sábado, 19 de janeiro de 2008

Fats Domino – This Is Fats

Seis anos antes Bill Haley gravar “Rock Around The Clock”, o jovem Antoine “Fats” Domino, aos 21 anos, escreveu a canção-base do rock ‘n’ roll, “The Fat Man”, em 1949. A partir do sucesso desse single de estréia, que vendeu um milhão de cópias, o vocalista e pianista nascido em Nova Orleans compôs mais hits do que qualquer outro da era do rock dos anos 50, à exceção de Elvis Presley, incluindo uma impressionante série de 39 singles que ocuparam os primeiros lugares das paradas, entre 1954 e 1962.

Ao vender algo em torno de 65 milhões de discos naquela década, Domino foi, sem dúvida, o responsável por fazer uma ponte entre o R&B e o rock – embora Little Richard possa disputar o título. O que está fora de discussão é a influência exercida por seu trabalho nos anos 50, que se espalhou por toda a música pop, atingindo de Pat Boone aos Beatles.

This Is Fats, o terceiro álbum do cantor pela imperial, foi lançado no auge da carreira de Domino e tornou-se o mais poderoso retrato de sua genealidade, graças a maravilhas do boogie-woogie como “Blue Monday” e “Honey Chile” e as obras-primas da tristeza como “So Long” e “Poor, Poor Me”.
A Triunfante “Bluebarry Hill”, que abre o álbum, foi um sucesso de Glen Miller em 1940, mas, apesar de seu charme e calor, a música acabou sendo surpreendentemente difícil de gravar. Ninguém conseguia achar a partitura e Domino esquecia o tempo inteiro a sua parte. Não foi possível completar sequer um take e o estúdio teve de emendar o material gravado. O resultado do esforço foi um single que chegou ao primeiro lugar das paradas de R&B nos Estados Unidos e ao segundo lugar nas paradas de pop – a melhor clocação de Domino nessa categoria.

Créditos: LágrimaPsicodélica
Uploader: Dione


Fats Domino – 1956 This Is Fats

Nenhum comentário: