terça-feira, 16 de junho de 2009

E ainda falam mal de Cuba...

Especialista da ONU qualifica de efetiva política cubana antidroga


Escrito por Larissa C. S. Silva
- Prensa Latina


Imagen de muestra

Havana, 16 jun (Prensa Latina) A política de Cuba para enfrentar atualmente o problema mundial do narcotráfico é efetiva, disse Bernard Leroy, assessor jurídico superior do Escritório da Organização das Nações Unidas contra Drogas e o Crimes.

Os cubanos têm um sistema muito eficaz para conter o contrabando de entorpecentes, segundo as declarações do especialista difundidas pela Agência de Informação Nacional.

Por tal razão este país foi escolhido para celebrar o Seminário Regional de Assistência Judicial Recíproca da América Latina e Caribe sobre os Tratados para a Fiscalização Internacional de Entorpecentes e Substâncias Psicotrópicas, que acontece no capitalino Hotel Palco, acrescentou Leroy.

O propósito desta reunião, afirmou o especialista, é estabelecer contatos com as autoridades centrais latinoamericanas e caribenhas encarregadas de tais funções, incentivar a cooperação e encontrar pontos em comum que possamos comparar no futuro.

Destacou a necessidade de promover tais objetivos devido à existência de graves problemas com a rota da cocaína na Colômbia, Haiti e outras nações da zona, onde persistem dificuldades para trabalhar na erradicação do narcotráfico.

Todos os países assinaram a Convenção das Nações Unidas contra o tráfico ilícito de entorpecentes e substâncias psicotrópicas (1988) e devem cooperar para sua eliminação, acrescentou ao recordar a negativa de Washington de colaborar com a ilha nesse tema.

Cuba está no centro da rota da droga entre a América do Sul e os Estados Unidos, principal consumidor mundial.

Aviões vindos do sul do continente deixam cair embrulhos no mar próximo de seu litoral para que foram recolhidos por lanchas rápidas procedentes do norte.

lma/ydg/lcss

Nenhum comentário: