sábado, 2 de maio de 2009

A terra enferma III


10800 bilhões de filhos a mais, cada um disposto a te destruir.

Por Raúl Crespo. Venezuela

Enferma como estás tens parido 6600 bilhões de pessoas e te projetam até 10800 bilhões de filhos a mais, cada um disposto a te destruir.

A incapacidade dos capitais para promover uma relação harmoniosa no crescimento da humanidade, nisto, os programas científicos e tecnológicos dos Estados Unidos, Rússia, China e outras potências que não superam os dedos das mãos te estão destruindo mãe terra. Essa ciência é seu melhor aliado.

Ainda não o tem conseguido, mas te tem doente, lhes permite em algum momento abrigar a esperança de que mediante o estrondo bem cronometrado dos projéteis nucleares possam terminar contigo. Enquanto isso, te sangram constantemente, te perfuram por aqui e por lá. Graças ao teu sangue, teus filhos se desenvolvem, se vestem, inclusive se alimentam, teu sangue é a base para uma sociedade petroquímica, por desgraça, uma das principais calamidades que afetam à humanidade. Causadora das piores guerras do século passado e do que começa. Teu sangue é utilizada para o esbanjamento econômico, instabilidade e empobrecimento de muitas nações à quais dotaste de teu sangue para o seu desenvolvimento.

Trás incontáveis golpes de estado, ditaduras e manipulação de democracias, estes países, seus povos, mais da metade de teus filhos estão submetidos à escravidão social, a perda de povos indígenas e a desaparição de espécies trás a destruição de milhões de hectares de bosques, poluição da água doce, do ar, das cidades, do solo e da água dos sete mares. A acumulação de gigantescas quantidades de lixo químico e plástico. A mudança climática, a aparição de doenças degenerativas, as mortes, trás elas, está o petróleo. Teu sangue.

O anteriormente anotado, é o sucesso do desenvolvimento humano. O sucesso da estratégia para este desenvolvimento depende de manter viva a capacidade de sangrar-te. Quando a história, desde meados do século XX nos anunciava tua doença Pacha Mama, a tecnologia que usam te consome mais. Tu, mãe terra, reages com uma constante febre para aliviar tua temperatura. Poucos se preocupam, o resto é indiferente à tua calamidade.

Teu sangue e recursos têm dividido aos teus filhos, 20% deles exploram o resto. Seu poder econômico, industrial e militar, depende dos recursos dos explorados e, isto tem uma longa e triste história de realidade. Tem servido mal ao equilíbrio dos teus filhos. O século XX foi o século do envenenamento e da morte massiva da gente e da doença de nossa mãe. Esta enfermidade é um envenenamento não só produzido durante o processo de extração de teu sangue pelos resíduos, os derrames por terra e mar, também contribuem à acidificação de tuas lágrimas.

Teu sangue serve para que teus filhos se convertam em sociedade petroquímica. Os agroquímicos, os COPS, os combustíveis, os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, os fármacos, os dejetos hospitalares e outros compostos que se produzem a partir de teu sangue já transformados em comodidade, ajuda e lixo, descarregam-se e se acumulam em ti... te estão matando minha mãe.

A defesa de tua saúde e a saúde dos teus filhos, a alimentação, a luta por te ajudar com fontes de energia que te permitam recuperar-te, por uma agricultura sustentável e soberana, a luta por despoluir-te e aliviar tua temperatura, a busca de uma química verde associada à nova política para ajudar-te, a luta contra os interesses desses 20% dos teus filhos egoístas que habitam nações industrializadas culpadas do teu envenenamento, a luta pela paz em teu seio, depende em grande medida de uma consciência que não temos para apertar à indústria que te sangra e à civilização que a sustenta.

Essa civilização está em crise, porque a civilização petroleira chegou ao seu topo, porém, realizam-se gestões para continuar com o sangramento. A solução a essa crise não está em marcha, sua saída se retrasa, enquanto os traços mais decadentes da crise se salientam de forma mais e mais letal.

Entretanto, resulta obvio que o convite a uma nova civilização requer da criação de alternativas técnicas, científicas, culturais, freadas pelos interesses mesquinhos dos teus filhos ricos, a quem só lhes interessam os aspectos macroeconômicos, financeiros, políticos, de dominação que evitem construir alternativas de solução e restaurar a paz e a equidade entre os povos, recuperar tua saúde e que os países onde habitam teus filhos pobres possam negociar suas dívidas financeiras internacionais e compensar o saqueio que ocasionou teu sangramento, assegurar a justiça e a democracia dos teus recursos que os compartes com todos, mas, que poucos se apropriaram para o seu enriquecimento. Negam-se a frear o veneno que te mata.

Em nome de todos teus filhos te peço perdão minha mãe. Os que continuam adoecendo-te, os indiferentes, e por nós que estamos limitados para te ajudar de melhor maneira. Perdoa-nos por não ajudar como te mereces nossa senhora. Proporcionas-nos vida e nós morte.

Versão em português: Raul Fitipaldi, de América Latina Palavra Viva.

Nenhum comentário: