sábado, 22 de novembro de 2008

HOLOCAUSTO NA PALESTINA...

Cruz Vermelha preocupada por situação humanitária em Gaza



Gaza (Prensa Latina)

O aumento do bloqueio de Israel à Faixa de Gaza mantém em aparente situação de sobrevivência à população civil palestina, denunciou nesta sexta (21) uma autoridade do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR).
A chefe da missão do CICR para os territórios palestinos ocupados, Katharina Ritz, garantiu que esse organismo está "muito preocupado pelo atual fechamento da Faixa de Gaza para o translado de produtos para o comércio e de socorros humanitários".
Em um documento concedido a Prensa Latina, Ritz lamentou que de 5 de novembro o governo israelense suspendeu os envios de alimentos, medicamentos e gás, por isso as afetações abrangem –direta ou indiretamente- aos 1,5 milhões de residentes.
Só passou uma pequena quantidade de combustível para a planta de eletricidade de Gaza, apontou a servidora pública ao explicar, no entanto, que "o fechamento tornou ainda mais precária a situação aqui e afeta gravemente à população em geral".
O bloqueio de combustível levou à associação de padarias do território a advertir que, se continuar o corte de energia, nos próximos dois dias fecharão as 20 padarias que ainda funcionam meio expediente em Gaza, pois outras 27 já tiveram que parar seus rabalhos.
Ritz recordou que desde que Israel impôs o bloqueio a esta faixa, controlada pelo Hamas desde junho de 2007, "a situação humanitária não parou de piorar".
"Muitas famílias viram-se obrigadas a reduzir os gastos em alimentos e roupa a quantidades de sobrevivência", lamentou ao apontar que "sejam quais forem as considerações em que se baseiam essas medidas, a população civil não tem por que sofrer as conseqüências".
Todas as medidas restritivas adicionais que sejam impostas à Faixa de Gaza, especialmente as que afetam o translado de fornecimentos básicos ao território, só servirão para dificultar ainda mais a vida da população, enfatizou.
A medida punitiva de Tel Aviv foi tomada depois que milicianos do Movimento da Resistência Islâmica (Hamas) lançaram uma dúzia de foguetes contra Israel, em resposta a uma incursão aérea das forças ocupantes que inicialmente deixou um saldo de seis mortos.
Um palestino de 19 anos morreu na quinta-feira por causa de um obus disparado por um tanque israelense contra bases do Hamas no leste de Gaza, de acordo com fontes médicas do hospital local de Shiffa, com esta aumentou para 15 as baixas fatais nos últimos 16 dias.
Pela agressão hebréia e a conseguinte resposta do Hamas, avariou-se o pacto de trégua entre ambas as partes, conseguido em junho deste ano com a mediação do Egito.

Texto: Prensa Latina

Nenhum comentário: