segunda-feira, 21 de julho de 2008

Hambúrgueres vegetarianos ganham espaço e receitas sofisticadas em lanchonetes
A ovolactovegetariana Paola com o lanche vegetariano da Lanchonete da Cidade

O jornal Folha de São Paulo produziu uma matéria bastante interessante apontando os restaurantes e lanchonetes que oferecem opções de lanches vegetarianos. Um apreciador de carne e uma ovo-lacto-vegetariana foram convidados pela reportagem para experimentar os lanches. A matéria também contou com o auxílio da RG Nutri e da NutriVeg, que comentaram as condições nutricionais dos alimentos provados.

O degustador carnívoro é André Boccato, 54, editor especializado em livros de arte e gastronomia, autor de, entre outros, "Churrasco, uma Paixão Nacional" e "Receitas Saborosas com Carne" (Boccato Editores). Representando os vegetarianos, a estudante Paola Tripoli, 17, que há um ano e meio parou de comer carne de animais (ela é ovo-lacto-vegetariana), por motivos de consciência, mas continua gostando de freqüentar lanchonetes.

Leia alguns trechos da matéria e as lanchonetes visitadas:

Até pouco tempo atrás, a opção para vegetarianos era praticamente um simulacro do hambúrguer de carne, feito de proteína texturizada de soja. Nada que despertasse o interesse das hamburguerias tradicionais e dos não-vegetarianos. "Um ou outro lugar oferecia uma receita mais caprichada sem carne, mas não havia tantas opções como hoje", diz George Guimarães, diretor da Nutriveg Consultoria em Nutrição Vegetariana.

Hoje, hamburguerias famosas por seus sanduíches com generosas porções de carne bovina oferecem receitas com hambúrgueres feitos de cogumelos, grão-de-bico, quinua, castanhas, arroz e feijão. As versões "verdes" do X-tudo passam longe do bifinho de soja. Em comum, além da ausência de carne de vaca, um forte apelo gourmet.

"Esses hambúrgueres fornecem boa quantidade de proteínas, carboidratos e gorduras. Também são ricos em vitaminas, pois têm verduras e legumes, que, normalmente, não entram na receita do hambúrguer tradicional. Por isso, podem ser considerados mais ricos nutricionalmente", diz Maria Gandini, nutricionista da RG Nutri.

Acompanhe no "Guia de Hambúrgueres Vegetarianos" a análise dos lanches experimentados.


NA FOTO ACIMA, A OVO-LACTO-VEGETARIANA PAOLA TRIPOLI, 17 ANOS

Nenhum comentário: