quinta-feira, 26 de março de 2009

Jornalistas têm alergia à crítica?


Alguns jornalistas que trabalham na chamada grande imprensa de Porto Alegre parecem ter alergia à crítica. Com o crescimento da rede de sites e blogs que acompanham e comentam a cobertura diária da mídia, tem crescido também o número de processos contra os autores destes textos. O alvo mais recente desta alergia foi o jornalista Wladimir Ungaretti (foto), professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A Justiça determinou que Ungaretti retirasse do site Ponto de Vista todo conteúdo que pudesse ser considerado ofensivo ao repórter fotográfico Ronaldo Bernardi, do jornal Zero Hora. Na ação que moveu contra Ungaretti, Bernardi reclamou, entre outras coisas, de sua identificação pelo apelido de “Fotonaldo”. A Justiça acolheu em primeira instância o pedido do fotógrafo e Ungaretti resolveu suspender temporariamente as atividades do site que faz uma análise crítica diária do jornal Zero Hora.

Outro caso é o do blog Nova Corja, que após sofrer processos do jornalista Políbio Braga, agora sofre uma ação judicial do jornalista Felipe Vieira, da Rede Bandeirantes. Ele reclama de constrangimentos que estaria sofrendo por causa de posts publicados há quase um ano no blog. A queixa-crime, por injúria e difamação, é dirigida contra Rodrigo Oliveira Alvares, Leandro Demori, Walter Valdevino Oliveira Silva, Mário Camera e Jones Rossi.

Durante décadas, os profissionais da chamada grande imprensa trabalharam sem o tipo de acompanhamento crítico diário que ocorre hoje na internet. E sempre tiveram posição contrária à censura de seus trabalhos. Agora, aparentemente, jornalistas podem engrossar a onda daqueles que querem impor “limites mais rígidos à internet. A linguagem adotada pela maioria dos blogs e sites alternativos é irreverente por natureza. Pois agora, a irreverência e o sarcasmo estão sendo tipificados criminalmente.

Estes jornalistas costumam reclamar dos “excessos” cometidos na internet, mas silenciam a respeito dos “excessos” cometidos diariamente pelos veículos em que trabalham. Consideram-se, muitas vezes, como paladinos da verdade, desvinculados dos esquemas de poder nos quais estão inseridas as empresas onde trabalham. A possível dimensão negativa da irreverência e do sarcasmo da linguagem na internet, com todos seus excessos e, por vezes, erros, é infinitamente menor do que o dano que muitos destes paladinos causam com seu trabalho deslumbrado e submisso a um esquema de poder ao qual, ingenuamente ou não, eles afirmam não servir.