quarta-feira, 8 de agosto de 2007

China condena ex-dirigente à prisão perpétua por corrupção

Pena que no Brasil a impunidade impera...


Hu Xing, ex-responsável pelo setor de transporte na província de Yunna, sudoeste da China, foi condenado à prisão perpétua nesta quarta-feira (8), após ser julgado culpado de corrupção. Depois de tentar a fuga, ele foi detido e extraditado de Singapura.


Com 49 anos, Hu aproveitou-se do cargo de subdiretor do Departamento Provincial de Transportes de Yunnan para obter subornos que somara mais de 40 milhões de yuans (cerca de R$ 10 milhões). Entre as propinas figura um apartamento no valor de 247 mil yuans (R$ 90 mil). "De acordo com sua confissão, Hu também usou seu cargo para beneficiar seus parentes em atividades comerciais", noticia a agência Xinhua.


"O ex-funcionário desapareceu em janeiro, quando as autoridades locais estavam investigando um importante caso de crime econômico e o haviam implicado como suspeito. Foi preso em Singapura, em 18 de fevereiro", prossegue a notícia.


Antes de assumir o cargo nos Transportes, em novembro de 2004, Hu foi vice-prefeito de Kunming, capital de Yunnan, tendo se encarregado da área de planejamento e construção.

Nenhum comentário: