terça-feira, 21 de abril de 2009

Enquanto isso em Portugal....

Professores debatem em todo o país novas medidas de luta



Os professores discutem novas formas de luta na semana de 20 a 24 de Abril. Foto de arquivo da LUSACerca de 1400 reuniões, de Norte a Sul do país, têm lugar esta semana nas escolas, numa consulta generalizada aos professores sobre as formas de luta a adoptar ainda neste terceiro período lectivo. A proposta de uma nova manifestação nacional, bem como a realização de novas greves e vigílias, estarão em cima da mesa para deliberação de todos os docentes.


Na Semana de Consulta dos Professores, que decorre de hoje até dia 24, sexta-feira, pretende-se igualmente debater as propostas apresentadas pelo Ministério da Educação no âmbito do processo de revisão do Estatuto da Carreira Docente. Avaliação, gestão e concursos estarão também em debate e a Federação Nacional dos Professores (FENPROF) quer ainda ouvir a classe sobre a disponibilidade para uma "grande acção de envolvimento dos professores e educadores", a realizar na semana que termina a 16 de Maio.

Esta não será a única proposta a ser discutida pelos professores. Vários movimentos já lançaram outras ideias para serem colocadas à consideração dos docentes. No seu blogue, a APEDE (Associação de Professores em Defesa do Ensino) destaca a possibilidade de uma "greve prolongada por diversos dias, realizada alternadamente em diferentes regiões e culminando num dia de greve geral em todo o país, acompanhada por uma manifestação igualmente nacional". E não descarta, em último recurso, uma "greve às avaliações do terceiro período"

Por seu turno, o movimento PROmova acrescenta ainda a ideia de "vigílias/concentrações por tempo indeterminado, em cada capital de distrito, dinamizadas, rotativamente, pelos professores resistentes de cada distrito". Já o Movimento Escola Pública concentra as suas energias na proposta de uma grande manifestação nacional exactamente no dia 16 de Maio - a um sábado - para "voltar a unir todos os professores, os que entregaram e os que não entregaram objectivos individuais".

A Fenprof vai "envolver-se empenhadamente" na Semana de Consulta dos Professores, com cerca de 300 dirigentes a participar nas reuniões previstas por todo o país, incluindo a presença do seu secretário-geral, Mário Nogueira, em reuniões de três agrupamentos de escolas.

Nenhum comentário: