segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Adib Jatene defende exame de ordem para formados em medicina


Nos EUA, essa avaliação é feita há quase cem anos

Do sitio Diario Gauche

O ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, que presidiu a comissão do Ministério da Educação responsável por supervisionar a qualidade dos cursos de medicina, defendeu em 05 de dezembro a criação de um provão para ser aplicado aos estudantes no final do curso. A informação é da Agência Brasil.

A avaliação seria semelhante ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil que é obrigatório para o exercício da advocacia.

“A escola que prepara mal dá o diploma e os Conselhos Regionais de Medicina funcionam como cartório. Registram o diploma e dão a carteira profissional autorizando o exercício. Isso precisa ser corrigido”, defendeu.

Ele argumentou que nos Estados Unidos, desde o início do século 20, os alunos são submetidos a um exame obrigatório para o exercício da profissão.

“Aqui no Brasil esse problema já vem sendo discutido há muito tempo. Em 1988 isso foi proposto, mas houve uma grande reação por parte dos alunos e dos sindicatos. Passaram-se quase 20 anos e aos poucos vai se consolidando a idéia de que é preciso esse exame. Tanto que em São Paulo, por exemplo, já há vários anos se faz uma avaliação não-oficial que tem resultados insatisfatórios. Na última edição, 61% dos alunos não se saíram bem”, explica o médico cardiologista Adib Jatene.
................

Aqui no RS, muitos dirigentes de corporações médicas são contra exame de ordem para formados em medicina. Preferem continuar reivindicando ajuda federal para “Universidades” caça-níqueis. E ainda insistem que médico (ou médica) com apenas o curso de graduação, sem mestrado nem doutorado, deva ser reverenciado como “doutor/doutora”.

Coisas da vida.

2 comentários:

Ronaldo disse...

Ficou muito bonito o novo visual do blog, abraço!!

turquinho disse...

Valeu Ronaldo, ficou com mais espaço...troquei no blogger mesmo...abração...