quinta-feira, 7 de maio de 2009

Marx sempre uma leitura necessária...


O Marxismo

A filosofia marxista foi construída no século XIX por homens como Karl Marx e, no século seguinte, revista por intelectuais como Antônio Gramsci e Louis Althusser. Mais do que uma simples filosofia, o marxismo é um conjunto de idéias econômicas, políticas e culturais que propõem uma visão integradora e teleológica do mundo.

Na historiografia, o marxismo notabiliza-se por sua vasta produção. Nomes como Perry Andreson, Eric Hobsbawm ou Edward P. Thompson são apenas alguns exemplos dos mais importantes e famosos historiadores marxistas.

Para quem se interessa pelo marxismo, o Café história tem duas grandes dicas de site. O primeiro é o Arquivo Marxista na Internet, que traz um dicionário, uma biblioteca e temáticas específicas sobre o tema, em mais de 15 línguas. O segundo é o site do LEMA - Laboratório de Estudos Marxistas, vinculados criado no final de 2004 pela necessidade de conjugar esforços até então difusos entre alunos e professores que vinham trabalhando na tradição marxista dentro e fora do Instituto de Economia da UFRJ. O objetivo de todos era fundar um espaço de estudos e diálogo crítico em torno dos grandes temas da economia política, em particular, e das ciências sociais, em geral.

Conheça um pouco mais desses trabalhos e amplie seus conhecimentos sobre o marxismo no mundo e no Brasil. Clique nos links abaixo.

LEiAM
Arquivo Marxista

Nenhum comentário: