domingo, 4 de janeiro de 2009

Filmaço de Werner Herzog

WOYZECK - 1979

Sinopse:Franz Woyzeck (Kinski) é um infeliz, inútil soldado, sozinho e sem o reconhecimento da sociedade, atacado de todos os lados por forças que ele não consegue controlar.

Crítica:O cineasta alemão Werner Herzog é conhecido pelos métodos inusitados com que aborda todas as suas produções, seja no gênero documentário ou em filmes ficcionais. Baseado numa das peças teatrais mais conhecidas e importantes do romantismo alemão, “Woyzeck” (Alemanha, 1979) surgiu em um surto criativo quase impossível de ser igualado: foi filmado em apenas dezoito dias e editado em quatro. É um longa-metragem duro, difícil, cuja narrativa – composta por apenas 27 takes repletos de silêncio – reproduz com exatidão os sentimentos de opressão e desorientação experimentados pelo protagonista.

O caso da produção do filme bate perfeitamente com a história confusa da peça. O texto original, de Geörg Buchner, foi escrito no século XIX, e demorou décadas a ser decifrado por especialistas na obra do autor, porque não era um texto coeso, e sim um bando de segmentos escritos com tinta fraca. Ou seja, a história nunca passou de um amontoado de notas soltas, quase desconexas, que o dramaturgo pretendia utilizar numa peça, mas nunca levou a cabo a tarefa. Ainda assim, as primeiras montagens foram um sucesso tão grande que o texto acabou por se tornar primordial para entender a nostalgia e a desilusão com o mundo dos homens, características importantes do movimento romântico na Europa.

Na época da produção do longa, em 1976, Herzog vivia uma fase de acerto de contas com a cultura alemã que o antecedeu. Foi durante as filmagens de “Nosferatu”, remake do importante filme da fase expressionista alemã, que o diretor resolveu transformar a peça em filme. Convencido de que a melhor forma de capturar a urgência e a angústia do protagonista era eliminando o processo detalhista que costuma acompanhar a pré-produção de um filme, Herzog simplesmente decidiu improvisar tudo. Usou o mesmo elenco, a mesma equipe técnica, os cenários e figurinos de “Nosferatu”, e começou a registrar o texto da peça, em película, apenas cinco dias depois de completar as filmagens do filme de horror, numa vila medieval da República Tcheca.

O resultado é uma obra idiossincrática, irregular, de mise-en-scéne fundamentalmente teatral. A história é focalizada sobre o soldado Franz Woyzeck (Klaus Kinski), homem do povo que é humilhado pelo chefe no quartel, traído pela esposa e submetido a uma experiência científica bizarra pelo médico da aldeia: comer apenas ervilhas durante meses a fio. Exausto pelas filmagens duras de “Nosferatu”, Kinski utiliza este cansaço para compor com perfeição o quadro de esgotamento nervoso vivido pelo personagem. O método de Herzog, constituído de longas tomadas sem cortes e interpretações infladas, quase teatrais, faz o resto. O resultado é uma demonstração cabal do tumulto interior que é marca registrada deste cineasta genial.
http://www.cinereporter.com.br/dvd/woyzeck/

Informações sobre o filme:
Gênero: Drama
Diretor: Werner Herzog
Duração: 77 minutos
Ano de Lançamento: 1979
País de Origem: Alemanha
Idioma do Áudio: Alemão
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0080149/

Elenco:
Klaus Kinski ( Friedrich Johann Franz Woyzeck)
Eva Mattes (Marie)
Wolfgang Reichmann (Capitão)
Willy Semmelrogge (Doutor)
Josef Bierbichler (Tamboreiro-mor)
Paul Burian (Andres)

senha para descompactar:
http://farra.clickforuns.net


DOWNLOAD RAPIDSHARE
RMVB, 265MB, DUAS PARTES, LEGENDA EM PTBR EMBUTIDA
Arrow http://rapidshare.com/files/179251131/woyzk.FORUMFARRA.viking.part1.rar
Arrow http://rapidshare.com/files/179254717/woyzk.FORUMFARRA.viking.part2.rar

Screenshots:




Exclamation OUTROS FILMES DO MESMO DIRETOR:
Arrow [Documentário] FATA MORGANA - 1970
http://www.forum.clickgratis.com.br/farra/t-13820.html

Arrow [Drama/Biografia] AGUIRRE: A CÓLERA DOS DEUSES - 1972
http://www.forum.clickgratis.com.br/farra/t-13106.html

Arrow [Drama] CORAÇÃO DE CRISTAL - 1976
http://www.forum.clickgratis.com.br/farra/t-13222.html

Arrow [Documentário] LA SOUFRIERE - 1977
http://www.forum.clickgratis.com.br/farra/t-12993.html

Arrow [Horror] NOSFERATU: O VAMPIRO DA NOITE - 1979
http://www.forum.clickgratis.com.br/farra/t-10224.html

Arrow [Drama/Aventura] FITZCARRALDO - 1982
http://www.forum.clickgratis.com.br/farra/t-14421.html

Nenhum comentário: