quarta-feira, 16 de abril de 2008

Por que a gente precisa ser mais responsável do que a Veja


Blog do Rovai


A revista Veja foi condenada a reparar o deputado federal Carlos Abicalil (PT-MT) por danos morais. A sentença favorável ao parlamentar foi, segundo o site Vermelho, publicada na última quarta-feira (9/5). A Veja, segundo a sentença, teria denegrido a imagem pública do deputado com informações levianas e injuriosas a respeito dele na edição de 11 de janeiro de 2006.
De acordo com o juiz, a Veja e o jornalista, autor da matéria, extrapolaram no direito de informar e noticiar fatos. “Não se limitaram à conduta marcada pela vontade de narrar", diz trecho da sentença. “Mas quiserem ofender.”
“Ao noticiarem os fatos, com o uso de expressões injuriosas, fez a reportagem trabalho com menções e chamadas marcadas pela distorção”, prossegue o despacho. "Nesse sentido, o que se percebe é que a liberdade de expressão e de comunicação caminha juntamente com o direito de ter as pessoas atingidas pelo trabalho jornalístico, de uma forma ou de outra, o acesso à notícia real, verdadeira e sem ser ofensiva ou lesiva."
Pela decisão do juiz, a revista terá que pagar indenização ao parlamentar, além de publicar a sentença na íntegra, quando transitada em julgado (decisão final). Caso haja recurso, o processo seguirá para o Tribunal de Justiça do Distrito Federal, onde será julgado em Segunda Instância.
Segundo o jornalista Luis Nassif, o custo do departamento jurídico e das perdas de ações faz parte do cálculo do negócio da Veja. A Abril teria, segundo ele, R$ 8,2 milhões provisionados para o pagamento de ações cíveis de indenização por danos morais e ou materiais decorrentes de matérias publicadas.
Na opinião de Nassif, mais de 90% dessas perdas se devem à Veja. O número não está disponível porque, segundo o jornalista, a Abril não informa "o que é passivo gerado pelas campanhas de Veja e o que é das demais publicações”.
É por isso que a gente aqui na Fórum toma um cuidado imenso quando publica uma matéria, porque sabe que se o caldo engrossar vamos ter de sambar para pagar indenizações. No caso de Veja, faz parte da estratégia do negócio.
Aliás, vocês viram a capa da Veja desta semana? Lula com uns 75 anos de idade fazendo campanha em 2026... Pois é, a falta de seriedade jornalística é algo que leva a esse tipo de situação deprimente.

Nenhum comentário: