sábado, 4 de agosto de 2007

Começa Campanha para doação de livros para a Biblioteca do MST

Adital -

De agosto a dezembro de 2007, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra vai mobilizar-se na Campanha de Solidariedade com as Bibliotecas do MST, sob o lema "Apóie a Reforma Agrária, doe livros!". A Campanha tem como padrinho o professor Antonio Cândido. Sua finalidade é construir Bibliotecas Populares nas áreas dos assentamentos e acampamentos, e ampliar o acervo de mais de 40 bibliotecas já existentes em suas escolas e centros de formação. "Uma Campanha sem limitações, nem em quantidade, nem em áreas de conhecimento", destacam no comunicado.

Para o professor da Universidade de São Paulo (USP) e crítico literário, Antonio Cândido, o MST está promovendo uma campanha admirável para a elevação do nível cultural do trabalhador rural brasileiro. "Essa elevação é fundamental para que eles possam reivindicar seus direitos da melhor maneira possível, e para isso é indispensável que conte com instrumento de instrução, o principal dos quais é o livro", afirma.

As doações podem consistir em livros, mapas e audiovisuais, incluindo películas, discos e Cds, e podem ser feitas através dos responsáveis de cada estado. Abaixo, segue a lista dos responsáveis pela campanha e como localizá-los. Se você é de um estado ou país no qual a Campanha ainda não está se desenvolvendo, você pode fazer a doação entrando em contacto através do correio eletrônico: campanhabiblioteca@enff.org.br, ou com a Secretaria do MST em seu estado.

Segundo o MST, o movimento fundou escolas itinerantes, construiu mais de duas mil escolas de educação primária, além de cursos de educação de jovens e adultos, ensino secundário e técnico. "Hoje podemos orgulharmo-nos dos 5 mil jovens inscritos em cursos e pós-graduações em diversos convênios com universidades e dos mais de 17.500 adultos no processo de alfabetização, tanto como nos orgulhamos dos assentamentos que conquistamos", declaram.

O MST ressalta a importância da solidariedade na luta pela Reforma Agrária e aponta o exemplo da construção da Escola Nacional Florestan Fernandes, Guararema (SP), como símbolo do encontro de dois esforços: a solidariedade e o desejo de aprender. "Estamos convencidos de que esse grande esforço coletivo recolherá não só milhares de livros para nossos jovens, crianças, mulheres e homens do campo, mas também que possibilitará uma vida mais humana, mais plena e livre. E uma pátria mais justa e soberana!", disseram.


Contactos para a Campanha de doação de livros:

1. São Paulo - Rosana Santos - rosanamst@yahjoo.com.br; Secretaria Estadual SP: mstsp@mst.org.br. Tel.: (11) 3663-1064 e Secretaria Nacional do MST: secgeral@mst.org.br. Tel. (11) 3361 - 3866, com Andrea Francine.

2. Rio de Janeiro - Mariana Duque - marianaduque@mst.org.br; Secretaria Estadual RJ: secretariamst.rj@gmail.com. Tel.: (21) 2240-8496.

3. Minas Gerais - Sueli Maria - sucachoeira@yahoo.com.br; Secretaria Estadual MG: mstmg@mst.org.br. Tel.: (31)3222 - 3879.

4. Rio Grande do Sul - Cedenir Engelmann - cedernire@yahoo.com.br; Secretaria Estadual RS: mstrs@mst.org.br. Tel.: (51) 3221 - 9022.

5. Paraná - Rodrigo Cordeiro ou Edilson- microbiosdomst@yahoo.com.br; Secretaria Estadual PR: mstpr@mst.org.br. Tel.: (41) 3324-7000.

6. Pernambuco - Alexsandra Rodrigues - lecamst@yahoo.com.br; Secretaria Estadual PE: mstpebr@gmail.com ou acape.pe@gmail.com. Tel.: (81) 3722- 3136.

7. Ceará - Erivando Barbosa ou Vera Lucia- erivandobarbosa@yahoo.com.br; Secretaria Estadual CE: mstce@terra.com.br. Tel.: (85) 3257-5630 ou 3472-6089.

8. Brasília - Janderson Barros- jandersonmst@yahoo.com.br; Secretaria Estadual DF: arcamst@terra.com.br. Tel.: (61) 3322- 5035.

Nenhum comentário: