sexta-feira, 28 de março de 2008

O mundo segundo a Monsanto


A revista Carta Capital, em sua edição de 26 de março, traz uma matéria de cinco páginas sobre o livro da jornalista francesa Marie-Monique Robin, “Le Monde Selon Monsanto” (O Mundo Segundo a Monsanto), que faz um apanhado dos desastres ambientais e sociais causados pela multinacional. Resultado de um trabalho de três anos de investigação, o livro e o documentário homônimo contam um pedaço importante da história da empresa que produz hoje 90% dos transgênicos plantados no mundo e lidera o mercado internacional de sementes.

Com ampla base documental, a investigação mostra as ações da Monsanto para divulgar estudos científicos duvidosos de apoio às suas pesquisas, e relata casos de contaminação pelo produto químico PCB (conhecido no Brasil como Ascarel, substância usada na fabricação de transformadores e de tintas para cascos de navios).

Além disso, fala sobre a influência da empresa sobre o governo dos Estados Unidos. Trata-se de uma antiga relação. Na Guerra do Vietnã (1959-1975), a empresa forneceu o agente laranja às tropas norte-americanas, cujos efeitos duram até hoje. O ex-secretário de Defesa do governo Bush, Donald Rumsfeld, dirigiu a divisão farmacêutica da empresa. Durante o governo Bill Clinton, a Monsanto executou um lobby pesado na Casa Branca para a liberação das sementes transgênicas.

Robin aponta uma curiosa coincidência neste processo: quem elaborou na FDA (Food and Drug Administration, agência responsável pela liberação de alimentos e medicamentos), a regulamentação dos transgênicos foi Michael Taylor, que foi vice-presidente da Monsanto nos anos 90. O livro também descreve vários casos de pesquisadores que foram demitidos ou isolados por criticar os produtos da empresa. Veja abaixo um resumo do documentário:

Nenhum comentário: