quinta-feira, 17 de abril de 2008

TERROR TOTAL: PRESIDENTE DO PARAGUAI DIZ QUE PARTIDÁRIOS DE LUGO FARÃO ATAQUES DOMINGO

Blog do Azenha

SÃO PAULO - As eleições no Paraguai, marcadas para o próximo domingo, serão disputadas em um clima de grande tensão. O presidente do Paraguai, Nicanor Duarte Frutos, disse hoje que observadores equatorianos e venezuelanos, que estão hospedados em hotéis de Assunção, são na verdade agitadores que pretendem causar violência no próximo domingo.

"Falei com o procurador-geral e pedi que inicie investigações e envie seus agentes a alguns lugares que identificamos, onde existem grupos afins ao luguismo, acostumados à violência e à morte, que estão se organizando para causar uma onda de violência assim que for declarada a vitória contundente do Partido Colorado no próximo domingo", declarou ao visitar Caaguazú. O Partido Colorado, que tem como candidata a ex-ministra da Educação, Blanca Ovelar, está no governo há 61 anos.

Caaguazú fica a 150 quilômetros de Assunção e é uma importante base de apoio a Fernando Lugo, que lidera a Aliança Patriótica para a Mudança, uma coalizão que vai da centro-direita à extrema-esquerda.

"Temos a informação de que estes grupos planejam atacar postos de gasolina e lugares públicos. Também sabemos que em algumas rádios comunitárias de São Pedro estão escondendo explosivos. Assim, os promotores devem intervir e fazer buscas. Eu responsabilizo Fernando Lugo e Federico Franco por qualquer ato de violência que aconteça no dia das eleições depois de nossa vitória", afirmou o presidente.

Federico Franco, vice na chapa de Lugo, é do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA) - uma espécie de PMDB do Paraguai.

O jornal La Nacion, que publicou as declarações, diz que checou em um hotel mencionado pelo presidente e não encontrou observadores hospedados. Nicanor atribuiu a partidários de Lugo dois acontecimentos que resultaram em violência nos últimos dias: uma passeata de sem-teto em Assunção, que foi duramente reprimida pela polícia, e um ataque de lavradores locais contra produtores brasileiros da cidade de Santa Rosa de Aguaray.

Para completar, Nicanor disse que um dos envolvidos no seqüestro e morte de Cecília Cubas, filha do ex-presidente Raul Cubas, fugiu do Paraguai usando um automóvel que pertencia ao então bispo Fernando Lugo.

Ao longo da semana, a mãe de Cecília Cubas apareceu continuamente na TV paraguaia, em entrevista gravada, acusando Lugo por envolvimento na morte da filha e pedindo aos eleitores que não votassem nele. Militantes de um partido de esquerda, o PPQ, estavam entre os presos, julgados e condenados pelo crime.

Semanas antes, o outro candidato da oposição, Lino Oviedo, já havia comparado Lugo a Evo Morales e Hugo Chávez, em propaganda que acabou suspensa pela Justiça Eleitoral. O ex-general Oviedo tem grande apoio entre os 300 mil agricultores brasileiros que vivem no Paraguai, dentre os quais estão alguns dos maiores latifundiários.


Nenhum comentário: