domingo, 27 de abril de 2008

Terra E Liberdade - (Land And Freedom)


Em meados dos anos 30, David Carr deixa a cidade de Liverpool para lutar por seus ideais na Guerra Civil Espanhola. A Guerra, marcada pela polarização ideológica, uma das características que marcaram o período entreguerras, foi um dos acontecimentos mais marcantes da história do século XX.
A crise desencadeada pela Primeira Guerra Mundial, aprofundada pela quebra da economia mundial após 1929, afetou praticamente todo o mundo, gerando grande desemprego e pobreza. Na Europa essa situação foi responsável pela "polarização ideológica", ou seja, pelo desenvolvimento das forças populares de esquerda e, ao mesmo tempo, das forças reacionárias fascistas.
Na Espanha, essa situação foi responsável pela Guerra Civil, de 1936 a 39, quando um golpe militar, apoiado pelas forças de direita, provocou a divisão do país. O golpe, pretendia eliminar o regime republicano, instituído em 1931, responsável por uma série de reformas que desagradaram os setores mais conservadores do país, uma vez que os interesses de latifundiários e da Igreja Católica foram duramente atingidos.
O conflito teve de um lado os republicanos apoiados pelos grupos de esquerda - comunista e anarquista -, em quanto de outro encontravam-se os grupos fascistas e os setores mais conservadores da cidade.
Enquanto a Alemanha e Itália ajudaram diretamente os fascistas espanhóis, Inglaterra e França adotaram uma política de neutralidade. A principal ajuda material foi dada pela União Soviética, que enviou armas e assessores;no entanto, o grande destaque do lado republicano, foi a das "Brigadas Internacionais", grupos de voluntários de vários países, que foram combater na Espanha. No inicio de 1937, as Brigadas tiveram papel importante na vitória sobre tropas italianas.
Gênero: Drama/Guerra
Diretor: Ken Loach
Duração: 109 minutos
Ano de Lançamento: 1994
País de Origem: Alemanha
Idioma do Áudio: Inglês
Créditos: makingoff - Baldolino51
Qualidade de Vídeo:
DVD Rip
Vídeo Codec: DivX
Vídeo Bitrate: 828 Kbps
Áudio Codec: MP3
Áudio Bitrate: 121
Resolução: 640x480
Formato de Tela: Widescreen (16x9)
Frame Rate: 23.976 FPS
Tamanho: 693 Mb
Legendas: Em anexo



Prêmio de Crítica no Festival de Cannes.

Um dos inúmeros méritos do filme de Ken Loach "Tierra y Libertat" é que ele nos convida à releitura de "Homenagem à Catalunha", o livro de George Orwell.
Grande parte desta produção é, de fato, uma recriação das cenas desta obra. Devido a seus contatos com a ILP (International Labor Party), Orwell uniu-se à luta espanhola em 1936 através das milícias do POUM (Partido Obrero de Unificación Marxista, marxistas heterodoxos que, na prática, aliaram-se à CNT e à FAI).
No filme, David, um comunista desempregado de Liverpool, se filia ao primeiro grupo que encontra, o POUM. Este personagem é baseado no amigo inglês de Orwell, Stafford Cottman, membro da Liga dos Jovens Comunistas.
O mesmo diretor de "Pão e rosas" (temos aqui no site) e "Meu nome é Joe"

Em um mundo tão mercantil, vendável e "lucrativo" como o nosso, esquecemos que outros sistemas econômicos e sociais já passaram por esse mundo. Por isso mesmo é que o filme nos traz um sentimento de "utopia", um sentimento de esperança de internacionalização e vontade. Na busca pelo fim do capitalismo os revolucionários escreveram as páginas mais lindas da hitória espanhola!

Downloads abaixo:
Arquivo anexado Land_and_Freedom_www.makingoff.org_.rar legendas
Arquivo anexado Land_and_Freedom.torrent filme


6 comentários:

Anônimo disse...

esta legenda está com problema...tem uma frase que não sai...ela fica constante, apesar das falas correrem normalmente.

Lívia
liviamor04@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Se a leganda for a branca, é mais confiável. A legenda é de cor branca ou amarela ?

turquinho disse...

A legenda está separada do video, pode colocar a cor que quizer....caso não esteja boa pode procurar outra nesse link: http://www.opensubtitles.org/pb

coloca o nome original do filme e pede legenda em portugues brasileiro....abraços...

Anônimo disse...

Só um comentario:

"Maxista heterodoxo"? Que papinho de Stalinista hem... Alias qualquer pessoa que conheça profundamente a revolução espanhola sabe que o PCE traiu a revolução, se juntou aos anarquistas para entregar aos republicanos (leia-se: Burguesia) a cabeça do POUM, depois degolou os anarquistas, e finamente abriu o caminho para a ditadura de Franco.

Será que até hoje ainda tem gente que confundo Marx, Englels e Lenin com aquela aberração do Stalismo? Será que a experiencia do primeiro governo operario da historia que foi destruido sem luta não é suficiente para enterrar esse cadaver fetido? Ainda mais no Brasil, onde o PCdoB apoia o governo Lula (contente com seu ministerio dos esportes) e o PCB vota em congresso que não é mais Stalisnita, porem apesar dessa votação formal, não sente necessidade de rever seu programa (que é stalinista), que tipo de materialistas acham que mudando as nomenclaturas se muda a exencia?

Mas é isso ai, infelismente em nosso Pais a mediocridate intelectual reina inclusive no campo dos supostos revolucionarios, ainda hoje me espanto ao ver como os escritos do João Amazonas não passam de uma coipa mal feita e nada original, das obras mortas e esteries de Stalin e Bukarin...

len disse...

Link de download deste filme - atualização para 2015:

http://historianosfilmes.blogspot.com.br/2013/05/terra-e-liberdade-guerra-civil.html


Disponham ...

turquinho disse...

Valeu Ien...grato...