sexta-feira, 18 de abril de 2008

Mariza Abreu x Professores


A edição de hoje do Diário Oficial do Estado indica que a secretária estadual de Educação, Mariza Abreu, resolveu partir para o confronto com as entidades que representam os professores. Contrariando posicionamentos históricos de ex-secretários de Educação, Abreu preteriu os nomes preferenciais da lista tríplice indicados pelo CPERS para ocupar as vagas no Conselho Estadual de Educação. Mas não foi só. A secretária também preteriu o nome indicado pelo Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Sinpro).

Enquanto isso, professores realizaram plenárias em seis municípios do Estado. Segundo o CPERS, as aulas foram suspensas em pelo menos 40 escolas de Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Cachoeira do Sul, Santiago, Carazinho e Santana do Livramento. Em debate a pauta de reivindicações entregue ao governo do Estado no fim de março que, segundo os professores, até agora não avançou. Em Passo Fundo, centenas de educadores e estudantes promoveram uma caminhada no centro da cidade em protesto contra a política educacional do governo Yeda.

Na avaliação do CPERS, a intransigência de Mariza Abreu está impossibilitando qualquer avanço na discussão de temas que preocupam educadores, pais e estudantes. O Rio Grande do Sul está retrocedendo em suas políticas educacionais, denuncia o sindicato. “O Estado passou a conviver com salas de aula superlotadas, multisseriação e falta de professores e de funcionários. A precarização avança com o fechamento de laboratórios e bibliotecas”. No dia 25 de abril, os professores da rede pública estadual realizam sua segunda assembléia geral, no Gigantinho, em Porto Alegre.

Créditos:

Nenhum comentário: