domingo, 21 de dezembro de 2008

Enquanto isso na Nicarágua.....

Importantes avanços na campanha de alfabetização nicaragüense



Managua (Prensa Latina) As autoridades nicaragüenses obtêm importantes lucros com vista de declarar ao país livre de analfabetismo o 19 de julho de 2009, disse hoje o presidente da Juventude Sandinista, Mario Rivera.
Em declarações a Imprensa Latina, Rivera assegurou que a intensa campanha despregada permitirá chegar ao mês de janeiro com muitos municípios com cerca do seis por cento ou menos de iletrados.
Na atualidade há 56 municípios com o quatro por cento de pessoas que não sabem ler e nem escrever, inclusive alguns com o dois por cento, como Manágua onde o índice é de 1.84 por cento.
A grande preocupação dos dirigentes da cruzada pelo saber é conseguir que as pessoas que sejam alfabetizadas se incorporem a alternativas de continuidade e continuem a sua educação.
Se conseguirmos isto, disse Rivera, evitaremos o retrocesso que afetou à população em anos de governos liberais, onde as cifras se incrementaram, após o atingido na primeira etapa de governo sandinista.
O dirigente juvenil destacou o labor do contingente de cubanos e venezuelanos, que sob o guarda-chuva da Alternativa Bolivariana para os povos de nossa América (ALBA), assessoram neste labor.
Na atualidade temos coberta todas as cabeceiras municipais com presença dos pedagogos cubanos, indicou.
Com marcado otimismo, Rivera sublinhou que a meta do governo é ultrapassar os planos de ter menos do 5 por cento de analfabetos e prosseguir a educação das pessoas, inclusive de cegos e surdo- mudos .
Na atualidade, agregou, Nicarágua tem o menor índice de analfabetos de sua história, com 7,48 por cento.
A alfabetização é só o começo deste processo de devolver os direitos negados ao povo pelos governos neoliberais, assinalou.
Reiterou que a cruzada é em saúdo ao XXX Aniversário da Revolução Popular Sandinista, o 19 de Julio, quando com o apoio dos irmãos cubanos e venezuelanos desterraremos este flagelo.

Texto: Luis Beaton/Prensa Latina /



Nenhum comentário: