quinta-feira, 2 de outubro de 2008

68% dos americanos desaprovam administração Bush


Em meio a pior crise financeira vivida pelos Estados Unidos desde a Grande Depressão dos anos 30, a aprovação do presidente americano, George W. Bush, atingiu seu mais baixo índice nos últimos oito anos. Segundo pesquisa Gallup, mais de 68% desaprovam seu governo, enquanto 27% dos entrevistados acham Bush um ''bom administrador''.


Charge de Paixão para A Gazeta do Povo

O resultado representa uma queda de quatro pontos percentuais desde a pesquisa Gallup anterior, realizada antes do agravamento da crise financeira e do plano de ajuda aos bancos financeiro proposto pela administração Bush para injeção de US$ 700 bilhões para a compra de títulos ''podres'' dos bancos pelo Estado.


A queda é ainda maior se considerar pesquisa similar realizada logo após a Convenção Nacional Republicana, no começo de setembro, que oficializou a candidatura do presidenciável John McCain.


O mais novo aumento da impopularidade de Bush tem relação direta com a crise financeira, embora a pesquisa tenha sido realizada antes da Casa dos Representantes reprovar o plano.


Segundo a enquete, conduzida entre 26 e 27 de setembro, apenas 28% dos americanos entrevistados aprovavam a resposta de Bush à crise. A maioria, 68%, indicou desaprovar o governo no pior índice dos últimos seis presidentes americanos.


Os baixos índices de aprovação são comuns no governo Bush. O presidente republicano não teve uma aprovação superior a 40% nos últimos dois anos. Bush já registrou aprovação de 28% várias vezes neste ano, principalmente nos meses de verão e primavera, quando os americanos viram suas férias prejudicadas pelo aumento do combustível.


Ainda há tempo, segundo as más línguas, para Bush tentar quebrar o recorde de impopularidade, que pertence a Harry Truman, aprovado por apenas 22% dos entrevistados em fevereiro de 1952.


Bush agora se junta a Truman e ao republicano Richard Nixon como os únicos três presidentes com médias de aprovação de 27% ou mais baixas.


A pesquisa Gallup foi realizada entre 26 e 27 de setembro, com 1.011 adultos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.



Nenhum comentário: