sábado, 14 de março de 2009

Mais uma perda para a CUT...

Contag rechaça divisionismo sindical e se desfilia da CUT


A noite desta sexta-feira (13) é histórica para o sindicalismo brasileiro. A Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), maior entidade sindical rural do país, decidiu se desfiliar da CUT. Dos 2.559 delegados presentes no 10º Congresso Nacional da categoria — que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília —, 1.440 votaram pela saída da central. Apesar do uso irrestrito da máquina cutista, a proposta de manter a filiação obteve apenas 1.109 votos.

Por Carla Santos



Imagens do plenário refletem a disputa desta sexta

“A CUT jogou pesado, mas não teve jeito. A ampla maioria do plenário votou pela desfiliação porque não concorda com a pluralidade sindical defendida pela CUT”, afirmou ao Vermelho David Wylkerson de Souza, secretário-geral da Contag e vice-presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). “O significado dessa mudança será uma Contag mais unida, com seus sindicatos e federações com maior poder de decisão. A votação foi uma resposta ao divisionismo.”

Os problemas com a CUT se iniciaram com o apoio da central ao desmembramento das bases representadas pelas entidades filiadas à Contag. As principais razões apontadas pelas lideranças para a desfiliação foram a proliferação de entidades que se dizem representantes dos trabalhadores na agricultura familiar e um projeto em tramitação no Congresso que estabelece a separação da representação dos assalariados.

“O resultado da votação demonstra a capacidade de entendimento político dos trabalhadores rurais em defesa de uma Contag mais autônoma, na luta pelo projeto de desenvolvimento rural sustentável”, disse no Portal CTB Pascoal Carneiro, secretário-geral da CTB, presente no Congresso da Contag.

Não ao dinheiro e à chantagem

Segundo David, a CUT baixou o nível e apelou na tentativa de evitar a derrota consolidada nesta sexta. “Assistimos a uma aula de como não se fazer sindicalismo durante esse congresso. Muitos dos delegados relataram que, na porta de entrada do ginásio, foi oferecido até R$ 100 por crachá de delegado favorável a desfiliação.”

Além da suposta tentativa de compra de votos, David relata que a central produziu materiais gráficos enganosos e investiu no deslocamento de cerca de 50 de seus melhores militantes para evitar a desfiliação. “Enfrentamos um poderio econômico muito grande e pressão de toda a natureza”, disse o secretário-geral da Contag.

As denúncias vão além, segundo David. “O pior foi a chantagem. Muitos cutistas argumentaram que, se a Contag se desfiliasse, acabaria perdendo espaço de diálogo com o governo federal e não teria mais chances de obter recursos para seus projetos. Falaram em isolamento. Fizeram um verdadeiro terrorismo psicológico.”

Na avaliação da liderança, o comportamento de muitos dos cutistas é o reconhecimento da decisão do plenário. “Tudo isso que foi feito demonstra o desespero cutista ao perceber a derrota anunciada. Mas a vontade de autonomia frente às centrais, aos governos, e a defesa da unicidade sindical foi mais forte que a pressão e o dinheiro. O que valeu foi a vontade da grande maioria”, reflete David.

O futuro da Contag

Sobre a filiação a uma nova central, ele diz que o momento é de conscientização. “Buscaram vincular o debate da desfiliação à filiação em outras centrais. Muitos cutistas tentaram queimar a CTB. Porém, o momento é de debate sobre a importância das centrais sindicais no país. É preciso que se faça um trabalho de conscientização. A partir disso, com maturidade e sem pressão, a base poderá novamente propor a filiação a uma nova central”, defende.

Fundada em 22 de dezembro de 1963, no Rio de Janeiro, a Contag é a maior entidade sindical de trabalhadores rurais do Brasil. Na época de sua fundação existiam 14 federações e 475 sindicatos de trabalhadores rurais. Hoje, compõem a base da entidade 27 federações, que reúnem cerca de 4 mil sindicatos rurais e 20 milhões de trabalhadores do campo. Neste sábado, o 10º Congresso elegerá a nova diretoria da entidade. Apenas uma chapa disputa a eleição.

Apesar da derrota, a CUT continua a ser a maior central sindical do país. Mas a histórica derrota sofrida na Contag se insere num crescente quadro de perdas cutistas — que já teve em suas bases a maioria dos sindicatos que agora estão ligados à Intersindical, à Coluntas e à própria CTB.

Quadro da votação do 10º Congresso da Contag:
Total de votantes: 2.559
Votos pela desfiliação à CUT: 1.440
Votos pela manutenção da filiação: 1.109


Nenhum comentário: