quinta-feira, 10 de abril de 2008

O desmonte da Emater no RS


Aurio Paulo Scherer, coordenador Estadual do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) e vice-presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Arroio do Meio, denuncia os impactos do desmonte da Emater no RS:

"Logo no início do governo os desmontes na área da saúde e na educação vieram com voracidade, inescrupulosamente, sem discussão com a sociedade gaúcha. Não bastasse isso, nos deparamos com outra surpresa que vai atingir a produção primária do RS em cheio, as mais de 400 mil famílias de pequenos agricultores que produzem boa parte das riquezas do estado: as 400 demissões na Emater. Um órgão conhecido, reconhecido e respeitado nas comunidades rurais e co-responsável pelos alimentos que nós colocamos a mesa do povo gaúcho.

A Emater hoje está moribunda por conta de um Governo Estadual que apenas nos induz a entender que a única coisa que vai sanar as finanças do RS é deixar o povo doente, sem remédios, sem médicos, sem professores, sem transporte escolar, com salas de aula com alunos "amontoados" tendo formação deficiente. Tudo isso nos prejudicará e conseqüentemente o próprio Estado, pois estaremos mais pobres culturalmente e despreparados para o crescimento. Decididamente, o povo gaúcho não merece tanto desprezo.

As demissões na Emater, esvaziando-a, trarão prejuízos irreparáveis aos pequenos agricultores, aos pequenos municípios que têm a economia baseada na produção primária. Perde-se um patrimônio humano, construído a duras penas, ao longo dos anos, como se fossem simples mercadorias para serem descartadas por um telefonema demissionário. Assitiremos em breve em números a decadência da produtividade agrícola do Estado. Foi o serviço dos profissionais da Emater, abnegados, que melhoraram a nossa produtividade, melhoraram o bem estar social das nossas famílias, não raras vezes experimentada na área da saúde e da alimentação, trouxeram cultura e qualidade de vida aos agricultores e a comunidade em geral.

Espero que esta dura lição também nos sirva para uma profunda reflexão nas eleições futuras de 2010, pois eles só têm uma chance de voltar: se nós, o povo, votarmos neles. Que esse fato lamentável das demissões da Emater sirva de exemplo para não incorrermos nos mesmos erros, alcançar o relho para quem quer nos surrar".

Créditos:

Nenhum comentário: