quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

30 anos antes....

Internacional 1979: único campeão brasileiro invicto

Em 38 edições do Campeonato Brasileiro, 16 clubes tiveram o privilégio de levantar a taça de campeão. Mas apenas um pode se vangloriar de ter conquistado um título sem uma derrota sequer. Há 29 anos, no dia 23 de dezembro de 1979, com a vitória por 2 a 1 sobre o Vasco no Beira-Rio, o Internacional fechou uma campanha perfeita no Brasileirão daquele ano, ganhando o torneio de forma invicta. Em 23 partidas, o Colorado venceu 16 e empatou sete. Derrotas: zero.

O Inter na final de 79: João Carlos, Benitez, Mauro Pastor, Falcão, Mauro Galvão e Cláudio Mineiro; Valdomiro, Jair, Bira, Batista e Mário Sérgio

O time treinado por Ênio Andrade reunia habilidade e força. Experiência e juventude. Na ponta direita, estava Valdomiro, perto de completar 34 anos, que defendeu o Brasil na Copa do Mundo de 74. Na zaga, despontava o jovem Mauro Galvão, 18 anos completados quatro dias antes da decisão. E sobrava técnica nos pés de Falcão, Batista, Mário Sérgio e Jair, que três anos depois lideraria o Peñarol (Uruguai) ao título da Taça Libertadores de 82.

Futpédia: os números do Campeonato Brasileiro de 1979

Após passar com sobras por duas etapas do Brasileiro, o Inter reencontrou o Cruzeiro no grupo das quartas-de-final, revivendo a decisão do Nacional de 75. O regulamento previa turno único, e o time gaúcho teve que enfrentar o adversário no Mineirão. Mas mostrou sua força, vencendo fora de casa por 3 a 2, gols de Valdomiro, Falcão e Zezinho Figueroa (contra). Alexandre e Joãozinho marcaram para o time mineiro. Vitórias sobre Goiás (1 a 0) e Atlético-MG (por W.O.) garantiram a classificação para as semifinais.

O adversário então foi o Palmeiras. O time treinado por Telê Santana e comandado em campo por Jorge Mendonça chegou credenciado pela goleada de 4 a 1 sobre o Flamengo no Maracanã na fase anterior. Mas o Inter não se intimidou no Morumbi e venceu o jogo de ida por 3 a 2 - dois gols de Falcão e um de Jair. Jorge Mendonça e Baroninho descontaram para o Alviverde. No Beira-Rio, o Colorado aproveitou a vantagem do empate - 1 a 1 (Jair e Mococa).

O último obstáculo era o Vasco de Roberto Dinamite e Leão. Em 20 de dezembro, o Inter novamente iniciou a disputa fora de casa. E repetiu a boa atuação do Morumbi. Dois gols do ponta-direita reserva Chico Spina deixaram o time gaúcho com a mão na taça (2 a 0). Que foi assegurada em uma tarde ensolarada de início de verão no Beira-Rio. Jair e Falcão marcaram um gol em cada tempo, garantindo a festa da torcida. O tento de Wilsinho aos 39 do segundo tempo não diminuiu a empolgação nas arquibancadas. E não a final não terminou em goleada porque Leão fez várias defesas difíceis. Final: Inter 2 a 1 e o título brasileiro invicto, um feito até hoje inigualável no futebol brasileiro.


Inter 2 x 1 Vasco da Gama

Data: 23 dezembro de 1979
Local: Beira-Rio (Porto Alegre-RS)
Árbitro: José Favilli Neto
Gols: Jair, aos 40 minutos do 1° tempo; Falcão, aos 12 minutos do 2° tempo; e Wilsinho aos 39
Internacional: Benítez; João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão, Cláudio Mineiro; Batista, Falcão, Jair; Valdomiro (Chico Spina), Bira e Mário Sérgio. Técnico: Ênio Andrade
Vasco: Leão; Orlando, Ivan, Gaúcho, Paulo César; Zé Mario, Paulo Roberto (Xaxá), Paulinho (Zandonaide); Catinha, Roberto e Wilsinho. Técnico: Oto Glória.

Nenhum comentário: