terça-feira, 7 de outubro de 2008

O melhor do Blue...

Buddy Guy

Montagem: Fireball


Buddy Guy nasceu em 1936, no estado da Louisianna, EUA e é considerado um maiores guitarristas de blues de todos os tempos. Tem um estilo vigoroso, vibrante e pesado, muitas vezes flertando com o rock, influenciando gente como Eric Clapton e Stevie Ray Vaughan entre tantos outros.
Começou a tocar guitarra no início da década de 50 e em 1957 se mudou para Chicago onde iniciou sua carreira profissional.
Em Chicago, Buddy conheceu Muddy Waters, Freddy King, Otis Rush e Magic Slim, sendo que o último o apresentou a Eli Toscano da Cobra Records, com quem Buddy assinou seu primeiro contrato. Em 1958 lançou seu primeiro single com as músicas "This Is The End" e "Try To Quit You Baby", produzido simplesmente por Willie Dixon.
Em 1960, Buddy Guy trocou de gravadora assinando com a Chess, onde permaneceu até 1967. Nesse período, lançou mais alguns singles e trabalhou como guitarrista de estúdio, tocando em álbuns de Muddy Waters, Sonny Boy Williamson, Howlin' Wolf e Koko Taylor. Porém, não teve apoio para lançar um full-lenght.


Em 1967 foi para a gravadora Vanguard onde, finalmente, conseguiu gravar seu primeiro LP, "A Man On The Blues". Nessa época, inicia também uma longa parceria com o gaitista Junior Wells, com quem gravaria vários álbuns até a morte de Wells, em 1998.
Na década de 80 também gravou alguns discos em parceria com seu irmão, Phil Guy.
Em 1991, Buddy ganhou o Grammy com seu álbum "Damn Right, I've Got The Blues". Nessa época aproveitou para difundir seu nome para fora das rodas de blues e ganhar maior popularidade. O disco "Feels Like Rain", de 1993, tentou aproveitar a notoriedade do Grammy e teve arranjos mais pop e acessíveis, se torando um dos mais fracos de sua carreira.



Em 1994, Buddy voltou às origens no ótimo "Slippin' In", calcado no blues.
Na excursão desse álbum foi gravado o material que resultou no excelente álbum ao vivo "The Real Deal", que saiu também em DVD.
Em 1999 foi lançada a coletânea "Buddy's Baddest", com material gravado na década de 90.Em 2001 saiu o álbum "Sweet Tea", com uma sonoridade bastante pesada, com guitarras distorcidas e densas, considerado um dos melhores da carreira de Buddy Guy.
Em 2003 ele investiu num retorno às origens com o álbum "Blues Singer", praticamente acústico, apenas com versões para clássicos do blues.



Em 2006 foi lançado seu mais recente álbum, "Bring 'Em In", que conta com a participação de nomes como Santana e John Mayer.
Entre as diversas coletâneas de Buddy Guy disponíveis, uma que merece destaque é "And Friends" que está disponível para download. Esse álbum, apesar do nome sugestivo, não consiste de um disco de duetos ou convidados. É uma compilação basicamente da carreira de Buddy, com algumas músicas tendo a participação de seu irmão, Phil Guy. Algumas outras faixas são de guitarristas da mesma geração, como Jimmy Dawkins, Guitar Shorty e Lurrie Bell.
Buddy Guy já se apresentou várias vezes no Brasil, sendo a última em Novembro de 2005.




Buddy Guy And Friends disc 1

Buddy Guy And Friends disc 2



Slippin' In



The Real Deal: Live



Buddy's Baddest- The Best Of Buddy Guy



Sweet Tea



Bring 'Em In

Nenhum comentário: