domingo, 3 de agosto de 2008

Memória da luta pela Reforma Agrária no RS



Uma das formas de resistir e enfrentar a onda de conservadorismo e picaretagem que assola o Rio Grande do Sul é cultivar a memória e a representação. Mais do que cultivar, é produzir uma narrativa deste período que rompa com o discurso da amnésia, da submissão e da falsificação. Este é um dos sentidos da exposição fotográfica “A Luta pela Reforma Agrária no Rio Grande do Sul”, que inicia nesta segunda-feira (4), em Porto Alegre.

A mostra junta fotografias de quatro repórteres fotográficos gaúchos em homenagem aos 30 anos de lutas e conquistas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Estado. Eduardo Quadros, Eduardo Seidl, Leonardo Melgarejo e Roberto Santos apresentam seus trabalhos sobre fatos passados entre 1980 e 2008.

A exposição, promovida pelo mandato do deputado estadual Dionilso Marcon (PT) e pelo Sindicato dos Jornalistas do RS, inicia às 18h30min, no hall de entrada da Assembléia Legislativa gaúcha, com um coquetel de produtos da reforma agrária e com uma cerimônia ecumênica em memória dos militantes que tombaram na luta pelos direitos de suas famílias. A exposição ficará aberta para visitação até o dia 9 de agosto.

Nenhum comentário: