sexta-feira, 12 de junho de 2009

Nem toda mídia é podre...

Jornalista Juremir também ironiza e ataca a RBS escrevendo sobre a "Rede Baita Sol"

Créditos: Brasil Imprensa

Colunista do Correio do Povo, Juremir Machado Machado da Silva deu prosseguimento, no sábado, 6 de junho, ao ataque à RBS que o Correio havia explicitado em seu editorial do dia anterior, 5 (veja clicando aqui). Ele cria um local imaginário, denominado de "Palomas" e analisa o comportamento do "principal jornal da Rede Baita Sol" (RBS), criticando a mesma como na passagem: O slogan da Rede Baita Sol, declinado em bom portunhol, é famoso pelo seu pragmatismo antilibertário: Se hay gobierno, somos a favor. Diz mais adiante que a RBS (Rede Baita Sol), é "Um laboratório avançado do neoliberalismo atrasado. A Rede Baita Sol funciona como diário oficial, uma espécie de Granma em defesa do Estado mínimo com o máximo de patrocínio público." A RBS em nenhum dos comentários rebateu as acusações.

Leia na íntegra:

O ETERNO CULPADO

A literatura policial é muito desenvolvida em Palomas. Mas por lá o culpado nunca foi o mordomo. O principal suspeito é sempre o sofá. É célebre o caso do João das Ovelhas que, ao ser avisado por um amigo de que estava tendo a testa ornamentada por um belo par de chifres, mandou prontamente matar o portador da má notícia. Questionado sobre o seu ato, limitou-se a murmurar: Pra não ser fofoqueiro. Depois, como qualquer palomense racional, mandou queimar o sofá da sala. Foi absolvido por falta de provas. Palomas é assim. O principal jornal da Rede Baita Sol tem até uma coluna intitulada A culpa é do sofá. Sempre que há denúncia de corrupção em Palomas, algo relativamente corriqueiro, duas coisas acontecem: o governo manda trocar os sofás do palácio, e a Rede Baita Sol elogia a medida moralizadora.
O slogan da Rede Baita Sol, declinado em bom portunhol, é famoso pelo seu pragmatismo antilibertário: Se hay gobierno, somos a favor. Especialmente se o governo estiver disposto a adotar medidas antipopulares de efeito duvidoso ou a ser neoliberal em plena crise do neoliberalismo. Palomas é uma ilha caribenha ao contrário. O resultado é bastante parecido. Um laboratório avançado do neoliberalismo atrasado. A Rede Baita Sol funciona como diário oficial, uma espécie de Granma em defesa do Estado mínimo com o máximo de patrocínio público. Ainda bem que Palomas é um caso raro na América Latina. Uma verdadeira ficção. Nem é preciso dizer que qualquer semelhança com fatos reais é mera coincidência, pois não há coincidência. Palomas é única.
Uma estratégia que sempre funciona em Palomas é a de transformar o denunciante em denunciado. A explicação é simples e sofisticada: é tudo farinha do mesmo saco. Como diz o ditado palomense, quem corre menos tem tempo de olhar o que está acontecendo e levar vantagem. A Rede Baita Sol de Palomas nunca mente. Contenta-se em não dizer a verdade. É uma técnica que exige anos de treinamento. Em casos extremos, permite-se até um pouco de filosofia ao perguntar: o que é a verdade? Para a Rede Baita Sol, ideologia é sempre a ideia do outro. Ela é neutra, imparcial e, obviamente, não ideológica. Por mero acaso está sempre ao lado da ideologia conservadora que consiste, por exemplo, em cobrar metas de banco antes da quebra para o magistério local, um saco de pancadas fácil de chutar e cuspir, mas nunca denunciar abertamente os grandes sonegadores de impostos. Não há. Ah, bom!
A vida é assim em Palomas: não se dá nome aos bois. Afinal, os bois são sagrados. Palomas é uma mistura de Índia e de Cuba no Sul do Brasil. Alguns a chamam de Cuíndia. Sem hífen. A Rede Baita Sol adora pesquisas ditas interativas. Dar voz ao povo é um dos seus credos. Exceto quando o povo mete na cabeça a ideia besta de querer o impeachment de um governante de bem com a casa. Enfim, tudo vai bem em Palomas. Com a recente queima de sofás, a indústria de móveis está feliz. Haja peça de reposição. Ainda bem que sempre se chega ao culpado. juremir@correiodopovo.com.br

No dia anterior, o Correio trouxe editorial atacando a RBS:

Correio do Povo ataca ZeroHora em seu editoral, acusando o jornal da RBS de fazer "uma campanha pérfida"


O Jornal Correio do Povo em sua edição desta sexta, 5 de junho, traz editorial que ataca o Jornal Zero Hora. Segundo o editorial, o Jornal Zero Hora, "desde a aquisição do Correio do Povo pelo Grupo Record vem fazendo uma campanha pérfida contra o jornal dos gaúchos com a publicação de notas e insinuações como a reproduzida ontem em sua coluna de opinião política, na qual tenta imputar comprometimento partidário ao Correio do Povo".

Leia o editorial na íntegra:

"O PUXA-SAQUISMO COMO VIRTUDE

Independente, nobre e forte – procurará sempre sê-lo o Correio do Povo, que não é orgão de nenhuma facção partidária, que não se escraviza a cogitações de ordem subalterna.
Os leitores do Correio do Povo já conhecem este trecho do editorial da primeira edição do jornal, publicada em 1º de outubro de 1895, não só pela sua constante repetição em nossas páginas, mas, principalmente, pela postura dos profissionais que aqui trabalham e que respeitam este mandamento como um dogma espelhado em cada exemplar diário que chega à casa de nossos assinantes. Não foram poucos os dissabores que colhemos pela independência retratada em nossas páginas, subordinada apenas às aspirações da comunidade: perseguições governamentais, discriminação em investimentos, censura, tentativas de proibição de acesso a informações públicas e muitas outras artimanhas próprias de chefetes inconformados com o desnudamento de suas falcatruas e incompetências. A mais comum delas, no entanto, é a tentativa canhestra de identificar o Correio do Povo com uma ou outra corrente partidária, geralmente opositora daqueles aqui criticados.
Algo que não víamos havia décadas, porém, vem se repetindo com constância nos últimos anos. Trata-se do papel vergonhoso desempenhado por alguns veículos de comunicação que, não satisfeitos com seu próprio puxa-saquismo desenfreado, tentam transformar a bajulação em virtude e a independência de outros em defeito. Ataques comuns no início do século passado, quando a maioria dos jornais pertencia a partidos ou a governos e, portanto, comprometidos com seus patrões políticos, ao contrário do Correio do Povo, que já nasceu imparcial, voltam a ocorrer nestes novos tempos, como parte da estratégia global de suas matrizes, desesperadas com a perda da hegemonia monopolizante da comunicação social no país. Buscando parecer imparciais, o mais perto que chegam do que imaginam serem as tradições gaúchas é agir como o quero-quero, que grita bem longe de onde está o ninho verdadeiro.
Não é outro o caso do jornal Zero Hora, que desde a aquisição do Correio do Povo pelo Grupo Record vem fazendo uma campanha pérfida contra o jornal dos gaúchos com a publicação de notas e insinuações como a reproduzida ontem em sua coluna de opinião política, na qual tenta imputar comprometimento partidário ao Correio do Povo. E isso aconteceu na mesma edição em que aquele jornal omitiu importantes informações sobre a percepção dos gaúchos quanto à possibilidade de corrupção no governo estadual, como a de que uma parcela relevante dos entrevistados defende o impeachment da governadora, no âmbito de uma pesquisa do Instituto Datafolha cujos dados essenciais foram publicados com destaque pelo Correio do Povo.
O Correio do Povo tem uma história de mais de 113 anos a serviço da coletividade. Esta história diz por si mesma de nossos compromissos, reafirmados na íntegra pelo Grupo Record e dos quais jamais nos afastamos. É esta história que os gaúchos conhecem e que não precisa ser reescrita, ao contrário de outros, que, talvez por vergonha de seus próprios caminhos, estão sempre à espreita de uma mudança de rumos que coloque o Correio do Povo ao seu lado na senda indigna que eles escolheram".

Nenhum comentário: