quinta-feira, 2 de abril de 2009

Em defesa do Software Livre

Na contramão do caminho adotado por diversos governos (incluindo, ainda que parcialmente, o Brasil) e grandes empresas, o Rio Grande do Sul, sede do maior evento de Software Livre da América Latina, fecha acordo com a Microsoft. Confira a Análise de Marcelo Branco, coordenador geral da associação Software Livre.org.

Segundo Marcos Mazoni, diretor-presidente do Serpro e coordenador do Comitê de Implementação de Software Livre, “Os cofres públicos já economizaram mais de 370 milhões de reais com o uso do software livre no governo federal”. confira a notícia completa aqui.

Enquanto isso, no Texas, o Estado vai restringir adoção do Windows Vista no Governo.

O Software Livre dispensa o pagamento de licenças. É possível copiar, modificar (adequando o software às necessidades) e compartilhar programas e códigos. Existem substitutos tão bons ou melhores aos tradicionais programas proprietários. O Linux é uma alternativa ao uso do Windows, mas diversos programas livres rodam no Windows, como o GIMP, programa gráfico, e o próprio Open Office.

Para maiores informações sobre SL e sobre o 10º Fórum Internacional de Software Livre, que acontecerá em Porto Alegre, entre os dias 24 e 27 de junho, clique aqui.
Aproveite e baixe o BrOffice, alternativa livre ao Microsoft Office, e comece agora a boicotar os programas da MS.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sabe quando o PSDB vai adotar software livre no governo? Quando ele for pago e pertencer a uma empresa privada. kkkkkkkkkkk