao grande número de pacientes.

Os serviços de emergência dos hospitais, também se esgotaram no Uruguai, onde nevou na cidade de Nova Palmira (sudoeste).

Nenhum comentário: